A CONTRIBUIÇÃO DO TELÔMEROS E DA TELOMERASE NO SURGIMENTO DE NEOPLASIAS E NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO.
Por: Edimara Marquetti Dos Anjos • 22/6/2022 • Trabalho acadêmico • 254 Palavras (2 Páginas) • 160 Visualizações
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
ENFERMAGEM
EDIMARA MARQUETTI DOS ANJOS
8109834
GENÉTICA
São Miguel Do Guaporé/RO
10/2021
CONTRIBUIÇÃO DO TELÔMEROS E DA TELOMERASE NO SURGIMENTO DE NEOPLASIAS E NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO.
Os envelhecimentos das células humanas estão associados a ausência de atividade da enzima telemeraso sobre o telômero, a telomerase se faz presente na maioria das células cancerígenas humanas. Envelhecimento e câncer são fenômenos que andam juntos, a diminuição do telômero está ligada a esses casos, apesar dos casos mais dramáticos da doença serem em indivíduos mais jovens. Sabemos que o telômeros agem no sistema de proteção dos cromossomos na divisão celular.
Os telômeros estão presentes em diversas funções biológicas, como proteção, reconhecimento de dano no DNA, mecanismo para replicação de cromossomos, expressão genética e outros. Com o envelhecimento as células humanas demonstram um declínio, vão perdendo a capacidade de se replicarem e é notado que a presença de telomerase é comum na maioria das células cancerígenas humanas. Cada indivíduo tem seu próprio processo de envelhecimento, que está ligado a enfermidades, estilo de vida, cultura, condição socioeconômica e outros, indivíduos com hábitos saudáveis estão menos propensos a desenvolverem qualquer tipo de enfermidade.
Os genes responsáveis pelo envelhecimento são chamados gerontogenes. O surgimento de células cancerígenas está relacionado pela perca da regulação celular, que sofre invasões e metástases causando alterações e ocasionando doenças. Podemos ter futuramente uma detecção da telomerase que poderá servir como um pré-diagnostico cancerígeno, abrindo assim alternativas terapêuticas que utilizem a telomerase como combate a células tumorais que possam vir a surgir, bem como tratamentos específicos que agirão diretamente na doença.
...