TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cetoacidose

Por:   •  31/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO[pic 1]

O Diabetes é um distúrbio metabólico que ocorre devido á deficiência da insulina no sangue ou pela incapacidade de realizar suas ações e funções. É considerada como um grande problema de saúde pública em todo o mundo, devido à elevada prevalência de morbimortalidade, associadas a complicações que comprometem a produtividade, qualidade de vida dos portadores do Diabetes; acomete homens e mulheres de qualquer idade e pode ser classificada como Diabetes tipo 1, Diabetes tipo 2, Diabetes Gestacional. As pessoas acometidas pelo distúrbio metabólico exigem uma série de mudanças em seus hábitos de vida e podem ter sérias complicações. É uma preocupação mundial que envolve um custo financeiro imenso em seu tratamento e na redução da capacidade de trabalho de indivíduos em idade produtiva (BRASIL, 2013; BRASILEIRO et al., 2005).

A cetoacidose diabética (CAD) é caracterizada por incidência abrupta, geralmente constatada nas unidades de urgências e emergências e requer tratamento rápido e eficaz. É considerada uma complicação séria do diabete mellitus (DM) tipo 1, entretanto, também pode ocorrer no diabetes mellitus tipo 2, embora não seja tão comum e não em uma extensão significativa, este quadro é caracterizado por polidipsia, polifagia, poliúria, perda de peso, fraqueza, pele e mucosa desidratada, diminuição do turgor cutâneo, olhos encovados, rubor facial, visão turva, náuseas, vômito, dor abdominal, sonolência, desorientação, letargia, hálito cetônico, hipotensão, hiperventilação, alteração do nível de consciência e graus variados de desidratação, que podem chegar à hipovolêmica acentuada e choque circulatório (MAITRA apud ROBBINS; COTRAN, 2010).

Segundo Brunner e Suddarth (2005) o DM é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por níveis elevados de glicose no sangue decorrentes de falhas no sistema endócrino, em especial na secreção e/ou na ação de insulina. Estima-se que a CAD tenha uma incidência anual de cerca de 1 a 5% da população, sem alterações significativas nos últimos anos (2). Existe uma incidência de CAD discretamente maior no sexo feminino, principalmente entre os adolescentes. No Brasil, existem poucos dados nacionais de incidência dessa complicação aguda. Se diagnosticada e tratada de forma rápida e correta, a CAD tem bom prognóstico, sendo prontamente revertida na maioria das vezes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (78.7 Kb)   docx (472.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com