A Contribuições florense nightingale
Por: mcooelho • 7/5/2018 • Trabalho acadêmico • 327 Palavras (2 Páginas) • 396 Visualizações
Contribuições de Florence Nightingale ao meio ambiente.
A temática relata como Nightingale tornou claras as relações entre o ser humano, o ambiente e a natureza comum meio de aprendizagem para crescimento profissional por meio da conexão entre saúde, cuidado e cura. Ressalta que antes da atuação de Florence os hospitais eram como casas de repouso, onde a morte convivia desveladamente com a vida; insetos e roedores disputavam alimento com os pacientes; mortos e vivos permaneciam no mesmo leito.
Nightingale instituiu o modelo ambiental de saúde que ainda hoje é indicado pelo Ministério da Saúde (MS). A importância de uma das principais teorias (Teoria Ambientalista) de enfermagem e sua correlação com o ensino da prática da profissão.
Nightingale enfatizou já naquela época a importância da higiene, limpeza e padrões de cuidados e sanitarismo, a fim de evitar as infecções hospitalares, porém mesmo com todos esses anos ainda encontram-se infecções em hospitais e outros serviços de saúde, no qual permeiam uma grande preocupação para os serviços de saúde.
Os relatos apontam a importância da teoria ambientalista e como por meio dela, tem se evitado milhares de mortes por infecções hospitalares e contaminações devido à falta de um ambiente adequado e a falta de higiene básica, que nos leva às preocupações higiênicas “ar puro, água pura, drenagem eficiente, limpeza e luz”, cinco pontos essenciais na observação de um ambiente saudável.
Nightingale tinha como a teoria dos germes tinha deduzido que a limpeza, o ar fresco, os aspectos sanitários, o conforto e a socialização eram necessários para a cura. Entretanto, mesmo com todos esses anos, ainda se encontram infecções em hospitais e outros serviços de saúde, no qual permeiam uma grande preocupação para a sociedade, dentre eles as bactérias multirresistentes que poderiam ser evitadas com o uso de técnicas adequadas de enfermagem, no qual foram, previamente, instituídas por Florence Nightingale há mais de 150 anos, e que hoje existem estudos que derrubam a teoria dos germes acima citado e ainda sim atualmente existem várias bactérias multirresistentes.
...