A ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA E SAÚDE MENTAL
Por: Brunadefreitasp • 9/11/2021 • Projeto de pesquisa • 551 Palavras (3 Páginas) • 287 Visualizações
ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA E SAÚDE MENTAL
PORTFÓLIO CICLO 3
Claretiano Polo Belo Horizonte
2021
Projeto de Prática
Título do Projeto:
Sistematização da Assistência de Enfermagem ao Portador de Transtorno Mental
a) Descrição do Projeto: O aluno deverá ler o estudo de caso apresentado e descrever os diagnósticos de enfermagem e a prescrição correspondente para cada diagnóstico.
Caso 1 Diagnóstico de Enfermagem Intervenções de enfermagem
Diz que desde que a sua esposa o deixou, há seis meses, tem esse problema para dormir. Ele também bebe de seis a 12 cervejas por dia, assim como algumas doses de bebida de alto teor alcoólico. Relata que agora precisa de mais álcool do que antes para “relaxar”. O paciente teve vários “blackouts” provocados pela bebida no último mês. Admite que, muitas vezes, a primeira coisa que faz pela manhã é beber para não sentir tremores. Tentou parar de beber algumas vezes, porém, não conseguiu, mesmo depois de ser deixado pela esposa e de ter recebido várias represarias no trabalho, por atraso e mau desempenho. No exame do estado mental está alerta e orientado para pessoa, lugar e tempo. Parece abatido, mas, sua higiene é boa. Sua fala tem ritmo e tons normais, e ele coopera com o médico. Apresenta-se mais deprimido e com afeto congruente, embora com variação completa. Fora isso, nenhuma normalidade é percebida. O diagnóstico da enfermagem é Insônia.
A insônia é caracterizada pela dificuldade de dormir ou conseguir manter um sono contínuo sem ser interrompido durante a noite. Cerca de 30% a 50% dos brasileiros sofrem com a insônia, que pode se manifestar por diversas razões, como estresse, ansiedade, depressão, dor crônica e uso de certos medicamentos. É um distúrbio na
quantidade e qualidade do
sono que prejudica o
desempenho normal das
funções da vida diária. Que
é caracterizada pela
alteração do padrão do
sono, pelas o absenteísmo
do álcool; relacionada pela
ansiedade, pelo consumo
de álcool, depressão.
A enfermagem deve intervir orientando o paciente para que ele pare de ingerir bebidas alcoólicas, bebidas com cafeínas e estimulantes antes de dormir. Evitar exposição a luzes, celulares, computadores e eletrônicos, pelo menos duas horas antes de dormir.
Para o tratamento do
paciente deve ser encaminhado ao psicólogo, para descobrir e tratar os motivos da insônia
primeiramente evitar. Deve ser orientado a fazer técnicas de relaxamento. E
em último caso fazer o uso
de medicamentos
...