A Enfermagem
Por: brumm123 • 25/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 1.152 Palavras (5 Páginas) • 297 Visualizações
Bruna Stefane de Souza alvez Ra: 99158
Sarah Cristina Amorim Ra: 99621
Atividade de introdução a enfermagem ||
Natanaellin Eydiane da Silva Begnami
Araras SP
2017
- Todo paciente tem o direito a receber informações do seu estado de saúde, discorra sobre esta lei e baseado nela cite um instrumento de comunicação para assegurar o direito à informação de um paciente com deficiência (visual, auditiva, etc). É importante conter o relato de experiência da utilização do instrumento. (A resposta deve estar em formato de texto e conter entre 15 e 20 linhas)
Resposta: A privação auditiva se configura como um grave distúrbio neurológico sensorial que afeta a capacidade de comunicação oral e de aprendizagem deste tipo de clientela. Ao enfermeiro, como profissional atuante na área de saúde, cabe avançar nos fundamentos básicos de comunicação total, considerada uma filosofia de trabalho voltada para o atendimento e educação das pessoas surdas, para assim entende-las em suas necessidades humanas básicas.
A linguagem utilizada pelos ouvintes comuns é a oral; a usada pelos surdos é a LIBRAS ou Língua Brasileira de sinais. contudo, a língua oral e a língua de sinais não são línguas opostas e sim canais diferentes para a transmissão e a recepção de mensagem.
Em nosso meio, a língua de sinais ainda é pouco difundida, até mesmo entre os eficientes auditivos, pois o número de instrutores é escasso e a literatura nesta linguagem é quase inexistente. Somente pela comunicação efetiva poderá o profissional ajudar o paciente a conceituar seus problemas, enfrenta-los, demonstrar sua participação na experiência e encontrar alternativas para soluciona-los. Para estabelecer relacionamento efetivo entre pessoas, o processo comunicativo torna-se importante, pois exerce influência no comportamento e é um instrumento para poder oferecer apoio, conforto e informação, como também despertar o sentimento de confiança e de auto-estima, considerados essenciais ao sucesso da comunicação e da realização pessoal e profissional (Aspectos da comunicação da enfermeira com o deficiente auditivo).
- Qual a relação entre a posição sentada e o paciente portador de doença pulmonar.
- Resposta: Em pacientes que se submeteram à cirurgia, fatores relativos ao próprio ato anestésico, a imobilidade e a dor, entre outros, os predispõem a apresentarem complicações pulmonares. Dentre os procedimentos utilizados para a assistência pulmonar a esses pacientes, a mudança de decúbito a intervalos pré-determinados. À enfermeira compete determinar as posições a serem adotadas e a freqüência de sua mudança. Em pacientes acamados, a mudança de decúbito interfere na distribuição da ventilação e perfusão pulmonares, resultando numa diminuição do "shunt" arteriovenoso e melhora dos níveis de oxigenação sanguínea. No entanto, em indivíduos com alterações pulmonares, estudos têm demonstrado que posicionar o paciente levando em conta a área pulmonar afetada pode prevenir a hipoxemia e melhorar a oxigenação sanguínea (Posição corporal e oxigenação).
- Qual a incidência da contaminação pelo mal uso de materiais estéreis. (Escolha uma atividade como, cirurgias, curativos, sondagens, etc.)
Resposta: Foi realizado de forma padrão os procedimentos de curativo, após utilizar o uso de cateter com gaze recoberto por curativo transparente. Esse curativo a duração dele permite até somente 24h, diante disso, seria necessário a realização de um novo curativo. Essa troca deverá ser feita caso o gaze apresente sujidade ou sangue.
Prático: Assepsia com sabão antisséptico.
- Levando em consideração o estudo: ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA COLETA DE DADOS DE PACIENTE CRÍTICO: HISTÓRICO DE ENFERMAGEM, disponível em: http://www.facenf.uerj.br/v20n2/v20n2a21.pdf. Quais foram os resultados obtidos?
Resposta: A partir dos resultados obtidos foram a construção do instrumento de coleta de dados na aplicação e desenvolvimento do SAE no UTI.
...