A GASOMETRIA ARTERIAL, ELETROCARDIOGRAMA, ARRITMIAS CARDÍACAS E TERAPIAS ELÉTRICAS
Por: Thayslla Carvalho • 7/3/2018 • Trabalho acadêmico • 337 Palavras (2 Páginas) • 438 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
[pic 2]
Caso clínico 02 –
GASOMETRIA ARTERIAL, ELETROCARDIOGRAMA, ARRITMIAS CARDÍACAS E TERAPIAS ELÉTRICAS
Pedro, 62 anos, chegou ao serviço de emergência às 8h30 queixando-se de palpitação no peito. Referiu hipertensão e fibrilação atrial crônica e uso de propranolol e captopril, porém afirmou ter esquecido de tomar o propranolol da noite Apresentava-se consciente e orientada, sudoreico, pele fria e pegajosa, e com dificuldade de respirar. Na classificação de risco foi identificado os seguintes sinais vitais: PA: 90x70, FC: 150bpm, R:30 rpm, SPO2: 92%
Foi encaminhada para sala vermelha. Foimonitorizada, realizado um acesso venoso periférico, e infusão rápida de líquidos e oxigenoterapia. O monitor cardíaco mostrou fibrilação atrial com alta resposta ventricular (FC=150 bpm). O médico solicitou eletrocardiograma, gasometria arterial, eletrólitos e creatinina e ureia.
O eletrocardiograma confirmou a fibrilação atrial com alta resposta ventricular, sendo prescrito amiodarona 50mg em 50 ml de SF a ser administrado em 30 min e 1000 de SF 0,9% em infusão rápida e transferido para UTI.
Ao chegar na UTI foi recebida pela equipe de enfermagem que prontamente a monitorizou com desfibrilador/ cardioversor. Apresentava Glasgow de 10, pressão arterial 100/50 mmHg, frequência cardíaca de 160 bpm, frequência respiratória de 25 rpm e saturação de oxigênio em 93% com suporte de MR 50%. E logo em seguida foi realizado a cardioversão elétrica.
Questionamentos
- Quais são as principais complicações da fibrilação atrial?
- Quais são os sinais de instabilidade apresentado pelo paciente acima?
- Quais as possíveis indicação do tratamento que o paciente faz de uso continuo (propranolol e captopril)?
- Qual a diferença de cardioversão e desfibrilação? E porque o paciente teve indicação de cardiovesão no caso acima?
- Quais são os principais diagnósticos de enfermagem e respectivas intervenções de enfermagem que deve ser traçados no caso acima?
...