A Hipertensão Arterial
Por: michelle_martins • 29/7/2015 • Trabalho acadêmico • 9.008 Palavras (37 Páginas) • 303 Visualizações
IESRIVER - Instituto de Ensino Superior de Rio Verde
Janaína Ribeiro da Silva; Mayra Silva O. Proto; Michelle Flávio Martins; Sheila da Silva Dias.
HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA
Rio Verde – GO, 2013.
IESRIVER-Instituto de Ensino Superior de Rio Verde
Janaína Ribeiro da Silva; Mayra Silva O. Proto; Michelle Flávio Martins; Sheila da Silva Dias.
A importância do diagnóstico e do autocontrole em pacientes que apresentam hipertensão arterial sistêmica.
Projeto de pesquisa a Faculdade de
Enfermagem IESRIVER como parte
das exigências para elaboração do
seminário sob a instrução da professora Rejane Maria Cruvinel Cabral.
Rio Verde – GO, 2013.[pic 1][pic 2]
Sumário
01. Objetivo Geral.................................................................................................. 04
02. Objetivos Específicos...................................................................................... 04
03. Justificativa...................................................................................................... 04
04. Metodologia..................................................................................................... 05
05. Introdução........................................................................................................ 06
06. Causas da hipertensão arterial....................................................................... 07
07. Sinais e Sintomas .......................................................................................... 10
08. Diagnóstico de HAS........................................................................................ 11
09. O tratamento da hipertensão arterial sistêmica.............................................. 10
10. Emergência e urgência hipertensiva.............................................................. 28
11. Prevenção primária da hipertensão e dos fatores de risco associados.......... 30
12. Conclusão........................................................................................................ 36
13. Referências Bibliográficas............................................................................... 37
[pic 3][pic 4]
- OBJETIVO GERAL
Promover a melhora nos índices de pressão arterial esclarecendo sobre as complicações da hipertensão, os fatores de riscos cardiovasculares e como é possível viver bem com autocontrole. Orientar, procurando também envolver familiares e comunidade no diagnóstico precoce e no apoio ao hipertenso.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Orientar os pacientes que tem hipertensão, quanto às medidas preventivas;
- Conscientizar o hipertenso, quanto à importância da adesão completa ao tratamento, tanto medicamentoso quanto às modificações comportamentais (dieta, atividade física, controle do estresse, entre outros);
- Desenvolver estratégias que contribuam para integração do hipertenso à equipe de saúde, bem como às possibilidades de tratamento.
- JUSTIFICATIVA
A Hipertensão Arterial (HTA) ou Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é caracterizada pelo aumento da pressão arterial e é uma das doenças com maior prevalência no mundo moderno. Tem como causas principais a hereditariedade, a obesidade, o sedentarismo, o alcoolismo, o estresse entre outras. A HTA ocorre quando os níveis da pressão arterial encontram-se acima dos valores de referência para a população em geral. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS) os valores admitidos são: 120x80 mmHg, em que a pressão arterial é considerada ótima e 130x85 mmHg sendo considerada limítrofe. Valores pressóricos superiores a 140x90 mmHg denotam Hipertensão. Tendo em vista os dados acima citados, verificou-se a necessidade da realização de um projeto preventivo, com orientações aos pacientes sobre como evitar as complicações e os riscos atentando para modificações nas atitudes e formas de viver.
- METODOLOGIA
O tema Hipertensão Arterial ficou caracterizado pela necessidade de uma maior conscientização à população sobre os riscos cardiovasculares e as complicações da pressão alta. O Projeto foi desenvolvido por alunas do 1º período do curso de Enfermagem da Faculdade Objetivo, sob a orientação do Professor Itamar Gonçalves da Silva Filho.
Para o desenvolvimento do projeto foi necessário uma pesquisa abrangendo questões como causas da hipertensão, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção.
Após a pesquisa, ficou definido que o projeto seria posto em prática no Centro de Referência de Hipertensão e Diabetes (CRHD) em Rio Verde-Go, responsável pelo atendimento e acompanhamento dos pacientes hipertensos e diabéticos.
O método a ser utilizado será a apresentação, pelas alunas envolvidas no projeto, de uma palestra educativa, utilizando recursos como slides, folders, exemplos ilustrativos bem como da participação de alunas do curso de Nutrição, ensinando a fazer o Sal de Ervas, muito requisitado pelos pacientes, dinâmicas para reforçar o aprendizado, entrega de brindes para respostas corretas.
Uma mesa colorida também será montada, com alimentos saudáveis, mostrando que é possível se alimentar bem, sem aumentar a pressão arterial.
- INTRODUÇÃO
Hipertensão Arterial é definida como a elevação permanente da pressão arterial acima de valores considerados normais. Só é considerada pressão alta aquela, aferida pelo menos três vezes, com técnica adequada e em momentos diferentes. Para que se entenda melhor, o coração funciona como uma bomba que impulsiona o sangue, levando oxigênio e nutrientes para todo o corpo, através das artérias (tubos musculares). À pressão, que o sangue exerce contra as paredes das artérias, dá-se o nome de pressão arterial. Quando o coração se contrai, é verificada a pressão “Sistólica” ou “Máxima”; quando ele se dilata, a pressão diminui, e o valor medido antes da próxima contração é a “Diastólica” ou “Mínima”. Atualmente é considerado Hipertensão Arterial um valor de pressão arterial sistólica =>140 mmHg ou pressão arterial diastólica =>90 mmHg.
...