A Hipertensão Pulmonar
Por: debora.moreira • 30/10/2019 • Trabalho acadêmico • 2.848 Palavras (12 Páginas) • 210 Visualizações
[pic 1]
Camila Silva Cardoso- D748114
Débora da Costa Aguiar Souza Lima- D806JD0
Débora Moreira Medonça- N363DJ9
Kattyllyn Alves Santos- D81BJD7
Larissa Silva Ferreira- D8113A1
Rodrigo dos Santos Lima- D84AIG4
Stella Kaori Hori- F056147
Thalita do Couto Souza- N3606A4
HIPERTENSÃO PULMONAR (PRESSÃO PULMONAR/ SWAN-GANZ)
SÃO PAULO
2019
Camila Silva Cardoso- D748114
Débora da Costa Aguiar Souza Lima- D806JD0
Débora Moreira Medonça- N363DJ9
Kattyllyn Alves Santos- D81BJD7
Larissa Silva Ferreira- D8113A1
Rodrigo dos Santos Lima- D84AIG4
Stella Kaori Hori- F056147
Thalita do Couto Souza- N3606A4
HIPERTENSÃO PULMONAR (PRESSÃO PULMONAR/ SWAN-GANZ)
Trabalho realizado para as
Atividades Práticas Supervisionadas (APS)
referente ao curso de Enfermagem.
Orientador. Profº Maria Valda
SÃO PAULO
2019
RESUMO
A Hipertensão Arterial Pulmonar trata-se de uma síndrome clínica relacionada ao aumento da pressão pulmonar que leva a resistência da vascularização pulmonar, uma vez que, pode ser desencadeada por diversos fatores de outras doenças que acabam sendo classificadas em cinco tipos: Hipertensão Arterial Pulmonar (pode ser idiopática, familiar, relacionada a doenças do tecido conectivo, envolvimento venoso ou capilar); Insuficiência Cardíaca (doença cardíaca atrial ou ventricular); Doenças Pulmonares Hipoxêmicas (doença obstrutiva ou intersticial); Tromboembolismo Pulmonar Crônico (trombótica ou embólica); Multifatorial (sarcoidose, tumores, compressão de vasos). No entanto, é de extrema importância a assistência integral para o diagnóstico da HAP visto que pode haver diversos fatores para seu desenvolvimento.
Os cuidados pré-exame e pós-exame são fundamentais para assegurar que o paciente tenha o acompanhamento adequado e cauteloso para que não haja nenhuma obstrução da sua saúde, sendo ela vital. É necessário manter os familiares atualizados sobre seu estado clínico, os procedimentos a ser realizado, o preparo do material, a atenção total sobre sinais e sintomas desde o início até o final do procedimento.
A utilização do cateter Swan- Ganz é indicada para a prática de terapia intensiva em pacientes que necessitam de monitorização hemodinâmica invasiva, tendo em si uma técnica correta para a inserção e conhecimento do material para manusear. Portanto, é fundamental a qualificação dos profissionais que irão manusear este dispositivo, podendo ter seus riscos de infecções como também a eficácia e o sucesso do seu procedimento.
O objetivo do estudo desenvolvido foi identificar a definição da pressão pulmonar juntamente com sua patologia, hipertensão arterial, e a utilização do cateter Swan- Ganz. É um método recente que possibilita diagnosticar com rapidez e maior eficiência.
SUMÁRIO
1. Introdução5
2. Pressão pulmonar/ Swan- Ganz6
2.1. Pressão Pulmonar6
2.2. Classificação7
2.2.1 Hipertensão arterial pulmonar 7
2.2.2. Hipertensão pulmonar associada á doença cardíaca esquerda8
2.2.3. Hipertensão pulmonar associada á doença pulmonar ou hipóxia8
2.2.4. Hipertensão pulmonar por doença tromboembólica crônica 8
2.2.5. Hipertensão pulmonar com mecanismos multifatoriais desconhecidos8
3. Indicação10
4. Especificação do cateter Swan- Ganz
4.1. Técnica de inserção do cateter
4.1.1. Técnica
4.1.2. Vantagens
5. Cuidados pré-exame12
6. Cuidados pós-exame13
7. Considerações finais14
8. Referências bibliográficas15
1. INTRODUÇÃO
A monitorização da pressão pulmonar é fundamental nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), ela requer cuidados ao paciente e conhecimentos tanto científicos como treinamentos bem elaborados. Para a realização deste processo, foi elaborado o método de introdução do cateter de Swan-Ganz que tem como objetivo através da avaliação das pressões da Artéria Pulmonar, cavidades direito e tronco, Débito Cardíaco e Capilar Pulmonar, por meio da diluição, obter informações diagnósticas o mais rápido possível. (Eliana, Vera, 1978).
Como patologia, a Hipertensão Arterial Pulmonar onde a resistência vascular na pequena circulação está alta é definida como desiquilíbrio da circulação que pode levar a insuficiência ventricular direita, sendo ela classificada em cinco grupos que podem ser idiopática, doença cardíaca esquerda, doença pulmonar, doença tromboembólica crônica ou multifatorial. (Maria, Rodrigo, 2014).
2. Pressão pulmonar/ Swan- Ganz
2.1. Pressão Pulmonar
Pressão Pulmonar compõem-se de uma coleção de alterações que inibem a passagem do sangue pelas artérias e veias pulmonares, está muitas vezes relacionado a problemas na artéria pulmonar secundária e a outros problemas. No coração causando uma sobrecarga que pode provocar cansaço e desmaios, em alguns casos graves pode existir uma necessidade de internação e até mesmo de um transplante pulmonar. (Bruno Ganem Siqueira; André Schmidt, 2003)
A dispneia é o primeiro sintoma apresentado na pressão pulmonar, porém existem outros sintomas que devem ser observados, como por exemplo: a dificuldade cada vez maior para fazer exercícios, dor ou desconforto torácico, fadiga, inchaço nas pernas, tosse persistente, palpitação (sensação de batimentos anormais no coração), cianose, tontura e desmaio. (Bruno Ganem Siqueira; André Schmidt, 2003)
Esse aumento da pressão pulmonar desencadeia a chamada hipertensão arterial pulmonar (HAP), devido à decorrência do aumento da resistência vascular que eleva os níveis pressóricos da circulação pulmonar com tendência de evolução ligadas a determinadas doenças, que podem acometer cinco tipos de HAP ou mesmo levar a morte do paciente. Sua pressão arterial pulmonar média deve ser igual ou acima de 25 mmHg. .(Vera L.M; Eliana Maria S.C1978)
...