A Hipertensão arterial sistêmica
Por: Thais Santos • 22/8/2018 • Trabalho acadêmico • 4.208 Palavras (17 Páginas) • 279 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente estudo de caso foi realizado ao paciente que apresenta hipertensão arterial, e devido à pouca mobilidade a paciente recebe cuidados em seu ambiente domiciliar. Dentro do estudo objetivou-se elaborar e implementar a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é a condição clinica multifatorial caracterizada por elevação sustentada dos níveis pressóricos ≥140 e/ou 90 mmHg. Frequentemente se associa a distúrbios metabólicos, alterações funcionais e/ou estruturais de órgãos-alvos, sendo agravada pela presença de outros fatores de risco (FR), como dislipidemia, obesidade abdominal, intolerância à glicose e diabetes melitus (DM). (LEWINGTON, 2002).
A imobilidade está presento na paciente devido a artrite reumatoide, que é uma doença crônica, inflamatória, cuja principal característica é a inflamação das articulações (juntas), embora outros órgãos também possam estar comprometidos. (SOCIEDADE BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA, 2011). Como a paciente apresenta artrite reumatoide, fica sentada a maior parte do tempo e apresenta perda de massa muscular com presença de deformidade nos membros, trazendo a paciente impacto negativo para suas atividades diárias, e consequentemente ficando dependente do filho, que é seu cuidador.
- METODOLOGIA
- TIPO DE ESTUDO
Com base nos procedimentos técnicos utilizados a pesquisa trata-se de um estudo de caso que tem por objetivo realizar uma análise detalhada de um caso individual que explica a dinâmica e a patologia de uma doença dada, onde o processo de enfermagem foi embasado nos diagnósticos de enfermagem Nanda e ligações Nanda Noc- Nic.
O estudo de caso como modalidade de pesquisa é entendido como uma metodologia ou como a escolha de um objeto de estudo definido pelo interesse em casos individuais. Visa à investigação de um caso específico, bem delimitado, contextualizado em tempo e lugar para que se possa realizar uma busca circunstanciada de informações (VENTURA, 2007).
1.2 SUJEITO DE ESTUDO
O sujeito de estudo do caso é o senhora N.D.S, 81 anos, com diagnóstico médico de hipertensão arterial e artrite reumatoide.
1.3 LOCAL DE ESTUDO
O presente estudo foi realizado na Unidade Básica de Saúde do Marabaixo, no município de Macapá/AP, localizado no endereço: Avenida 4 nº 1926, Bairro Marabaixo 1, no período do dia 21 de novembro a 02 de dezembro de 2016.
1.4 COLETA DE DADOS
Os dados foram coletados a partir da anamnese do paciente e seus familiares que serviram para obter informações sobre o histórico da doença. Além da obtenção do histórico foi realizado exame físico para subsidiar a sistematização da assistência de enfermagem. A partir do prontuário do paciente foram extraídos também os seguintes dados: Histórico clínico, medicações prescritas, dados de avaliações médicas e da evolução de enfermagem, que culminou na identificação dos problemas e consequentemente diagnósticos de enfermagem a serem trabalhados com o paciente.
1.5 ANÁLISE DOS RESULTADOS
Os dados foram analisados tendo como base a Sistematização da Assistência de Enfermagem. Os diagnósticos foram desenvolvidos tendo como base a NANDA subsidiado pelas ligações NIC e NOC, acrescentando-se adaptações para o contexto da paciente em questão.
- COLETA DE DADOS
- IDENTIFICAÇÃO
N.D.S, 81 anos, sexo feminino, nascida no dia 01/06/1935, cor parada, altura: 1.58 cm, estado civil viúva, religião evangélica, brasileira, natural de Mazagão-AP, 2º grau incompleto, mãe de 10 filhos. Profissão dona de casa, reside em casa própria com 2 filhos, renda pensão do marido que equivale em média a 3 salários mínimos, nega Diabetes Mellitus, ser etilista e fumante.
- HISTÓRIA CLÍNICA
A paciente informa ter apresentado inicialmente, dor ao deitar, relata ainda que há um mês sofreu fratura do fêmur e desde então não realizou acompanhamento fisioterapêutico, fazendo com que buscasse atendimento médico em uma Unidade Básica de Saúde do bairro Marabaixo, onde recebeu analgésico e passou a receber visitas pelo programa Estratégia Saúde de Família (ESF), a fim de controlar os seus sintomas de HAS, ARTRITE REUMATÓIDE (com presença de deformidades em membros).
Após um mês foi realizado visita domiciliar com psicólogo, paciente estava consciente, orientada. Apresentou dificuldades no seu estado de humor, com sentimentos de morte, incapacidade e ansiedade quando necessita realizar atividades externas ao seu ambiente familiar, a mesma recebeu suporte e orientação. Após um ano a paciente apresentou queixas de falta de ar frequentes, perda de mucosa muscular, medo, ansiedade, edema nas extremidades distais dos membros inferiores, padrão de deformidades nas extremidades dos membros superiores e inferiores e ainda costal, dor na cabeça do fêmur e resistência a grandes mudanças na alimentação. Após a orientação fisioterapêutica ouve grande melhora no quadro de dores.
Expectativas e percepções: Paciente orientada em tempo e espaço, sendo que até o momento a paciente tem aceito a dieta oferecida, toma os remédios sem resistência, diz está tranquila quanto ao seu estado atual.
- ANTECEDENTES PESSOAIS
A mesma relata não lembrar quando foi diagnosticada por Hipertensão Arterial Sistêmica e Artrite Reumatóide nem quando surgiram os primeiros sintomas, foi hospitalizada quando teve malária e quando realizou duas cirurgias, uma foi quando fraturou o fêmur e a outra de foi colecistectomia que é da vesícula biliar.
Dieta conforme orientações da equipe de saúde, que foi orientado dieta branda, a ingestão de frutas e alimentos ricos em fibras pela nutricionista da equipe, sendo que até o momento a paciente tem aceito a dieta oferecida, apesar de no início ter sido bem resistente as orientações feitas pela equipe. Paciente relata não fazer uso de bebida alcoólica, e sobre as atividades físicas relata ter acompanhamento de fisioterapeuta e faz somente os exercícios que os mesmos praticam nas visitas, observe, já faz um tempo que a mesma não tem esse acompanhamento.
- MEDICAÇÕES PASSADAS:
- HIDROCLOROTIAZIDA (25mg)
É utilizada no tratamento de hipertensão arterial, quer isoladamente ou em associação com outros anti-hipertensivos. Esta substancia tem uma ação diurética, isto é, aumenta a eliminação de líquidos através da urina.
- SULFATO FERROSO
É usado na profilaxia e tratamento das anemias ferroprivas, desenvolvidas após grandes perdas sanguíneas, dieta inadequada, má absorção e durante a gravidez e/ou lactação.
- ÁCIDO FOLICO
Prevenção e tratamento dos estados de carência do ácido fólico. O ácido fólico é uma vitamina essencial na multiplicação celular de todos os tecidos, já que é indispensável à síntese do DNA e consequentemente à divisão celular.
...