A Historia da Farmacologia Atividade
Por: jenniferlim09 • 12/9/2020 • Projeto de pesquisa • 450 Palavras (2 Páginas) • 241 Visualizações
ATIVIDADE + GABARITO:
1. Relacionado as definições farmacológicas, marque a alternativa correta:
C) Dose: quantidade de fármaco capaz de provocar alterações no organismo. Essa dose pode ser eficaz (DE), letal (DL), de ataque (DA) ou de manutenção (DM).
2. Sobre os conceitos da divisão farmacológica, assinale a alternativa Incorreta:
D) Farmacoterapia: trata da administração de uso dos medicamentos para prevenção, tratamento e diagnósticos das enfermidades.
03. Sobre as formas farmacêuticas marque a alternativa correta:
C) essas formas podem ser administradas por via oral, parenteral, retal, vaginal, oftálmica, aérea, auricular ou percutânea.
04. Sobre as formas farmacêuticas solidas, marque a assertiva correta:
C) os comprimidos estão subdivididos em Comprimidos de revestimento entérico, Comprimidos sublinguais, Comprimidos efervescentes, Comprimidos mastigáveis.
História da farmacologia
Ao começar a falar sobre farmacologia é preciso primeiro que se fale sobre saúde, que está ligada diretamente à farmacologia. Podemos dizer que nos primórdios os cuidados com a saúde nasceram de acordo com as práticas instintivas, geralmente por parte das mulheres. No início do período pré-cristão, a doença era vista como resultado de algum poder negativo ou castigo divino, logo, podemos dizer que a “cura” para alguma doença ficava a cargo de produtos naturais e rituais espirituais executados por sacerdotes. (Guedes, Adriana Cecel; Cassota, Rafaella Angel. Propedêutica e Processos de Cuidar da Saúde do Adulto, São Paulo, Editora Sol, 2017).
Com o tempo, assim como os cuidados da saúde iam passando por drásticas mudanças de ação e, visão, o modo de tratamento, consequentemente, também se aprimorou.
A crença que os antigos tinham no poder curativo das plantas ajudou no desenvolvimento base da farmacologia nos tempos antigos. Vários estudiosos desde então começaram a observar e pesquisar princípios ativos, catalogar misturas e resultados de substancias presentes nas plantas.
No início de tudo, Theophrastus von Hohenheim também conhecido como Paracelso, procurou saber sobre os componentes de medicamentos já existentes e que eram prescritas pela medicina medieval. Se tornou muito versado nesse ramo que até foi acusado de envenenador. Logo, ele usou uma frase que se revelou e, ainda continua correta mesmo depois de tantos anos: “Se quisermos explicar adequadamente o que é um veneno, então o que é não é um veneno? Todas as coisas são venenos, e nada está livre de veneno; somente a dosagem estabelece se algo não é um veneno”.
Rudolf Buchheim foi quem fundou o primeiro Instituto de Farmacologia na Universidade de Dorpat na Estônia em 1847, tornando a farmacologia uma disciplina científica independente.
Em 1920, além dos institutos universitários já existentes, surgiram laboratórios de pesquisa em Farmacologia na indústria farmacêutica. A partir de 1960, organizaram-se departamentos de farmacologia clínica em muitas universidades e na indústria. (Lüllmann, Heinz; Mohr, Klaus; Hein, Lutz. Farmacologia: texto e atlas, 7 ed. Porto Alegre, Artmed, 2017).
...