A IMOBILIZAÇÃO E TRANSPORTE EM FRATURAS
Por: Regiane Rosa • 5/4/2015 • Trabalho acadêmico • 657 Palavras (3 Páginas) • 362 Visualizações
UNIVERSIDADE BANDEIRANTE ANHANGUERA
CAMILA R. PARDIM RA 6622351826
REGIANE CELI ROSA RA 6814004888
IMOBILIZAÇÃO E TRANSPORTE EM FRATURAS
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2013
UNIVERSIDADE BANDEIRANTE ANHANGUERA
CAMILA R. PARDIM RA 6622351826
REGIANE CELI ROSA RA 6814004888
CURSO DE NUTRIÇÃO
IMOBILIZAÇÃO E TRANSPORTE EM FRATURAS
Relatório de pesquisa da matéria Primeiros Socorros sob orientação da Professora Zaira
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2013
Imobilização e transporte em fraturas
Fratura é uma interrupção na continuidade de um osso. Pode ser classificada em aberta: quando um osso ao quebrar-se rompe a pele e músculos, ou fechada, quando o osso quebra porém não chega a romper a pele. São comuns quando ocorrem quedas, pancadas, impactos ou movimentos violentos.
Quando ocorrem em locais como pescoço, coluna e cabeça é necessário socorro mais cuidadoso para dar um bom suporte ao acidentado, pois caso não ocorra, poderá comprometer a vida ou deixar seqüelas permanentes , tornando o paciente tetraplégico ou paraplégico.
Fraturas de membros como braço e pernas ,podem ser socorridas de forma simples, com material improvisado, mas não deixa de ser necessário alguns cuidados especiais. A imobilização correta, sem que haja a tentativa de colocação do membro no lugar. Esse é um procedimento que só deve ser realizado em hospitais por médico capacitado.
Alguns sinais que indicam uma fratura são: dor ou sensibilidade no local; incapacidade de mover a parte afetada; adormecimento ou formigamento da região; inchaço e pele arroxeada, acompanhada de uma deformação aparente do membro machucado.
Para uma assistência efetiva da vítima é necessário alguns cuidados como:
Não mover a vítima até que o membro afetado esteja imobilizado,
Não dar qualquer tipo de alimento, nem mesmo água,
Solicitar o serviço de emergência se houver a necessidade de transporte especial.
Caso a vítima puder ser socorrida em veículo comum, deve-se tomar o cuidado de dirigir devagar, principalmente ao passar em lombadas. Deve-se orientar a pessoa a manter a calma e evitar tentar mover o membro afetado.
IMPROVISANDO UMA TALA
É possível improvisar talas com diversos materiais encontrados em qualquer lugar. Podemos utilizar algumas folhas de jornal dobradas, pedaços de madeira, papelão entre outros. Qualquer material que possa dar firmeza ao membro fraturado. Deve-se amarrar firmemente com pedaços de pano, em duas partes, envolvendo o membro, sempre tomando o cuidado de não apertar muito, para não prejudicar a circulação do sangue no local.
Tem que se tomar o cuidado de imobilizar o membro na posição que este se encontrar, sempre com delicadeza, longe do ferimento.
...