TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO CHECK-LIST PARA UMA CIRURGIA BEM SUCEDIDA

Por:   •  13/5/2020  •  Dissertação  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTÂNCIA DO CHECK-LIST PARA UMA CIRURGIA BEM SUCEDIDA.

   A ocorrência de erros em cirurgias de repetição vem sendo um fator preocupante para equipe de saúde, paciente e até mesmo os seus familiares. Tais erros que podem levar um paciente sem problemas graves a danos irreversíveis ou até mesmo leva-lo a óbito. Esses eventos podem ser evitados a partir de processos adequados desde o início da admissão do paciente.

   A preocupação da equipe de saúde com a alta incidência de eventos adversos, levou a OMS a padronizar uma lista de verificação cirúrgica, também chama de check-list. Esse check-list visa avaliar uma conferência prévia dos procedimentos que serão realizados.

   Também chamada de lista de verificação cirúrgica, esse check-list tem como objetivo minimizar a ocorrência de acidentes durante as cirurgias, tendo início desde a marcação da cirurgia desse paciente. Caracterizado por 3 etapas fundamentais para importância da segurança do paciente. A primeira etapa também chamada de “sing in”, baseia-se no primeiro contato ao paciente, como ter conhecimento da identificação do paciente, local da cirurgia, informações básicas porém importantes do histórico do paciente e também toda a parte anestesiologica daquele paciente. A segunda etapa também chamada de “time out”, é caracterizada pela discussão de questões críticas que podem ocorrer em determinada cirurgia, desde as mais simples até as mais complexas, como intercorrências que podem vir a ocorrer durante o período operatório. A terceira e última etapa também chamada de “sing out”, é baseado em um levantamento de dados de tudo que ocorreu naquele bloco cirúrgico, como intercorrências que não eram esperadas e havendo também a contagem de materiais utilizados e de compressas, certificando-se que não houve o esquecimento de nenhum desses materiais dentro da incisão cirúrgica do paciente. Todos esses itens da lista devem ser sempre verificados sucessivamente para que a cirúrgica possa seguir de etapa.

   Como consequência dessa lista de verificação foi possível obter um feedback positivo em relação as intercorrências durante o período trans operatório, avaliando que após a implantação desse método da cirurgia segura os eventos adversos foram minimizados e os pacientes obtiveram menos danos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com