A Importância na orientação do parto o olhar da gestante
Por: Alane Costa • 25/10/2018 • Projeto de pesquisa • 2.327 Palavras (10 Páginas) • 210 Visualizações
[pic 1]
Centro de Ciências Biológicas e da saúde
Ciências Biológicas e da Saúde
Unidade Acadêmica de Enfermagem
[pic 2]
Alane Beatriz Monteiro Costa
A importância na orientação do parto: O olhar da gestante
Campina Grande –PB. 2017
Alane Beatriz Monteiro Costa
A importância na orientação do parto: O olhar da gestante
Projeto de pesquisa referente ao curso de Enfermagem do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Campus I, para a avaliação da disciplina de Ensino e Pesquisa em Saúde I, do semestre de 2016.2
Professora: Dra: Gisetti Corina Gomes Brandão
Campina Grande- PB
2017
Sumário
Introdução
Justificativa
Objetivos
Objetivo geral
Objetivo Específico
Hipótese
Riscos
Benefícios
Desfecho Primário
Revisão de literatura
Metodologia
Tipo de pesquisa
Local da pesquisa
Período da pesquisa
População
Amostra
Critérios de inclusão e exclusão
Procedimento de coleta de dados
Cronograma da execução
Referências
Resumo
Introdução: A desvalorização do parto natural e a prática cada vez maior de intervenções cirúrgicas desnecessárias mostram o quanto a população feminina é carente de informação e educação em saúde. A relação profissional de saúde-paciente, usualmente assimétrica, faz com que as mulheres, sentindo-se menos capacitadas para escolher e fazer valer seus desejos, tenham dificuldades em participar da decisão diante das questões técnicas levantadas pelos profissionais de saúde. Fato este que poderia ser solucionado ou pelo menos amenizado com a prática da humanização na assistência ao parto e nascimento, que engloba os cuidados de enfermagem durante o processo gravídico puerperal.
Descritores: Apresentação Pélvica; Saúde da Mulher; Enfermagem Obstétrica; Cuidados de Enfermagem; Salas de parto.
Justificativa: A abordagem desse tema é bastante importante no momento de oferecer orientação as gestantes. Pois o Brasil é um país influenciado pelas tradições culturais e religiosas em relação aos aspectos gestacionais. Por isso as orientações e programas de educação a saúde, são elementos de grande importância para o bem- estar de mãe e filho.
Objetivos
Objetivos geral: Oferecer orientação para as gestantes que fazem pré- natal nos UBSFs e mostrar como é importante saber o tipo de parto melhor para a saúde tanto da mãe como do bebê.
Objetivos específicos: Avaliar a orientação que são oferecidas as gestantes.
Identificar a preferência das gestantes em relação ao tipo de parto.
Verificar se há a realização de exames e testes antes do parto.
Hipóteses: Métodos de acompanhamento da mulher durante o período gestacional encontrados nos UBSFs e assistência pré-natal, diagnosticar e tratar os eventos indesejáveis na gestação, visando ao bem-estar da gestante e de seu concepto, além de orientar sobre possíveis problemas específicos do parto e sobre determinados cuidados ao recém-nascido.
Riscos: Constranger os profissionais de enfermagem no momento da entrevista e perguntas relacionadas ao tema dependendo se eles não souberem responder algumas perguntas ou tiverem receio de falar, ou até mesmo as mães se sentirem da mesma forma ou não souberem responder alguns questionamentos devido a falta de informação e conhecimento.
Benefícios: Oferecer orientação as gestantes que não possuem conhecimento do método de parto mais saudável para seu corpo e para a saúde da criança.
Diminuir a incidência de risco de abordo espontâneo.
Proporcionar o bem- estar para a mãe através da consciência e do conhecimento do que vai acontecer com o seu corpo antes durante e após o parto que escolhera.
Desfecho Primário: As informações recebidas pelas mulheres durante a assistência ao trabalho de parto e ao parto apresentam uma clara associação com a satisfação com o parto, e quanto mais completa ou suficiente for a informação percebida pela mulher, maior a satisfação relatada com respeito à assistência prestada pela equipe.
Revisão de literatura:
É durante a realização das orientações oferecidas as gestantes nas etapas do ciclo gestacional que possibilita a mesma a viver o parto de forma positiva, ter menos riscos de complicações no puerpério e mais sucesso na amamentação. Considerando o pré-natal e nascimento como momentos únicos para cada mulher e uma experiência especial no universo feminino, os profissionais de saúde devem assumir a postura de educadores que compartilham saberes, buscando devolver à mulher sua autoconfiança para viver a gestação, o parto e o puerpério.
...