A Infecção Sexualmente Transmissível
Por: Gustavo Gustavo • 19/6/2020 • Trabalho acadêmico • 492 Palavras (2 Páginas) • 170 Visualizações
A sífilis é uma IST (Infecção Sexualmente Transmissível) contraída através de uma bactérica chamada de Treponema pallidum, transmitida na maioria das vezes através de atos sexuais, que entram na corrente sanguínea e linfática através de pequenos cortes na pele ou nas mucosas, a partir do início da infecção começa também uma invasão ao SNC.
A sífilis é ramificada em 6 tipos:
- Primária;
- Secundária;
- Terciária;
- Cardiovascular;
- Neurosífilis e;
- Congênita.
A Sífilis Primária ou Cancro duro é causada através de atos sexuais e ela surge entre 10 e 90 dias e a lesão dura em média 21 dias. Geralmente uma única lesão indolor, limpa, roseada, bordas levemente elevadas e com palpação endurecida (CANCRO DURO). Localiza-se geralmente na genitália externa sendo no homem região de frênulo e na mulher fúrcula. (Taina Porto Costa, 2015).
A Sífilis Secundária é a fase mais infecciosa da sífilis e pode ser decisivo o diagnosticada através das regiões do tronco expandindo-se para as regiões palmares e plantares do paciente. Na cavidade oral, principalmente língua e parte interna dos lábios surgem lesões maceradas e esbranquiçadas
Localiza-se no couro cabeludo, rosto, língua/céu da boca, tronco, regiões palmoplantares.
Possui duas ramificações:
- Sífilis Maligna Precoce e;
- Sífilis Elegante.
Sífilis Maligna Precoce é uma variável agressiva da secundária e é encontrada em pacientes imunocomprometidos e/ou coinfectados pelo HIV. Apresenta os mesmos sintomas porém mais intensificados. As lesões sangram com facilidade.
Sífilis Elegante ocorre em pessoas negras, tendo um aspecto bizarro e formam desenhos em moldura com descamação nas bordas. (Taina Porto Costa, 2015).
A Sífilis Terciária ou Latente (Recente ou Tardia) é a mais difícil de ser diagnosticada pois não apresenta sinais clínicos evidentes de sífilis, não tem alteração da aorta no Raio-X e as reações sorológicas dão falso-positivo.
Possui duas ramificações:
- Latente Recente
- Latente Tardia
Sífilis Latente Recente tem menos de 1 ano de duração, não é infecciosa mas pode ter manifestação devido a desenvolvimento de lesões tardias.
Sífilis Latente Tardia tem mais de um 1 ano de duração e raramente é transmitida (exceto em grávidas). As manifestações variam de 40 dias a 30 anos, onde podem ser nodulares. Raramente contém treponemas. As lesões são mais frequentes nos ossos e articulações, pode gerar distúrbio visual com evolução a atrofia óptica. (Taina Porto Costa, 2015).
Sífilis cardiovascular pode acontecer em até 10% dos pacientes e se manifesta em cerca de 20 a 40 anos após contato inicial. Geralmente ocorre após anos sem tratamento, onde os sintomas se manifestam através da bactéria. (Patricia Helena Alves Maciel, sem data.).
...