A Lavagem das Mãos
Por: ThaynaraPrado • 6/12/2022 • Seminário • 690 Palavras (3 Páginas) • 103 Visualizações
HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS UMA ESTRATÉGIA PARA REDUÇÃO DE INFECÇÕES ASSOCIADAS AOS CUIDADOS DE SAÚDE
Cristina Alves da Silva; Thays Esthefanny Alves da Silva¹
Gabriel Luiz Nascimento Fioramonte²
- INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo apresentar a higienização das mãos como estratégia para redução de Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde (IACS)
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
As infecções associadas aos cuidados de saúde (IACS) se constituem em um problema de saúde devido à elevada morbimortalidade e custos associados. Por se tratar de um sistema na qual existem métodos de estudo validados de que a prevenção é possível, é um dos componentes com maior crítica de qualquer programa de segurança do paciente (PINA, et al, 2010).
As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes, pois a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados (ALMEIDA SANTOS et al, 2007).
Os doentes que permaneceram mais tempo no SUS apresentaram mais IACS. A maioria dos doentes com IACS (85%) apresenta fatores de comorbilidade, sendo os mais frequentes as doenças pulmonares (28,2%) e doenças abdominais (24,4%).
Realçando ainda o fato de que é nos ambientes de prática considerados desfavoráveis que ocorre uma maior percentagem de IACS, 21,58%,ao invés dos ambientes considerados favoráveis (17,5%).
Verificamos que todas as diferenças encontradas são estatisticamente significativas. Tendo como meta a prevenção e o controle das IACS, devem ser implementadas estratégias de prevenção que visem diminuir os valores de infecção supracitados (CARDOSO,2015)
Ainda segundo Pina et al, (2010) as principais medidas de prevenção e controle, assentam por um lado, no cumprimento das boas práticas: “precauções básicas (como higiene das mãos, uso adequado de equipamentos de proteção individual, controle ambiental) e isolamento e, por outro, no uso racional de antimicrobianos”.
[pic 1]
FONTE DA IMAGEM “ http://www.saude.ce.gov.br”
Podemos observar na imagem o passo a passo de como fazer a higienização das mãos corretamente, é um processo muito rápido e muito eficaz, como podemos ver essa imagem não é de muito tempo atrás, já que com o coronavírus esse foi um do meio mais falado e relembrado para a prevenção desse vírus entre outros. A imagem ressalta a importância de lavar os punhos, entre os dedos e debaixo das unhas, pontos que por vezes acaba sendo esquecidos ou mal higienizados durante a técnica.
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
Podemos analisar com esse trabalho que a higienização das mãos é muito importante para a prevenção das doenças e bactérias, em todos ambientes da saúde. Está certo que dentro de um hospital a higienização tem que ser feita com mais freqüência pois os profissionais de saúde estão constantemente em contato com as bactérias e vírus de seus pacientes.
Com a correria do dia a dia acabamos nos esquecendo de lavar as mãos, as vezes até lavamos mas não corretamente, assim como demonstrado na imagem acima podemos ver que o processo é rápido, simples e pratico e que seu beneficio é imenso já que com esse pequeno detalhe em nossas vidas pode nos manter longe e manter o próximo cada vez mais longe de parasitas.
...