A Mastectomia: Remoção Total ou Parcial da Mama
Por: Camila Torres • 21/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.324 Palavras (6 Páginas) • 1.429 Visualizações
Mastectomia
Definição
A mastectomia é uma cirurgia para a remoção total ou parcial da mama e pode ser unilateral ou bilateral, como tratamento em casos de câncer de mama ou como prevenção em casos de risco da doença. Em muitos casos a mastectomia não remove apenas os tecidos da mama, mas também em muitas ocasiões é necessário o esvaziamento axilar. (Olobot saúde, 2015)
Mastectomia Conservadora
Na mastectomia conservadora é feita a remoção do tumor e parte do tecido mamário e também é feita a dissecção axilar, é necessário também o tratamento com radioterapia para o controle da doença que pode ser do tipo de Tumorectomia e quadrantectomia. ( Ipiranga educacional, 2015 )
Mastectomia (simples) do total
É feita a remoção total da mama incluindo o mamilo, aréola e a pele, é feito também o esvaziamento axilar , removendo gânglios linfáticos axilares, pois muitas vezes o cancro da mama se espalha para esses nodos linfáticos , permitindo que a doença se espalhe para outras partes do corpo. o bocal , apenas os músculos peitoral são mantidos.
A mastectomia simples é indicada para mulheres com carcinoma com o in situ de carcinoma ductal . ( Mandal, 2015)
A Mastectomia radical e modificada .
Na mastectomia radical é feita a remoção total da glândula mamaria , incluindo o mamilo e a aréola o músculo peitoral e os linfonodos da região axilar. Na mastectomia modificada de Patey é retirada as glândulas mamarias , os linfonodos axilares e músculo peitoral menor mas não é retirado o músculo peitoral maior , há também a mastectomia modificada de Madden é quando os músculos peitoral maior e menor são preservados. ( MANDAL , 2015)
Mastectomia preventiva
É retirada toda a glândula mamaria, preservando apenas o músculo peitoral e a pele, a aréola e mamilos.
Para reduzir os riscos de necrose, a paciente pode ser submeter a uma utonomizacao do mamilo, que consiste em fazer uma pequena incisão na parte inferior do mamilo ou em toda sua borda, para separa-lo da glândula mamaria e estimular a irrigação sanguínea na área. ( Minha vida, 2015 )
Indicações
A mastectomia pode ser realizada quando:
A mulher apresenta elevado risco de desenvolver câncer de mama ,quando houver forte histórico familiar tais como aqueles com o gene BRCA1 ou BRCA2 ( genes supressores de câncer de mama) poderá se submeter ao procedimento como forma de prevenção , ou caso a paciente tenha tido câncer em uma das mamas, carcinoma com diagnostico precoce para assim evitar que a doença progrida, e para complementar o tratamento de quimeoterapia ou radio terapia para o câncer de mama.
A paciente poderá fazer a reconstrução da mama com colocação de implantes de silicone logo após a cirurgia de retirada da mama , mas existem casos onde isto é desaconselhado e a mulher deverá esperar pela liberação do médico para que a reconstrução mamária possa ser feita. (SEDICIAS, Sheila 2015 )
Pré operartório .
Na visita pré operatória será avaliada as necessidades físicas e educacional , revendo o histórico medico e psicossocial verbalizando os temores , preocupações e questões da paciente.
As pacientes preocupam-se com o procedimento e com as implicações potenciais resultantes da patologia, fornecer uma explicação completa ajuda a aliviar a ansiedade as informações devem ser fornecidas com materiais por escrito para melhor entendimento.
Orientar a paciente a suspensão de agentes que aumentam o risco de sangramento e também é instruída a não receber alimentos e bebidas por varias horas ou um dia antes do procedimento, e é feita aplicação do pré anestésico. ( Tratado de enfermagem médica- cirúrgica )
Trans operatório
Após cerca de 40 minutos que foi administrada o pré anestésico a paciente é levada para o centro cirugico e colocada em decúbito dorsal ou supino.
A mastectomia é uma cirurgia eletiva e necessária e pode ser de médio ou grande porte dependendo da intervenção cirúrgica e se será feita a reconstrução mamaria no mesmo procedimento. Caso a mulher opte por fazer uma reconstrução é feito o implante desilicone, ou coloca-se bolsas expansoras , com soro fisiológico que apenas preparam as mamas para receber uma reconstrução futura.
A anestesia é geral, assim garantindo que a paciente ficara desacordada durante todo o procedimento.
Geralmente, uma mastectomia segue este processo:
- Uma linha (IV) por via intravenosa pode ser colocada no braço ou mão.
- Posicionar a paciente na mesa de cirurgia em decúbito dorsal deitado .
- Verificar a frequência cardíaca, pressão arterial, respiração e nível de oxigênio no sangue .
- A pele sobre o local da cirurgia devera ser limpa com uma solução anti-séptica.
- Uma incisão será feita na mama, o tipo de incisão ira depender do tipo de mastectomia .
- O tecido subjacente será cortado livre e removido.
- Os gânglios linfáticos poderão ser removidos .
- Após a mastectomia, poderá ser feita a reconstrução da mama na mesma cirurgia, pelo cirurgião plástico.
- O tecido da mama e qualquer outro tecido que foram removidas vão ser enviados para o laboratório para análise.
- Um ou mais tubos de drenagem pode ser inserido na área afetada.
- A pele vai ser fechada com suturas ou fitas adesivas.
- Um curativo estéril / curativo será colocado sobre a incisão.
( Olobot saúde, 2015)
Instrumento usados na mastectomia
1 AFASTADOR FARABEUF 10cm
1 AFASTADOR FARABEUF 12cm
1 AFASTADOR GOSSET PEQUENO
1 AFASTADOR WEITLANER ROMBO 14cm
4 PINÇA ALLIS 15cm
8 PINÇA BACKHAUS 11cm
1 PINÇA COLLIN ANEL 16cm
4 PINÇA CRILE RETA 14cm
6 PINÇA CRILE CURVA 14cm
1 PINÇA FOERSTER SERRILHA RETA 18cm
4 PINÇA H.MOSQUITO RETA 12cm
8 PINÇA H.MOSQUITO CURVA 12cm
...