A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DO ENFERMEIRO DA ATENÇÃO BÁSICA AO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA MENTAL NO PSF DO MUNICÍPIO DE ITAMARAJU/BA
Por: rose3382 • 11/5/2015 • Artigo • 5.062 Palavras (21 Páginas) • 816 Visualizações
FACULDADE PITÁGORAS DE TEIXEIRA DE FREITAS/BA[pic 1][pic 2]
CURSO DE ENFERMAGEM
[pic 3]
FERNANDA SANTANA DA SILVA
NICANOR ALVES COSTA FILHO
A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DO ENFERMEIRO DA ATENÇÃO BÁSICA AO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA MENTAL NO PSF DO MUNICÍPIO DE ITAMARAJU/BA.
TEIXEIRA DE FREITAS/BA
2012
FACULDADE PITÁGORAS DE TEIXEIRA DE FREITAS/BA[pic 4]
CURSO DE ENFERMAGEM
FERNANDA SANTANA DA SILVA[pic 5]
NICANOR ALVES COSTA FILHO
A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DO ENFERMEIRO DA ATENÇÃO BÁSICA AO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA MENTAL NO PSF DO MUNICÍPIO DE ITAMARAJU/BA
Projeto de pesquisa apresentado ao Colegiado de Enfermagem da
Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas, como pré- requisito de
Aprovação de Trabalho de Conclusão de Curso, para obtenção do
Título de Bacharel em Enfermagem.
Orientação: Profa. Brunela Coradi dos Santos
TEIXEIRA DE FREITAS/BA
2012
SUMÁRIO[pic 6]
1 INTRODUÇÃO 05
2 JUSTIFICATIVA 07
3 OBJETIVOS 08
3.1. Objetivo Geral 08
3.2. Objetivos Específicos 08
4 REFERÊNCIAL TEÓRICO 09
4.1. Histórico da Doença Mental 09
4.2. CAPS – Centro de Atenção Psicossocial 10
4.3. Atenção Básica 10
4.4. Inserção da Saúde Mental no PSF 11
4.5. Assistência da equipe do PSF em Saúde Mental 11
5 METODOLOGIA 13
5.1. Tipo de pesquisa 13
5.2. Local da pesquisa 13
5.3. Sujeito 13
5.4. Procedimento de coleta de dados 13
6.5. Análise 13
7 CRONOGRAMA 14
8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
ANEXO A 16
ANEXO B 17
ANEXO C 18
A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DO ENFERMEIRO DA ATENÇÃO BÁSICA AO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA MENTAL NO PSF NO MUNICÍPIO DE ITAMARAJU/BA
¹Fernanda Santana da Silva; Nicanor Alves Costa Filho;Brunela Coradi dos Santos
RESUMO: Este artigo tem por finalidade aborda como o enfermeiro da atenção básica presta serviço a um portador de deficiência mental no PSF, uma vez que o centro de referência seria o CAPS. Desta forma ao longo do texto iremos discutir os vários aspectos de atendimento com ambos profissionais de seus respectivos campos. O objetivo é identificar ações de enfermagem descritas na literatura que contribuem para a um melhor atendimento a esses pacientes, uma vez que se deve ter um entrosamento em ambos as unidades. Também iremos descrever os dois conjuntos e seus recursos para um melhor atendimento ao paciente e visualizar a possível capacitação para os profissionais e inserção no programa de saúde da família.
Palavras-Chave: enfermagem; transtorno mental; PSF; CAPS.
ABSTRACT: This article aims to address how nurses provide primary care services to a patient with mental disabilities in the PSF, since the reference center would be the CAPS. Thus throughout the text we will discuss the various aspects of care with both professionals in their respective fields. The goal is to identify nursing actions described in the literature that contribute to better care for these patients, since it should have a rapport on both units. We will also describe the two sets and resources for better patient care and visualize possible training for professionals and inclusion in family health program.
Key-Words: nursing; mental disorder; PSF; CAPS.
[pic 7]
1 INTRODUÇÃO
A Doença Mental consiste na angústia psíquica que um indivíduo vive desviando o seu comportamento do que é julgado comum pela sociedade. Pode ter como agente causal qualquer fator que acometa o sistema neurológico, sejam fatores genético; sócio psicológicos; doenças físicas; uso de drogas alucinógenas e álcool e fatores estressores situacionais. Os transtornos mentais são classificados como transtornos leves ou severos e podem ser tratados por clínicos gerais ou profissionais especializados no assunto, a depender da classificação e gravidade da doença.
Estudos epidemiológicos dedicados a essa problemática revelam um número significante de pessoas com transtornos, sendo que muitas vezes nem são conscientes da situação em que se encontram ficando sem a assistência necessária.
A doença mental desde antes de Cristo já recebia uma atenção diferenciada, era vista como um problema para a família, o doente era reduzido restritamente à deficiência. Sua origem era atribuída a diversos fatores, desde castigo de deuses, bruxaria e feitiçaria à doença dos humores, tratada através de exorcismos, purgações, sangrias e tratamento de choque que foi julgado moderno até algumas décadas.
...