A Prevenção Suicídio
Por: CintiaBomfim • 29/5/2019 • Seminário • 484 Palavras (2 Páginas) • 183 Visualizações
Suicídio
Pessoas de todas as idades, dentre eles homens, mulheres, crianças, adolescentes e idosos, todos os dias em algum lugar alguém tira sua vida, comete suicídio.
A angustia, a tristeza e o desespero a ponto de não suportar mais, o sofrimento físico, emocional cada dia mais intenso torna a vida sem graça e um fardo pesado a se levar.
A dor configura algo difícil e incomunicável de expressar, mesmo que estando rodeado de pessoas, porem sente que ninguém consegue de fato entender o que se passa, e tudo fica sem graça, sem sentido, onde a única vontade é de fechar os olhos e acordar em um lugar diferente onde tudo aquilo que o afligia não exista mais.
“Não aguento mais” “não quero mais viver” essas são algumas das muitas frases que pessoas dizem para de alguma forma buscar um socorro e as vezes não é interpretada a tempo para se prestar algum socorro e ajuda a quem precisa.
Muitos motivos podem levar uma pessoas ao suicídio, dentro desse vasto tema podemos citar algumas razões
Depressão – O pior e mais lamentável resultado dessa doença, muitas vezes silenciosa é o suicídio, onde as estatísticas mostram que esse índice cresce mais a cada dia.
Muitos problemas de origem psicológica, biológicas e sociais podem culminar em depressão, onde acontecem desequilíbrios químicos no cérebro, diminuindo a sensação de bem estar, caracterizado de uma sensação persistente de tristeza e uma série de outros sintomas emocional, físico, resultando em total desinteresse em viver, é não conseguir encontrar uma alternativa para resolver aquele problema que tanto atormenta e muitas vezes esse problema não é percebido, nem tratado com a seriedade que precisa, e muitas vezes não é resolvido apenas com medição necessitando de uma série de tratamentos.
Esse sentimento de tristeza profunda que o indivíduo muitas vezes não consegue sair, termina no suicídio, para o fim da dor e tristeza q existia.
É muito amplo a influência da depressão no suicídio, tendo a doença como ponto de partida a tristeza, angustia, causados por diferentes aspectos tais como psicológicos, sociais, financeiros, familiares, de relacionamento com o meio e com o eu interior.
Problemas com Drogas e Alcoolismo –O uso excessivo de álcool e drogas partindo também do pressuposto da depressão, aumentam significamente o risco ao suicídio, pessoas que buscam refúgio em nesses produtos para alcançar sensações de prazer criam a dependência perdendo o controle da situação e da vida, porem quando o as drogas e o álcool não são mais capazes de saciar o vício, constantemente leva o indivíduo ao desespero terminando em suicídio.
Bullying- Pode ocorrer em todas as faixas etárias, e diferentes lugares, porém a incidência entre crianças e adolescentes é maior, normalmente é direcionado a alguém com intuito de constranger, humilhar e atacar, principalmente aqueles que por algum motivo não consegue se proteger, o que leva ao estado de incapacidade, ansiedade, causando alterações comportamentais, depressão e suicídio.
...