A Prática Laboratório
Por: Carlabarroso • 23/12/2023 • Monografia • 890 Palavras (4 Páginas) • 70 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Curso bacharelado em enfermagem
CARLA REIS BARROSO
Produção Textual de Prática de Campo
SAÚDE DA MULHER
SANTA LUZIA
2023
[pic 3]
CARLA REIS BARROSO
Produção Textual de Prática de Campo
Produção Textual de Prática de Campo (PTI) apresentado ao Curso de Enfermagem como requisito parcial de aprovação na disciplina: Saúde da Mulher
Preceptor: José Nilton
Polo: Unopar Santa Luzia
Santa Luzia
2023
Sumário
- Introdução 4
- Desenvolvimento………………………………………………………………………….5
2.1 Procedimentos realizados……………………………………………………………….5
- Considerações Finais ………………………………………………………………………7
- Referencia bibliografica…………………………………………………………………….8
- INTRODUÇÃO
O presente relatório visa evidenciar as conclusões das observações realizadas nas aulas de prática em laboratório, da disciplina Saúde da Mulher, realizadas no laboratório situado no anexo da Unopar, em Santa Luzia Minas Gerais
As aulas foram ministradas pelo professor José Nilton, onde foram apresentados e realizados os cuidados na saúde da mulher com prática realizada através de simulação com os manequins da instituição.
Em prática de laboratório foi adquirido o conhecimento teórico e prático sobre atendimento a partos normais e cesárias, atendimento à puérpera e acompanhamento durante o pré natal.
Dentro da temática foi apresentado os cuidados de enfermagem através do atendimento de acolhimento, consultas de enfermagem, acompanhamento da gestante e do bebê (pré- natal e puericultura), planejamento familiar, exames preventivos, grupo de educação em saúde e o planejamento familiar.
A estratégia da Saúde da família está dentro da atenção primária voltada à saúde, por motivo, representa a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre suas características tem-se a atenção integral, equânime e continua promovendo a qualidade de vida da população e intervindo nos fatores que possam pôr em risco a saúde do indivíduo (BRASIL,2019).
- DESENVOLVIMENTO
2.1 Procedimentos realizados
As aulas práticas dentro do laboratório foram realizadas individualmente e em grupo com o acompanhamento do professor José Nilton. Assim foi possível exercer as simulações de uma atividade de enfermagem em uma Maternidade e/ou Unidade Básica de Saúde, nos departamentos de sala de pré-parto, pós-parto e centro cirúrgico. Atuando com as possibilidades de: visita no pré e pós operatório, verificação de SSVV, ausculta de BCF, exame físico na gestante, parto natural, cuidados pré e pós parto , consulta de enfermagem e evolução de enfermagem.
A finalidade da prática em laboratório e para que em prática em campo o enfermeiro possa desenvolver não apenas a compreensão das teorias estudadas durante a graduação, mas também a aplicabilidade e a reflexão sobre a prática que se iniciou neste momento, contribuindo não só com a formação do acadêmico, mas também desenvolvendo as habilidades necessárias que são relevantes para intervenções que possibilite a transformação da sociedade e a contribuição com a cidadania (EVAN E OLIVEIRA, 2017).
A assistência pré-natal é o primeiro passo para parto e nascimento humanizados. O conceito de humanização da assistência ao parto pressupõe a relação de respeito que os profissionais de saúde estabelecem com as mulheres durante o processo de parturição (Ministério da Saúde, 2000)
2.2 Discussão de caso
Na aula prática em laboratório realizada no anexo da Unopar Santa Luzia, não foi realizada nenhum caso real a se apresentar, outrora realizamos simulações como descrita abaixo:
A.C.S.P, 24 anos, assistente de qualidade, relacionamento estável, renda mensal de 2 salários mínimos, mora em casa alugada com 5 cômodos, banheiro interno, luz e água encanada, 2 moradores, responde a orientações verbais, consciente , auto orientada e alopsiquicamente, 1° dia P.Ó parto cesária, com queixas: cefaléia, desconforto respiratório, algia pélvica, alimentação normal.
Ao exame físico, apresenta mamas sem alterações, involução uterina compatível com o periodo pós parto, abdômen flácido, lóquios rubros em pequena quantidade sem odor, ferida pós operatória com ausência de sinais flogísticos, MMIISS íntegro e simétricos, SSVV: T: 36,6° C, P: 86 bpm, FR: 28 irpm, PA: 110x80 mmhg.
Diagnóstico de Enfermagem (NANDA) | Intervenção de Enfermagem (NIC) |
Risco para baixa autoestima situacional | Monitorar as declarações de autovalorização do paciente; • Determinar a confiança do paciente no próprio julgamento; •Encorajar o paciente a identificar os pontos fortes; • Reforçar os pontos positivos pessoais identificados pelo paciente. |
Adesão ao regime terapêutico | • Acompanhar e aconselhar a paciente; •Obter dados sobre adesão ao regime terapêutico; •Avaliar plano de cuidado; •Contratualizar adesão. |
...