A SAÚDE DO IDOSO
Por: eika • 11/6/2018 • Dissertação • 360 Palavras (2 Páginas) • 235 Visualizações
Página 1 de 2
Enfermagem na saúde do idoso
A legislação de Enfermagem diz que é imprescindível, a implantação da SAE em serviços em geral que compõe de serviço de enfermagem. Logo, a resolução COFEN 358/2009 fala sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a inserção do Processo de Enfermagem em ambientes coletivos ou exclusivos em que há atenção, responsabilidade e competências do profissional de enfermagem.
Art. 2º O Processo de Enfermagem ordena-se em cinco passos inter-relacionadas, interdependentes e assíduos:
- Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) - é nesse momento que o enfermeiro interage com o paciente, almejando dados para que estes possam da norte a sua prática. A coleta de dados é uma fase essencial, pois é por meio dessa etapa, que o enfermeiro chegará a identificar os diagnósticos de enfermagem, e assim poderá estruturar o plano assistencial.
- Diagnóstico de Enfermagem – Depois da coleta dos dados, os enfermeiros procuram dentro desses dados, problemas que possam ser atendidos pela a enfermagem, esses problemas são chamados de diagnósticos de enfermagem.
- Planejamento de Enfermagem – É o momento em que o enfermeiro fará o plano de cuidados, onde serão levados em considerados os diagnósticos de enfermagem que são prioritários, e que necessitam de uma resolução mais rápida, assim como também definir quais são os resultados esperados.
- Implementação – Essa etapa está intimamente relacionada com as etapas anteriores, para que ela seja bem executada, deve-se ter feito uma boa investigação, ter uma precisão diagnóstica, e de um plano de cuidado devidamente bem elaborado
- Avaliação de Enfermagem – Essa é a última etapa da SAE, é nesse momento que o enfermeiro avalia se os cuidados prescritos conseguiram atingir os resultados esperados. A avaliação é a determinação das respostas do paciente às prescrições de enfermagem e a extensão em que os resultados foram atingidos. Através da avaliação, o enfermeiro pode responder algumas perguntas, como por exemplo: os diagnósticos de enfermagem eram exatos? Os diagnósticos de enfermagem foram resolvidos? As necessidades de enfermagem do paciente foram atendidas? As prescrições de enfermagem devem continuar ser revisadas ou ser interrompidas? Essas perguntam são importantes, pois subsidiará o enfermeiro a mudar ou não o plano de cuidados.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com