A SISTEMATIZAÇÃO DE ENFERMAGEM
Por: Stella Cardoso • 3/10/2022 • Exam • 1.047 Palavras (5 Páginas) • 135 Visualizações
PROFº ELIANE BUENO ALVARENGA AVELINO
ALUNO: ANDRÉ AUGUSTO DE ALMEIDA
SISTEMATIZAÇÃO DE ENFERMAGEM
28/05/22 - A.C.M 82 Anos, brasileiro, branco, casado, funcionário público aposentado, evangélico, natural de Lagarto, 1,70m e 80Kg. Com diagnóstico médico de depressão, ansiedade e infarto no miocárdio. Refere ter sido submetido a uma cirurgia de ponte safena há 2 anos. Refere que logo após um ano depois da cirurgia apresentou quadro depressivo. Nega outras doenças. Desconhece alergias medicamentosas. Apresenta antecedentes familiares de diabetes, hipertensão e cardiopatias. Ingestão hídrica em média 3 litros. Alimentação hipocalórica, com baixa aceitação. Não possui hábitos de etilismo ou tabagismo. Relata sono constante. Refere evacuação irregular e sem alterações urinárias. Reside com sua esposa, casado há 30 anos. Refere recusar visitas e atividades sociais. Relata ser ansioso e sentir medo e gosta de isolar-se. Não pratica atividades físicas, pois não gosta. Refere que apresenta episódios de confusão e acredita ver coisas estranhas. Na realização da entrevista pôde-se obter os seguintes dados:
Medicações de uso continuo:
- Sustrate(10mg) - 1 vez ao dia;
- Ictus(12,5mg) - 1 vez ao dia;
- Sinvastatina(20mg) - 1 vez ao dia;
- Natrilix(1,5mg - 1 vez ao dia);
- Captopril(25mg) - 2 vezes ao dia;
- Somalgin(100mg) - 1 vez ao dia;
- Aldactone(25mg) - 1 vez ao dia;
- Zargus(1mg) - 1 vez ao dia;
- Rivotril(2,5mg) - 2 vezes ao dia;
- Maxapran(20mg) - 2 vezes ao dia;
Ao exame físico geral:
Faceis de expressão calma, serena. PA: 98x61 mmHg, saturação de oxigênio 95%, temperatura axilar 36ºC e frequência respiratória 22 rpm, em repouso sentado em poltrona, comunicativo, orientado no tempo e espaço, pele corada, com turgor preservado, queixava-se de gases, encontrava-se em dieta oral, hábito urinário preservado e intestinal alterado há dois dias. Sono e repouso constantes.
Ao exame físico sistematizado:
Couro cabelo íntegro, limpo, nariz sem coriza visivelmente íntegro, orelhas íntegras sem presença de sujidades, lábios úmidos, mucosa oral corada, dentição completa, língua saburrosa, com boa higiene. Pescoço: sem gânglios palpáveis, bócio, movimentos.
Ausculta pulmonar:
MV (+) sem ruídos aéreos; Ausculta cardíaca: RCR em 2T, sopro em foco mitral;
Membros Superiores e Inferiores:
Normal (integridade, rede venosa, ausência de manchas, micoses e escabioses...)
Tórax e Pulmões:
Simétrico expansibilidade torácica bilateral, ausculta pulmonar com murmúrios vesiculares fonéticos.
Abdômen:
Abdômen globoso, sem dor à palpação, ruídos hidroaéreos presentes.
DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM
→Estilo de vida sedentário relacionado à falta de interesse caracterizado por escolhe uma rotina diária sem exercício físico.
Resultado esperado:
O paciente apresentara melhora no sedentarismo na segunda semana de atividade física.
Prescrição de Enfermagem:
Orientar o paciente a realizar atividades físicas pelo menos 30 minutos três vezes por semana.
→ Nutrição desequilibrada: menor que as necessidades corporais evidenciado à falta de interesse na comida, relacionado a fatores psicológicos.
Resultado esperado:
O paciente apresentara melhora no seu quadro clinico nas primeiras horas depois da intervenção medicamentosa segundo prescrição medica.
Prescrição de Enfermagem:
Administrar polivitaminico conforme prescrição medica.
Orientar o paciente diminuir o sal e gordura na sua dieta, aumentar a ingestão de líquidos, nutrientes, fibras e evitar bebidas alcoólicas.
→ Padrão de sono prejudicado evidenciado a capacidade funcional diminuída.
Resultado esperado:
Paciente apresenta melhora na qualidade do sono, demonstrando mais disposição e um estado e alerta mais efetivo.
Prescrição de Enfermagem:
Promoção do conforto físico, controle do ambiente, evitando barulhos e interrupções do sono desnecessárias. Orientar a desenvolver atividades visando o restabelecimento de uma rotina na vida do idoso, e que possibilitem a regulação dos ritmos circadianos contribuindo na melhoria do padrão de sono
→ Interação social prejudicada evidenciado no relato familiar de mudança na interação, relacionado a isolamento terapêutico.
Resultado esperado:
Melhora no convívio social, desenvolvimento de atividades em grupos e realização e atividades prazerosas
Prescrição de Enfermagem:
Encorajar atividades sociais. Encorajar a partilha de problemas comuns com outras pessoas. Auxiliar o paciente a aumentar a percepção dos pontos fortes e as limitações na comunicação com os outros. Solicitar e ter expectativas de comunicação verbal. Encaminhar o paciente a grupo ou programa de desenvolvimento de habilidades interpessoais.
...