A Saúde do Idoso
Por: cristine Gomes • 4/9/2018 • Trabalho acadêmico • 1.054 Palavras (5 Páginas) • 375 Visualizações
[pic 1]
1°. Período de Enfermagem
Cristine Gomes
Luíza Pimentel
Monique Silva
Rogério Gomes de Sousa
Sharlene dos S.Bernardi de Sousa
TRABALHO DE SAÚDE COLETIVA
Pesquisa a Clínica da Família
Perguntas Feitas nas duas Clínicas Visitadas, A Aderson Fernandes – “Filoca” seguirá o relatório e a Renato Rocco tem Vídeo Explicativo gravado por Luíza Pimentel.
- Como é formado a Equipe Multidisciplinar da clínica?
- Como é dividido o atendimento da Clínica?
- Qual a quantidade de pessoas cadastradas nessa unidade?
- A clínica tem estrutura para atender toda a população? E medicamentos?
- Caso não tenha atendimento específico, o paciente é encaminhado a outra unidade?
- Quais são as campanhas para a prevenção de saúde?
- As crianças atendidas estão no padrão de crescimento e desenvolvimento?
- Em caso de alguma violência observada, qual a estratégia da equipe para a mudança do quadro?
- A equipe de saúde atua fora do posto? Se atua, em qual situação?
- Nos últimos 2 anos, qual patologia mais cresceu e a que mais caiu?
- Com o aumento das patologias HAS e DM, o que está sendo feito para estabilizar esse crescimento?
- Como são as condições de trabalho em relação aos funcionários? Estão satisfeitos com a clínica? Estão recebendo seus salários em dia? O quadro de funcionários é suficiente?
- Qual o tempo de espera para o atendimento?
- Qual a exigência para ser atendido?
- Quanto tempo demora para o paciente conseguir ser consultado por uma especialização?
- Quanto tempo leva para o paciente obter os resultados dos exames como: exames laboratoriais, RX, ressonância...
Foi feito pesquisa em duas Clínicas da Família, a Aderson Fernandes – “Filoca” e a Renato Rocco, Localizadas em Honório Gurgel e Jacaré, respectivamente.
[pic 2]
[pic 3]
Na Aderson Fernandes fomos atendidos pela enfermeira Vanessa que nos mostrou a unidade, nos informou q a unidade não Possui NASF, a equipe consta com Médico, Enfermeiro, Dentista, Técnico de Enfermagem e Agente de saúde.
A clínica é divida por territórios, são 4 territórios, Agenor Porto, Teófilo Mesquita, Cajatuba, Safiras; tem um total de 11.932 pacientes cadastrados.
[pic 4]
Agenor Porto (3.082 pacientes), Teófilo Mesquita (3.056 pacientes), Cajatuba (2.846 pacientes) e Safiras (2.948 pacientes).
A clínica atende toda a população, porém com um atendimento não tão satisfatório. Sempre tem medicamento sim para atender aos pacientes, os médicos prescrevem exatamente o que a clínica tem disponível no momento, já que tem pacientes bem carentes. Essa clínica não é localizada dentro da comunidade, somente um território dela que pega algumas comunidades, e acaba que tal território é o que mais adoece, por falta de conhecimento, prevenção e promoção de saúde.
Na clínica é feito o atendimento básico e para tal atendimento tem estrutura, quando o paciente, ao realizar algum exame, é diagnosticado por algum agravo, é cadastrado no SISREG (Sistema de Centrais de Regulação), e fica no aguardo da fila andar e ser chamado.
Eles fazem campanhas todos os meses, porém as mais fortes são as de Vacinação, Outubro Rosa e Novembro Azul.
Ao perguntarmos sobre casos violência contra a mulher, idoso ou criança, fomos informados os maiores casos são de maus tratos a idoso e a crianças especiais, a enfermeira nos falou que tiveram um caso a pouco tempo, em que fizeram visita domiciliar a uma criança especial, onde foi encaminhada para começar um determinado tratamento, a mãe não levou a criança, então na próxima visita domiciliar a médica falou que o tratamento era por etapas e que precisavam ser seguidas, como não houve interesse da mãe, a médica precisou fazer um laudo, e fazer Notificação por maus tratos e a mãe acabou perdendo a guarda da criança.
...