A SÍNTESE SOBRE O DOCUMENTÁRIO SiCKO – S.O.S SAÚDE
Por: Guilherme Machado • 30/8/2019 • Resenha • 277 Palavras (2 Páginas) • 356 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE ENFERMAGEM
Guilherme Castro Machado
SÍNTESE SOBRE O DOCUMENTÁRIO SiCKO – S.O.S SAÚDE
Santa Maria, RS
2019
No documentário SiCKO – S.O.S Saúde, é possível evidenciar os diferentes tipos de realidade existente nos sistemas de saúde espalhados pelo planeta. Essa evidenciação é feita, principalmente, utilizando-se de um comparativo entre os Estados Unidos – país cujo possuí um sistema de saúde domado pelas rédeas do capitalismo –, e países tanto de primeiro mundo, como a França e Inglaterra, quanto de terceiro, exemplo de Cuba, que possuem uma saúde acessível a qualquer classe social existente na sociedade.
É notório que a forte presença que o capitalismo exerce no sistema de saúde dos norte-americanos acaba por afetar camadas sociais menos abastadas, visto que estes por não possuírem condições de arcar com as despesas médicas são privados de atendimentos que, por muitas vezes, poderiam salvar a vida do indivíduo em questão.
Também é demonstrado no documentário que a importância do lucro é superior ao bem-estar do indivíduo para os hospitais e companhias de seguro dos EUA, cujo são instituições que deveriam prezar ao máximo pela saúde de sua sociedade. Essa prioridade de maximizar os ganhos em cima de pessoas desesperadas por cuidados médicos vitimiza milhares de pessoas, tendo uma boa parte destes casos sendo fatais. Como aconteceu com um homem que possuía câncer de rim e lhe foi negado um potencial tratamento efetivo com transplante de medula óssea. O mesmo acabou falecendo algum tempo após a negativa.
Visto isso, é indubitável que um sistema de saúde pública e de qualidade, ao contrário de um sistema com caráter lucrativo, é indispensável para uma boa qualidade de vida da população.
...