A TEORIA DE ENFERMAGEM
Por: Winkeduarda • 30/5/2019 • Dissertação • 705 Palavras (3 Páginas) • 590 Visualizações
TEORIA DE ENFERMAGEM
Teoria geral dos Sistemas / Ser humano unitário – MARTHA ROGERS
Martha Elizabeth Rogers nasceu em Dallas, Texas, em 1914, vindo a falecer em Nova Iorque, em março de 1994, com 80 anos. Graduou-se enfermeira em 1937 com especialização na área de saúde coletiva, contribuiu ao longo de sua vida com periódicos de enfermagem, publicou livros e ministrou diversas palestras sobre enfermagem e saúde.
INTRODUÇÃO
Estudar a Ciência do ser Humano Unitário de Rogers é um ato fascinante e complexo pela forma como a teorista conduz seu modelo teórico.
Este trabalho fará uma breve abordagem relacionada à teoria de Martha Rogers baseando-se na definição de enfermagem e conceitos teorizados por ela.
PRECEITOS E BASES
Rogers acreditava que devemos conhecer a história da humanidade e da enfermagem para podermos apender a evoluir, criando novas técnicas e aperfeiçoando as práticas existentes.
A enfermagem deve ser humanista e humanitária (dedicada a preocupação compassiva, a prevenção da doença e reabilitação dos enfermos e incapacitados), que o ser humano está em constante troca com o meio ambiente e que o individuo é um todo unificado.
Com base em conhecimento de várias áreas desenvolveu em 1970 sua teoria o que ela denominou de sistema aberto para a enfermagem baseando-se na teoria geral dos sistemas.
A teoria de Rogers contem 5 grandes pressupostos e a partir deles criou-se alguns princípios para serem usados na enfermagem, porém a complexidade pode ser uma limitação ao uso desta teoria. Contêm 4 blocos constituintes.
Quais são esses pressupostos?
OS PRESSUPOSTOS DE ROGERS
1º - O ser humano é um todo unificado, possuindo uma integralidade individual e manifestando características que são mais diferentes que a soma das partes.
O indivíduo é indivisível e totalmente integrado ao ambiente sem que possa ser reduzido simplesmente a órgãos e células, interagindo com o universo, energias e o seu meio circundante.
2º - O indivíduo e o ambiente estão continuamente trocando matéria e energia um com o outro.
O ambiente pode ser definido como um campo de energia irredutível, pandimensional, e integrante do ser humano e amos trocam energias.
3º - O processo de vida dos seres humanos evolui irreversível e unidirecionalmente ao longo de uma sequência de espaço e tempo.
O indivíduo não pode voltar a ser algo que previamente fora.
4º - Os padrões identificam os seres humanos e refletem sua totalidade inovadora.
A identificação dos indivíduos e o reflexo de sua totalidade são padrões de vida, permitindo e o ritmo e o dinamismo.
5º - O indivíduo é caracterizado pela capacidade de abstração, visualização, linguagem e pensamentos, sensações e criação.
De todas as formas de vida na terra apenas os humanos são seres pensantes, conscientes, criativos que se expressam, percebem
...