TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tuberculose Pulmonar

Por:   •  27/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.469 Palavras (6 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 6

Tuberculose Pulmonar

A tuberculose pulmonar é uma doença infecciosa causada pelas bactérias do complexo Mycobacterium Tuberculosis ou Bacilos Koch em humanos, também pode causar tuberculose as bactérias Mycobacterium Bovis a Africanum e a Micote, agentes da tuberculose em animais podendo ser transmitidas para os humanos. (Márcia Seiscento, Sidney Bombarda, 2009)

 A tuberculose acomete principalmente os pulmões mais também pode se disseminar por todo o organismo, dando origem as formas extrapulmonares da doença, entre elas entre elas estão a pleura, a meningite, a ganglionar, a óssea, a renal e a oftálmica. (Márcia Seiscento, Sidney Bombarda, 2009)

Transmissão

A transmissão ocorre através do ar por gotículas de saliva contendo bacilos expelidos pela fala, espirro ou tosse, de uma pessoa infectada sendo assim aspiradas por outros indivíduos. O tabagismo, alimentação ruim, falta de higiene, alcoolismo e baixa imunidade são agravantes para a doença, portanto deve se evitar locais fechados e com muitas pessoas aglomeradas, que é onde na maioria dos casos ocorre a transmissão. (Márcia Seiscento, Sidney Bombarda, 2009)

Sintomas

A infecção pode ser silenciosa em alguns pacientes, mas na maioria deles a tuberculose causa, tosse seca a mais de duas semanas, dor torácica, febre baixa, cansaço, emagrecimento sem esforço, rouquidão, palidez, falta de apetite e em casos mais graves apresentam colapso do pulmão, dificuldade de respiração, tosse com grande quantidade de sangue e pus e ainda o acumulo de pus na pleura. (Márcia Seiscento, Sidney Bombarda, 2009)

Diagnóstico

Para se confirmar o diagnóstico da tuberculose são realizados exames específicos dentre outros estão a radiografia do tórax, a baciloscopia também chamada de exame de escarro para a detecção das micobactérias, e a cultura de escarro que detecta o crescimento das micobactérias e os testes de sensibilidade que é feito para verificar resistência da Mycobacterium tuberculosis aos antibióticos. (Márcia Seiscento, Sidney Bombarda, 2009)

Tratamento

O tratamento é feito com medicamentos antibióticos que eliminam as bactérias que provocam a doença. O tratamento pode durar de seis meses a dois anos para que se chegue a cura. O paciente tem sinais de melhora cerca de duas semanas após o início do tratamento.(http://www.scielo.br/pdf/jbpneu/v43n6/pt_1806-3713-jbpneu-43-06-00472.pdf)

Referências:

Márcia Seiscento; Sidney Bombarda Clinica Medica. Vol. 2 Editora Manole,2009 São Paulo 528 à 539p. Lido em 12/10/2018.                

http://www.scielo.br/pdf/jbpneu/v43n6/pt_1806-3713-jbpneu-43-06-00472.pdf

Resfriado

O resfriado é uma infecção viral aguda, menos grave e mais frequente do que a gripe, seus sintomas são bem parecidos. Podendo ocorrer em qualquer época do ano, o resfriado comum é mais imprevisto nos períodos de clima frio, em que o vírus e mais resistente. Durante o frio, é comum que as pessoas se reúnam e permaneçam mais tempo em ambientes fechados, o que também poderia facilitar a transmissão da doença. (Maria, Paloma, Adriana, 2015.)

Transmissão

O vírus do resfriado entra no corpo pelas mucosa dos olhos, boca e nariz. O vírus pode se espalha em pequenas gotículas invisíveis no ar quando o doente tosse, espirra ou fala. Também pode acontecer pelo contato manual com a pessoa que está resfriada ou por objetos contaminados, tais como toalhas, utensílios de cozinha, brinquedos e telefones. (Maria, Paloma, Adriana, 2015.)

Sintomas

Os sintomas mais comum do resfriado duram em média sete dias e são: tosse, coriza nasal, perda de apetite, dor de cabeça, dor de garganta, mal-estar geral e febre. A febre é mais rara em adultos e mais comum em crianças. A coriza nasal tende a ser transparente, esverdeada ou esbranquiçada. Em geral as regiões mais afetadas são o nariz e a garganta. (Maria, Paloma, Adriana, 2015.)

Diagnóstico

O diagnóstico é bem rápido e fácil feito por meio de observação clínica com base nos sintomas, sendo muitas vezes desnecessário visitar um médico. Se os sintomas do resfriado durarem mais do que 7 dias, consulte um médico, pois você pode ter algo mais sério. (Maria, Paloma, Adriana, 2015.)

Tratamento

O tratamento pode ocorrer através de remédios que não necessitam de receita médica, como os analgésicos e os antitérmicos, esses remédios apenas amenizam os sintomas fazendo com que a pessoa se sinta melhor. Adote medidas como repouso, lavar as narinas com soro fisiológico, manter-se aquecido, beber bastante líquidos e uma boa alimentação, aumente o consumo de alimentos com vitamina C.  (Maria, Paloma, Adriana, 2015.)

Prevenção

A melhor maneira de prevenir o resfriado é evitar lugares fechados com muitas pessoas, uma vez que a enfermidade é transmitida pelo ar. Lavar sempre as mão para evitar a contaminação direta, evitar o fumo, evitar ficar tomando antibióticos, use sempre lenços de papel, mantenha uma alimentação balanceada. (Maria, Paloma, Adriana, 2015.)

Referências

Maria Isabel Silva; Paloma Mansini Basso; Adriana Brunstein, Guia prático de saúde – Doenças Respiratórias 1ª Edição Editora Eureka, 2009 São Paulo 08 e 09p. Lido em 25/10/2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com