A Ética na Enfermagem
Por: Biavgn • 5/4/2023 • Trabalho acadêmico • 1.995 Palavras (8 Páginas) • 98 Visualizações
[pic 1]
Sorocaba
17/03/2023
[pic 2]
Código de ética profissional da enfermagem.
Bianca Vieira,
Clauciliene Brazil,
Cristiane Leite,
Maristela Rodrigues.
Professora; Enf.ª Selma Mota
Sorocaba
17/03/2023
Sumário
- Introdução ....................................................................pág. 04
- Resumo ........................................................................pág. 04
- Valores éticos ..............................................................pág. 05
- Três cuidados na enfermagem ..................................pág. 06
- Três princípios éticos..................................................pág. 07 a 09
- Direitos e deveres fundamentais na enfermagem ....pág. 10
- conclusão......................................................................pág. 11
- bibliografia.....................................................................pág. 11
- Introdução
Muito se é discutido, quando o assunto é ética. No entanto , iremos focar na ética profissional, que é essencial para que os funcionários de maneira geral convivam melhor e construam um ambiente pautado em respeito, colaboração, justiça e harmonia.
Cada empresa ou ramo possui códigos de ética diferentes, mas com o mesmo intuito de fazer prevalecer o respeito e integridade; na área da enfermagem não é diferente existem códigos de ética que devem ser seguidos, de forma a zelar tanto o profissional, quanto o paciente.
Ter uma conduta ética vai além de seguir regras. Essa é uma forma de construir relações respeitosas, o que resulta em um ambiente de trabalho saudável.
- Resumo
No decorre deste trabalho desenvolvido em grupo iremos apresentar em suma, um resumo sobre o código de ética na enfermagem, dando exemplos de como agir e tratar paciente, como ter um ambiente de trabalho saudável em relação ao convívio profissional, apresentando os direitos e deveres do profissional da área de enfermagem, os cuidados com paciente , os valores e princípios éticos também, além é claro de apresentar os direitos e deveres do profissional da área de enfermagem.
- Valores éticos
Os valores éticos representam e nos orientam de maneira geral, dando exemplos de alguns princípios para o nosso convívio social.
A ética nasce da compreensão de que se as ações de um individuo afetam diretamente a outro, essas ações podem afetar para o bem.
Os valores éticos são resultado de um conhecimento construído com base na reflexão sobre as ações humanas e na determinação de princípios que movem as boas ações.
A partir da construção da vida em sociedade, os seres humano tornam-se capazes de avaliar as ações como boas ou más, benéficas ou nocivas, egoístas ou altruístas.
Esta capacidade humana de julgar as ações, tornam-se capazes dedefinir princípios gerais que podem orientar as ações em vista do bem. E esses princípios são chamados de valores éticos.
Ou seja, os valores éticos são todas as qualidades universais que um grupo social acredita serem favoráveis as relações entre seus membros.
- Três cuidados na enfermagem
- Sigilo;
O código de ética da enfermagem estabelece, que o profissional precisa manter sigilo sobre fato de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional. A exceção fica para os casos previstos em lei ou por determinação judicial, ou, ainda, mediante a autorização por escrito da pessoa envolvida ou de seu representante legal.
- Respeito na assistência;
O enfermeiro deve exercer seu trabalho sem discriminação de qualquer natureza. Tem também a obrigação de respeitar a autonomia do paciente ou de seu representante legal em relação à sua saúde, ao conforto, ao bem-estar e ao tratamento.
Esse respeito deve ocorrer, até mesmo, em relação a decisões sobre cuidados que o paciente não deseja receber quando estiver incapacitado de expressar suas vontades .
Na assistência, é dever do profissional respeitar o pudor, a privacidade e a intimidade do indivíduo.
- Segurança do paciente;
É dever do enfermeiro prestar assistência à coletividade em situações de emergência, epidemia e catástrofes quando convocado, sem se utilizar desses eventos para pleitear vantagens pessoais.
O profissional deve se responsabilizar pelas faltas e pelos erros cometidos durante as atividades por imperícia, imprudência ou negligência, mesmo que tenham sido em trabalho de equipe, desde que haja sua participação ou que ele tenha conhecimento prévio do ocorrido.
O Código de Ética da Enfermagem exige, ainda, que ele comunique aos órgãos criminais os casos de violência doméstica e familiar contra mulher adulta e capaz. O profissional deve ter essa conduta nos casos de risco à comunidade ou à vítima, mesmo que não haja autorização, mas com conhecimento prévio da pessoa envolvida.
- Três principios éticos
- Autonomia;
A autonomia profissional do enfermeiro corresponde à realização de ações de enfermagem por meio da utilização de habilidades, conhecimentos e atitudes para tomar decisões e resolver situações no seu espaço de atuação.
A palavra autonomia pode ser definida como “direito de um indivíduo tomar decisões livremente; independência moral ou intelectual”. A autonomia na Enfermagem significa a prática de profissionais que utilizam conhecimentos, habilidades e competências, e desta maneira, tomam decisões e resoluções no seu espaço de atuação.
...