ADESÃO AO TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DA HA SISTÊMICA ANÁLISE DE UM GRUPO DE HIPERTENSOS
Por: Carol Antonio Junior • 30/10/2018 • Projeto de pesquisa • 1.555 Palavras (7 Páginas) • 282 Visualizações
QUESTÕES PESQUISA QUALITATIVA
1) COMO SE REALIZA COLETA DE DADOS EM PESQUISA QUALITATIVA?
ETAPAS PARA A COLETA DE DADOS:
1-Elaborar questões gerais que servirão como orientação para que se possa explorar o significado da experiência social para os indivíduos estudados.
2-Colher dados, por meio de observações e entrevistas com pessoas que experimentam ou experimentaram o fenômeno investigado.
3-Agrupar os depoimentos em clusters de significados
4-Reunir estas informações grupais em unidades maiores para que se possa ter uma descrição geral da experiência interativa.
5-Discutir como a análise assim estruturada pode ajudar a gerar uma melhor compreensão da essência do fenômeno.
Na coleta de dados em pesquisa qualitativa, o pesquisador é o instrumento, as variáveis não são medidas, e tal coleta é efetuada em ambientes naturais. Suas principais ferramentas são: biografias, documentos, registros, grupos focais, entrevistas, observação, anotações e diário de campo.
BIOGRAFIAS: individual ou coletiva. O pesquisador precisa obter dados aprofundados a respeito de como tais indivíduos enxergam suas próprias vidas; é importante ter diversas fontes (inclusive "testemunhas") e juntá-las adequadamente, além de ter habilidade para atingir os aspectos mais profundos dos biografados/entrevistados; análise tanto holística como pelas partes; contextualização e cronologia; as histórias ("textos de campo") podem ser de vida ou de experiência.
DOCUMENTOS/REGISTROS: individuais ou grupais. São úteis para o pesquisador conhecer os antecedentes. Podem ser: documentos escritos (certidões, cartas, diários, relatórios, e-mails, palestras, declarações, etc); materiais audiovisuais (fotos, vídeos, páginas da internet, etc); artefatos (roupas, utensílios, tumbas, computadores, etc); arquivos pessoais; documentos organizacionais (memorandos, relatórios corporativos, etc); registros em arquivos públicos.
GRUPOS FOCAIS: espécie de entrevistas em grupos pequenos ou médios (de 3 a 10 indivíduos), onde os participantes conversam informalmente entre si, lideradas por um especialista em dinâmicas de grupo. O objetivo aqui é gerar e analisar a interação entre os participantes, verificando e comparando como os significados são construídos em grupo (ao contrário das entrevistas que têm foco nas narrativas individuais mais detalhadas).
ENTREVISTAS: são flexíveis (o início e o final não são predeterminados); a ordem das perguntas se adapta aos entrevistados; geralmente episódicas; o ritmo e a direção são compartilhados entre o entrevistador e o entrevistado; valorização do contexto social para interpretação de significados; caráter mais amistoso e na linguagem do entrevistado; as questões são neutras e abertas, visando obter opiniões e experiências detalhadas.
OBSERVAÇÃO: é investigativa, indo além da simples "visão". Explora ambientes e contextos; descreve comunidades (atividades, atores e seus significados); compreende processos, vínculos e padrões socioculturais; identifica problemas e gera hipóteses para estudos futuros.
ANOTAÇÕES E DIÁRIO DE CAMPO: representam os dados e informações coletados pelo pesquisador durante a realização de sua pesquisa qualitativa. Difere do diário de análise, que tem a função de documentar o procedimento de análise e as reações do próprio pesquisador frente ao processo como um todo.
2) QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICO UTILIZADOS EM PESQUISA QUALITATIVA NA ÁREA DA SAÚDE?
TEORIA FUNDAMENTADA: proposta por Barney Glaser e Anselm Strauss, em 1967, baseada sobretudo no interacionismo simbólico. Tem como objetivo desenvolver uma teoria baseada em dados empíricos e que pode ser aplicada a áreas específicas. Também conhecida como substantiva ou de médio porte. São de natureza "local" (ligadas a uma situação e contexto específico), e sua idéia básica é que as proposições teóricas surgem dos dados obtidos na pesquisa (mais do que de estudos anteriores). Trata-se do procedimento que gera a compreensão de um fenômeno. Outros representantes: Sandín (2003), Draucker (2007) e Creswell (2009).
DESENHOS ETNOGRÁFICOS: objetivam descrever e analisar crenças, ideias e significados de grupos/culturas/comunidades, segundo Patton (2002) e McLeod e Thomson (2009). Pesquisam grupos ou comunidades que compartilham uma cultura. Podem ser amplos e abranger a história, a geografia e diversos subsistemas (educacional, político, econômico) de um determinado sistema social. Também oferecem um"retrato" dos eventos cotidianos. Implica a descrição e interpretação profundas de um grupo social ou cultural. Outros representantes: Álvarez-Gayou (2003) e Creswell (2009).
...