TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ABORDAGENS BÁSICAS PARA O CONTROLE DO CÂNCER

Por:   •  31/8/2017  •  Resenha  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UniAGES

Centro Universitário

Bacharelado em Enfermagem

ISAC CARVALHO BIZERRA

ABC DO CÂNCER: ABORDAGENS BÁSICAS PARA O CONTROLE DO CÂNCER.

Fichamento apresentado no curso de Enfermagem da UniAges, como  um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina de Biologia Celular e Histologia , no II período, sob a orientação do professor Daniel Delgado Queissada.

Paripiranga

Agosto de 2017

ALENCAR, José Gomes. ABC do câncer: Abordagens básicas para o controle do câncer. 2.ed.rev.e atual. - Rio de Janeiro: Inca, 2012.

1. CITAÇÕES DIRETAS:

“O crescimento das células cancerosas é diferente do crescimento das células normais. As células cancerosas, em vez de morrerem, continuam crescendo incontrolavelmente, formando outras novas células anormais”. (p.18)

“O processo de formação do câncer é chamado de carcinogênese ou oncogênese e, em geral, acontece lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa se prolifere e dê origem a um tumor visível”. (p.22)

“O câncer pode surgir em qualquer parte do corpo. Alguns órgãos são mais afetados do que outros; e cada órgão, por sua vez, pode ser acometido por tipos diferenciados de tumor, mais ou menos agressivos”. (p.30)

“Os cânceres de pulmão, estômago, próstata, cólon e reto e mama aparecem entre as cinco maiores causas de mortalidade por câncer na população brasileira”. (p.44)

“O risco de câncer, em uma determinada população, depende das condições sociais, ambientais, políticas e econômicas que a rodeiam, bem como das características biológicas dos indivíduos que a compõe”. (p.51)

Qualquer ação ou medida de RASTREAMENTO ou método de DIAGNÓSTICO PRECOCE só terá sucesso na redução das taxas de mortalidade e morbidade por câncer se as lesões precursoras de câncer ou os casos de câncer diagnosticados em estágio inicial forem tratados e acompanhados de forma adequada. (p.67)

“As ações de controle do câncer não se restringem à prevenção, à detecção precoce, ao diagnóstico ou ao tratamento, mas envolvem também os cuidados paliativos”. (p.72)

Como cada tipo de câncer possui sua própria história natural de doença, as linhas de cuidado exigirão um fluxo assistencial do que deve ser feito, em termos de cuidados assistenciais e encaminhamentos, para atender às necessidades de saúde, de acordo com as possibilidades de se intervir no processo de evolução da doença. (p.82)

Na prática, o controle de qualquer doença depende muito da promoção à saúde, prevenção, detecção precoce, tratamento e assistência direta aos pacientes, que é realizada pelos profissionais em saúde, comprometidos com a ética da saúde e com a defesa da vida, seja do indivíduo ou da população, nos diversos tipos de serviços de saúde. (p.86)

A maioria dos danos do DNA é decorrente de erros que acontecem durante a reprodução da célula normal. Quando uma célula normal sofre um dano no seu DNA, ela repara esse dano ou morre. As células cancerosas nem reparam o dano do seu DNA, nem morrem, como deveriam. Em vez disso, essas células cancerosas se dividem e formam novas células com o mesmo tipo de DNA, isto é, ocorre uma mutação. (p.107)

2.TEXTO DISSERTATIVO:

Milhares de vezes por dia, a todo momento, as células do corpo humano multiplicam-se através de um processo natural. Este processo consiste no crescimento, multiplicação e morte ordenada das células. Porém células cancerosas são diferentes das normais, em vez de morrerem, continuam crescendo sem controle, o que forma mais células novas anormais. Sendo assim, o câncer consiste na perda de controle na divisão celular e capacidade de invadir as estruturas orgânicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (115 Kb)   docx (38.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com