TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS VITAMINAS E MINERAIS

Por:   •  5/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 5

FERRO

O ferro é um metal importante no metabolismo de todos os organismos vivos e exerce várias funções orgânicas. Atua como um carreador de oxigênio dos pulmões para os tecidos, através da hemoglobina (nos eritrócitos), onde se concentra a maior parte do ferro corporal, e da mioglobina (nos músculos), como um transportador de elétrons dentro de células e como parte integrante de importantes sistemas enzimáticos em vários tecidos.

Em adultos 1 mg/dia de ferro é suficiente para manter o balanço corporal positivo, em alguns casos essa quantidade é maior, por exemplo, para as mulheres em idade fértil, é necessário aproximadamente 1,5mg/dia, devendo considerar que mulheres com fluxo menstrual mais intenso precisam absorver maiores quantidades dos minerais.

Outro período que necessita de mais ferro é a fase final da gestação, em que a necessidade de ferro absorvido oscila entre 4 e 5 mg/dia.

A maior parte do ferro consumido pela alimentação está na forma não-heme ou férrica ( Fe³+). Para ser absorvido, o ferro férrico primeiramente precisa ser solubilizado pelo ácido clorídrico estomacal e reduzido à forma ferrosa (Fe² +), por compostos como ácido ascórbico ou por uma ferrirredutase.

As substâncias que afetam negativamente a absorção do ferro não heme, incluem fitatos e outros fosfatos de inositol, compostos fenólicos de alguns alimentos que se ligam ao ferro (exemplos: Chá, Café, chocolate, algumas pimentas e a maioria dos vinhos tintos), cálcio e proteínas de soja. As melhores fontes deste mineral, por possuírem maior proporção da forma heme, são as carnes vermelhas, principalmente fígado e outras vísceras (rim e coração); carnes de aves, de porco, de peixes e mariscos.

A deficiência de ferro, ou seja, anemia ferropriva, é definida como uma condição em que a concentração sanguínea de hemoglobina apresenta-se abaixo dos níveis considerados normais, em razão da carência de um ou mais nutrientes essenciais, independente da causa. Sendo muito mais prevalente em comparação com as demais. Os principais sintomas relacionados á essa anemia são: redução da produtividade no trabalho e da capacidade de aprendizado, retardo no crescimento, apatia, perda de habilidade cognitiva, baixo peso ao nascer e mortalidade perinatal.

O organismo não possui mecanismos pra remover o excesso de ferro (hemocromatose), que pode provocar um acumulo perigoso desse mineral em alguns tecidos. Nesses casos, pode-se observar hepatomegalia, desenvolvimento de diabetes melito, hipogonadismo, artrite e doença coronariana grave. O acumulo toxico de ferro pode ocorrer em casos de ingestões muito altas do mineral, principalmente associado ao álcool, que aumenta a absorção. E também por uma enfermidade autossômica recessiva chamada hemocromatose hereditária, caracterizada pelo deposito sistêmico de ferro no organismo. Os indivíduos com excesso de ferro tem a pele cor de cinza- azulada ou metálica. O acumulo pode gerar, ainda o envelhecimento precoce devido ao acumulo de radicais livres nas células.

FLÚOR

O flúor é um elemento químico altamente reativo, a absorção deste, depende muito dos compostos em que ele é fornecido: 25% do F das soluções aquosas é absorvido no estômago, o restante quase todo no intestino delgado. Os níveis de F na saliva são similares ás concentrações no sangue; Os rins são o principal órgão excretor.

Devido à baixa disponibilidade de F nos solos e rochas, o teor dos alimentos tende a ser muito baixo. O camarão e outros crustáceos, assim como a carne e os laticínios, têm mais chances de contribuir para a ingestão de fluoreto. O chá preto contém cerca de 1 mg de F de fácil disponibilidade por litro. As ingestões recomendadas (4 mg/dia para homens e 3 para as mulheres) incluem todas as fontes, alimentos, suplementos e água potável. Sem a fluoração da água potável e da pasta de dente, as ingestões reais seriam de 0,1 a 0,5 mg/dia, ou seja, muito abaixo dos valores recomendados. Nenhum sintoma de deficiência tem sido observado na presença desses níveis.Uma vez que é difícil determinar as ingestões reais, as ingestões adequadas, baseiam-se nos níveis que fornecem proteção máxima contra cáries, sem causar efeitos colaterais graveis.

A suplementação de fluoreto é importante,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com