ATRIBUTOS DO ENFERMEIRO NA ATENÇÃO BÁSICA
Por: 290491 • 14/9/2021 • Trabalho acadêmico • 350 Palavras (2 Páginas) • 130 Visualizações
OS ATRIBUTOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE (APS)
A Atenção Primária à Saúde tem como atributos essenciais a atenção no primeiro contato, a longitudinalidade, a integralidade e a coordenação, como atributos derivados a orientação familiar e comunitária e a competência cultural.
A Longitudinalidade é a existência de uma fonte regular de atenção e seu uso ao longo do tempo, independente da presença de problemas específicos relacionados à saúde ou do tipo de problema. Um exemplo desse atributo é: A Puericultura, onde mensalmente até 1 ano de idade as crianças são regularmente acompanhadas na UBS.
A Integralidade leque de serviços disponíveis e prestados pelo serviço de atenção primária. Um exemplo desses serviços são: O EMAD, SASF, CAPS, hospitais, clínicas, procedimentos externos e outros.
A Coordenação pressupõe alguma forma de continuidade seja por parte do atendimento pelo mesmo profissional, seja por meio de prontuários médicos, ou ambos, além do reconhecimento de problemas abordados em outros serviços e a integração deste cuidado no cuidado global do paciente. Um exemplo: Paciente portador de Diabetes Mellitus, necessita do acompanhamento médico, das consultas de enfermagem, do atendimento no programa do AMG e dependendo das condições, as avaliações com equipe Nasf.
A Orientação familiar efetiva quando: o alcance da integralidade fornece uma base para a consideração do indivíduo dentro de seus ambientes; a avaliação das necessidades para a atenção integral considera o contexto familiar e sua exposição a ameaças à saúde. Um exemplo é: O acolhimento, as visitas domiciliares e a escuta qualificada em grupos.
A Orientação comunitária destaca-se que as necessidades relacionadas à saúde das pessoas ocorrem em um contexto social; a percepção dessas necessidades frequentemente requer o conhecimento da realidade social. Um entendimento das características de saúde na comunidade e dos recursos disponíveis fornece uma forma mais extensa de avaliar as necessidades, do que uma abordagem baseada apenas nas interações com os pacientes ou com suas famílias. Um exemplo são: Grupos de planejamento familiar, saúde mental, tabagismo entre outros.
Uma prática de saúde culturalmente segura é caracterizada por ações que reconhecem, respeitam e alimentam a identidade cultural única de um povo e atendem às suas necessidades, expectativas e direitos.
...