Atividade Referente à Disciplina Enfermagem em Ginecologia
Por: adl123 • 4/11/2021 • Trabalho acadêmico • 735 Palavras (3 Páginas) • 227 Visualizações
[pic 1]
RA :8028283
Atividade de Portfólio
Atividade Referente à Disciplina Enfermagem em ginecologia, obstetrícia e saúde da mulher, sobre orientação da Prof.ª Danielle Monteiro Vilela.
POLO
Boa vista /RR
01 de novembro de 2020
Projeto de pratica
Descrição do Projeto:
Imagine uma consulta de pré-natal em uma Unidade de Saúde, observando os cuidados de enfermagem que são realizados e as orientações que devem ser feitas ás gestantes.
Após, descreva as condutas de enfermagem que foram realizadas.
Foi explicada a importância da assistência no pré-natal: que tem como o objetivo principal de garantir uma gestação segura, com o mínimo possível de riscos e intercorrências, tanto para a gestante quanto para o feto. Para isso, ocorre o monitoramento constante da saúde da mãe e da criança durante todo o processo de gravidez e garantir o nascimento de um bebê sadio.
Dessa forma, os seguintes aspectos foram abrangidos por essa rotina como:
Acolhimento: foi estabelecida uma relação entre os profissionais da saúde envolvidos na assistência pré-natal e a gestante. Essa relação foi apoiada na confiança e no respeito mútuo, através da criação de um vínculo importante entre a mãe.
Primeira Consulta
A primeira consulta e foi um momento de grande importância, pois além de outros fatores, essa consulta estabelece o contato inicial da gestante com o enfermeiro. Esse contato foi essencial para a criação e manutenção de um pré-natal de qualidade, baseado nos princípios da confiança e do respeito. Devido à importância e à quantidade de informações que foi trocada durante essa consulta.
Além disso, também foi o objetivo da primeira consulta: definir as condições de saúde da mãe e do bebê, determinar a idade gestacional e planejar toda a rotina para o acompanhamento do pré-natal. Também foi essencial a discussão da frequência e também deve ocorrer o agendamento das próximas consultas pré-natais, bem como sobre as condutas a serem adotadas em cada consulta como: registro do peso materno, medida da altura uterina, aferição de pressão arterial, ausculta dos batimentos cardíacos do feto, rotina dos exames de ultrassonografia e também de exames.
Anamnese da primeira consulta
Foi realizado o registro dos dados de identificação da paciente, tais como: nome, idade materna, etnia, profissão, estado civil, religião, nacionalidade, naturalidade e procedência. e importante ressaltar que essa etapa de identificação possui grande importância para a avaliação de possíveis fatores de risco para a gestante.
Hipertensão, disfunções hormonais, anemias, cardiopatias, doenças pulmonares, casos de neoplasias, acometimentos psiquiátricos, distúrbios gastrointestinais entre outras anormalidades;
Realizado o Histórico ginecológico: tratamentos ginecológicos e cirúrgicos anteriores, utilização de contraceptivos e a data do último exame colpocitológico.
Determinação da paridade da gestante: foi feito a “data provável do parto” (DPP).
Foi realizada a medida da altura de fundo uterino (AFU). O “zero” da fita métrica foi colocado sobre a sínfise púbica e o marco da altura uterina foi apoiado no fundo uterino.
Realizado a ausculta dos BCF. O Estetoscópio de Pinard foi capaz de detectar os BCF a partir da 16ª semana de gestação. Já o Sonar Doppler foi capaz de detectá-los a partir de 9 a 12 semanas. Foram utilizados os dois modelos, devido o acompanhamento do estudo.
...