Atividade de pesquisa
Por: Leda Rodrigues • 19/8/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.028 Palavras (5 Páginas) • 499 Visualizações
O PROCESSO DE HUMANIZAÇAO NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
INTRODUÇÃO
O cuidar não só alivia um desconforto como auxilia na cura de uma doença, também busca ir além, absorvendo o significado mais amplo: o cuidado como uma forma de expressão, de relacionamento com o outro ser e com o mundo, enfim, como uma forma de viver plenamente (WALDOW, BORGES, 2010).
Na à área da saúde, o ponto de humanização surge como um princípio vinculado ao modelo dos direitos humanos, expressos individualmente e socialmente. A fonte dos princípios da humanização pode ser buscada na Declaração Universal dos Direitos dos Seres Humanos, promulgada em 1948 pelas Organizações das Nações Unidas que se juntam nas noções de dignidade e igualdade do homem. (Barbosa, G.C; Meneguim, S.; et al, 2013).
Os profissionais da saúde e o Estado devem tratar o paciente como um ser humano com compreensão dos direitos básicos, apesar da dificuldade de alguns profissionais ainda não compreender, claramente, a humanização do processo de trabalho e sentem-se pouco valorizados dentro do ambiente hospitalar. (WALDOW, BORGES, 2010).
.
O conceito de humanização foi estabelecido com o princípio de dois programas de saúde no setor público, pelo Ministério da Saúde Brasileiro; em 2001 foi estabelecido o Programa de Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar em 2002 foi à vez da implantação do Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento, porém em 2003, o ministério da saúde implanta a (PNH) Política Nacional de Humanização na busca de levar assistência humanizada aos usuários do SUS, ( Barbosa, G.C, Meneguim, S.; et al, 2013).
.
No processo de humanização na assistência de enfermagem o trabalhador e estimulado a participar ativamente do processo de construção de uma proposta de humanização, ou seja, é preciso auxiliá-lo a tomar consciência da realidade, do seu estado existencial e de sua própria capacidade para transformá-la. Sabe-se que, para humanizar a assistência não basta investir em equipamentos e tecnologias e que o tratamento é mais eficaz quando a pessoa é acolhida, ouvida e respeitada pelos profissionais de saúde. Em contrapartida e necessária à humanização das condições de trabalho destes profissionais, a sobrecarga de funções e de atividades, muitas vezes com jornada dupla ou tripla de trabalho, geradoras de estresse físico e emocional, pode ser irônico e efetivamente desumano, Os funcionários que se sentem respeitados e valorizados pela instituição prestam um atendimento mais eficiente. ( FONTANA, R.T.2010).
A enfermagem é uma profissão de muitas técnicas e cuidados, mas o maior desafio está no aprender a escutar, acolher o outro, partilhar o momento, aprender com o outro, ser coerente, sorrir, criar harmonia, não rotular, atender prontamente e acima de tudo ser apaixonada pelo que faz. e com reflexão, tomando de consciência a modificação de si próprio, e da equipe, tendo em vista sua humanização e a humanização do meio em torno de si e compreender o significado desse processo. ( FONTANA, R.T.2010).
Nesta pesquisa o problema e definir como ocorreu o processo de humanização na assistência de enfermagem?
O processo de humanização na assistência e enfermagem e o objeto principal desta pesquisa.
O objetivo e identificar como ocorreu todo o processo de humanização na enfermagem, e em que momento e como ele foi inserido no cotidiano dos profissionais de saúde.
Assim o assunto abordado se justifica na intenção de auxiliar aos profissionais de saúde a tirar qualquer duvida sobre o surgimento da assistência humanizada na enfermagem é desenvolver o sentido do Ser humano no contexto globalizado, mostrando que deve ser ético sem impor seu poder simbólico no cuidar.
...