ENFERMAGEM
Por: liginhaalisson • 1/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.808 Palavras (8 Páginas) • 459 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
“RELATÓRIO CIENTÍFICO”
Relatório Científico desenvolvido sob os objetivos de se buscar: aprofundamento de conhecimentos a respeito das tecnologias aplicadas à Saúde; abordar o aprendizado de se confeccionar relatórios científicos; e desenvolver habilidades de trabalho em equipe. Apresentado à Disciplina de Humanização na Assistência, do 1º Semestre do Curso de Graduação em Enfermagem pela Faculdade Anhanguera de Sorocaba, 2013.
Prof. Christiane Mari Toda Araujo
Disciplina de Humanização na Assistência
Curso de Graduação em Enfermagem
Faculdade Anhanguera de Sorocaba
Sorocaba
Maio
2013
SUMÁRIO
1. FUNDAMENTOS TEÓRICOS ACERCA DO CUIDADO E A RELAÇÃO ENTRE ENFERMAGEM E O PROCESSO DE CUIDAR ................................................... 04
2. A POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO DA ATENÇÃO E GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) ...............................................................
08
3. FORMAÇÃO PROFISSIONAL E HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE ........................ 09
1.FUNDAMENTOS TEÓRICOS ACERCA DO CUIDADO E A RELAÇÃO ENTRE ENFERMAGEM E O PROCESSO DE CUIDAR
Antigamente os hospitais eram considerados abrigo para pobres e doentes sem as mínimas condições de atendimento em suas casas,mas era necessário, pois recebiam o devido cuidado que era feito por religiosas e leigas.
Até o século XVIII, os doentes eram tratados em hospitais sobre péssimas condições pois não tinha profissionais qualificados e as doenças infectocontagiosas se espalhavam a cada instante.
E para a qualificação do mesmo os da classe mais humilde acabavam sendo usados para experiências que resultava em conhecimentos sobre as doenças, enquanto isso os riscos eram tratados nos seus lares.
A Enfermagem começa a atuar, então Florence Negtingale é convidada para trabalhar na guerra junto aos soldados feridos, ela lutou muito pela profissão.
No século XIX começa a ser elaborada estratégias para o bem estar do cidadão e com isso a visão do hospital mudou.
A profissão Enfermagem ganhou respeito e reconhecimento pela importância do trabalho, pois requer muita responsabilidade pelo fato de se tratar de vidas, o cuidado acima de tudo, a responsabilidade é diária, o profissional tem que oferecer a melhor condição no cuidado com o paciente.
A Enfermagem se baseia no cuidar, apesar de alguns profissionais ter a ideia de tratar,colocando todo seu conhecimento apenas na doença,cometendo assim uma falta grave, contra os princípios da enfermagem.
Mais temos os profissionais que se diferenciam pois tem como objetivo o cuidar com dignidade, respeito.
O Enfermeiro de forma coerente deve fazer com que toda equipe de enfermagem esteja em espírito de equipe, abandonando metas individuais e sim todos em um só objetivo que é cuidar do paciente com excelência e ter uma visão abrangente.
A Enfermagem, desde seus primórdios, vem acumulando um corpo de conhecimentos técnicos empíricas e hoje desenvolve teorias relacionadas entre si que procuram explicar estes fatos à luz do universo nacional.
A enfermagem pretende alcançar o desvelamento de um ser, o ser humano (individuo,família,comunidade ) como este é, por sua própria definição, adota por objetivo de atuação, assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, esta relação profissional e de responsabilidade para com estes fatores de Enfermagem.
Todo cuidado de Enfermagem é preventivo,curativo e de reabilitação, prestada ao ser humano e não a sua doença ou desequilíbrio, ela respeita e mantém a unicidade,autenticidade e a individualidade do ser humano.
A partir desses conhecimentos foram supostas três categorias as quais davam sequência à um processo de cuidados com portadores da doença: o cuidar, pratica do cuidar- cuidado e promoção da saúde.
Isso nos orienta sobre as responsabilidades que o enfermeiro deve realizar,alertando as mudanças que ocorrerá no comportamento do paciente com sua família, orientando à respeito de hábitos, alimentações saudáveis, atividades físicas, a importância do bem estar do paciente e o ambiente em que ele deve residir.
Portanto o profissional de Enfermagem só é capaz de atuar quando ele tem a grande capacidade de se colocar no lugar do outro.
Um enfermeiro em seu cotidiano, constantemente passa a vivenciar dois conceitos em sua trajetória hospitalar, conhecidos como o "cuidar" e o "tratar". Muitas das vezes esses processos são considerados como um único significado, porém tais conceitos não devem ser confundidos.
Se observarmos o processo de "cuidar" e o de "tratar" atenciosamente, podemos perceber que o "cuidar" é algo onde se exige uma atenção mais minuciosa e continua ao paciente; enquanto o "tratar" é quando o enfermeiro busca por meios de cuidados específicos, reparar o órgão danificado e consequentemente a cura do enfermo.
Outras diferenças que podemos identificar são as atitudes e o comportamento de um enfermeiro durante o processo de cuidado do paciente; observamos que os enfermeiros que tratam tem como um único foco a enfermidade, utilizando técnicas, orientando e curando o paciente de possíveis dúvidas e receios acarretados pela doença. Já os enfermeiros que cuidam tem como objetivo passar confiança ao paciente, valorizando-o como um ser único e orientando-o psicologicamente e emocionalmente, prestando um serviço eficiente e de qualidade.
Diante disto, podemos notar a grande importância do comportamento de um enfermeiro em sua prestação de cuidados de enfermagem, visto que tais atitudes podem diferenciar-se de um enfermeiro que cuida ao um enfermeiro que trata, buscando sempre melhorar em seus pontos fracos e se aperfeiçoar cada dia mais.
Em um caso de um portador de doença crônica cardíaca, o processo de cuidar
...