ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA
Por: megsr • 2/6/2018 • Trabalho acadêmico • 1.113 Palavras (5 Páginas) • 306 Visualizações
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO
PORTFÓLIO
ESTÁGIO CURRICULAR: ENFERMAGEM NA
ATENCÃO BÁSICA
Docente: Profª Drª Débora Falleiros de Mello
Discente: Meg Regina Mendes Barbosa da Silva
Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem
Ribeirão Preto 2012
RESULTADOS:
A equipe de Saúde do Núcleo da Saúde da Família trabalha para a promoção e prevenção da saúde no contexto da Atenção Básica, e desta forma a equipe produz saúde dentro do âmbito bio-psico- social, olhando para o indivíduo de forma integral, visando a qualidade de vida da população atendida.
O serviço realizado pela equipe produz acesso (acolhimento), resolução (na própria unidade ou através de encaminhamentos), qualidade de vida (grupos), informação (educação continuada), imersão a realidade (visita domiciliar) e levantamento das necessidades de saúde (visita domiciliar e discussão de caso de família). Tem-se como desafio principal o trabalho interdicisplinar, em vez do simples encaminhamento de problemas para especialistas. A ideia é que as dificuldades e soluções sejam discutidas e propostas por toda a equipe, para que haja também visão e resolução ampliada dos problemas.
O produto da assistência prestada representa muito a situação de saúde da população, pois a produção de trabalho surge a partir das necessidades da população e do vínculo estabelecido entre a unidade e seus usuários. Percebo empatia por parte dos funcionários, valorização da escuta e esforço em dar a melhor resolutividade para a situação trazida pelo usuário, fatores estes fundamentais para o fortalecimento do vínculo a meu ver.
Durante todo esse período de oportunidade para aprendizagem que tive no Núcleo 4, pude me envolver com o processo de trabalho da enfermagem e também da unidade realizando:
- Consultas de enfermagem (puericultura, GO, e pré natal);
- Coleta de citologia;
- Participação em grupos;
- Participação das reuniões administrativas;
- Realização de Visitas Domiciliares com Enfermeira, auxiliar de enfermagem e ACS;
- Alimentação dados do SIAB;
- Educação continuada;
- Discussões de família, levantamento das necessidades de saúde;
- Acompanhamento da visita do PMAC;
- Aferição PA e glicosometria;
- Acolhimento;
- Administração de medicações;
- Coleta de sangue domiciliar;
- Processo de organização da unidade (matérias e parte administrativa);
- Requisição de material, envio de malotes;
- Reuniões com ACS;
- Encaminhamento e agendamento de consulta;
Atividades estas que me deram oportunidade do desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e competências para a realização de ações do serviço de saúde na área da Atenção Básica, considerando as políticas de saúde e o cuidado integral ao indivíduo e família, o que contribui para um aprendizado significativo. Além da articulação da teoria e prática, percebi a ligação do conhecimento adquirido durante toda a graduação e a integração deste conhecimento às praticas de gerenciamento e assistência de enfermagem.
Para o desenvolvimento e envolvimento durante o estágio observei o quanto o conhecimento se faz necessário para que se haja a articulação entre teoria e prática, e embora tenha tido pouco tempo para estudar, devido a grade horária cheia, acredito que pude me desenvolver de forma significativa para minha formação.
Além do conhecimento acredito que habilidades e o pensamento clínico foram fundamentais para identificar anormalidade durante as consultas de enfermagem e para uma tomada de decisão eficaz com discussão de casos junto a outros profissionais.
O envolvimento com o estágio proporcionou ainda um olhar sobre a gestão do serviço e da equipe diante do forte papel de líder que o enfermeiro exerce, vejo que cada uma das experiências vividas contribuiu com minha formação profissional.
A partir das vivências que tive foi possível identificar algumas problemáticas e refletir sobre as mesmas. Pontos identificados:
Pacientes faltosos: que pode estar relacionado ao esquecimento dos pacientes ou falta de entendimento dos mesmos sobre a proposta de prevenção e promoção à saúde. Isso me faz pensar na importância de conscientizar os usuários sobre a importância de hábitos preventivos.
Indisponibilidade de agendamentos: devido a área de abrangência ser grande, estamos com o problema de falta de vagas agendadas para consulta médica até dezembro desse ano, o que prejudica a assistência. Teremos duas equipes de saúde na Unidade, porém ainda aguardamos a chegada da nova enfermeira e do novo médico, assim teremos mais vagas de atendimento.
Número de consultas eventuais: elevado número de pacientes que buscam atendimento eventual, devido a um comportamento de procurar o serviço apenas quando estão “doentes” e nesse momento devido também ao fato de não termos vagas para consultas agendadas.
...