ESTAGIO CURRICULAR
Por: OCICLEAPIETRA • 29/8/2017 • Trabalho acadêmico • 2.921 Palavras (12 Páginas) • 393 Visualizações
Introdução
O Estágio foi realizado no S.P.A E Policlínica DR. Danilo Corrêa no período 01 de Maio até 06.10.14 , supervisionado pela enf º Erizene Lima. Foram observados os paciente que foi apresentado no prontuário, pela patologia que o mesmo apresenta (Erisipela Bolhosa), à entrevista foi importante para coletar os dados do paciente que foi elaborado pelo grupo de estudos de sistema de enfermagem.
Paciente M.B.M.S., sexo feminino, 58 anos, nº do registro/prontuário 152468, reside na rua flores do campo, nº 345, Bairro Cidade de Deus, cidade Manaus/AM, nacionalidade Brasileira, estado civil casada, mãe de 2 filhos, nível de escolaridade ensino fundamental incompleto, ocupação Dona de casa, moradia própria. queixando dor no membro inferior esquerdo (MIE), (SIC) com febre e náuseas há 05 dias, LOTE, eupneica, funções fisiológicas (+), paciente hipertensa, faz uso de captopril (2x/dia) e hidroclorotiazida (1x/dia), procurou atendimento médico e recebeu uma dose de Penicilina Benzatina. Devido à piora do quadro e do estado geral, a paciente procurou esse hospital em busca do serviço de saúde. Nega Diabetes Mellitus. Realizou duas cirurgias prévias: Varicectomia (retirada de varizes) em 2003 e Laqueadura Tubária em 2011. Nega alergia medicamentosa. Durante o exame físico verificou-se comprometimento do estado geral. Ao MIE observa-se edema, rubor e calor presentes. Apresenta lesão em cicatrização no pé esquerdo. Paciente evolui com bolhas drenando secreção serosa
História clínica
O paciente refere que há 1 mês começou apresentar edema no lado esquerdo da face. Na ocasião , procurou assistência médica no serviço público da cidade de Manaus . Ao consultar com o clínico geral , este diagnosticou como celulite facial , foi orientado a tomar antibióticos e hidratar-se com maior “ frequênqucia’. No primeiro dia de internação(26/09) Afebril 36.1ºC , Normotenso 120x80 , PA 120X80. O paciente é hipertenso, nao tem antecedentes familiar com a doença, ralata que o convivio com a familía é frequente e que gosta de passear no final de semana com á familía e que não pratica nenhuma atividade física .
Avaliação do Estado Geral ( Exame Físico)
Estado Geral: Bom, orientado no tempo e no espaço , mucosa oral normal, normotensão 36.1º C , PA 120x80 ,Pulso 60 bpm, Estado nutricional: acima do peso normal.O paciente é normal, não apresentava anormalidade no autocuidado de higiene corporal. Apresenta alterações no lado esquerdo do rosto . Não apresenta dificuldade na sua locomoção, hábito alimentar encontra-se, prejudicado por apresentar alterações no cárdapio,e relata episodios de insônia devido a não estar confortável com o ambiente hospitalar.
Cabeça: couro cabeludo limpo e bem distribuido,crânio sem anormalidades.
Pescoço: sem anormalidades, palpação da traquéia mole e palpavel.
Olhos: Visão normal pupilas Foto-reagente.
Pele/Tecido: lesões de pele e anasarca.
Ouvido : audição Normal.
Nariz: Sem anormalidades.
Boca: sem anormalidades mucosas hipocoradas.
Toráx: peito escavado,inspeção dinâmica, expansiblidade normal.
Aparelho respiratório: palpação sensiblidade, percurssão som claro pulmonar,
Auscultar Murmúrios vesicular.
Aparelho cardiovascular: ausculta bulhas normorítmicas, pulso normal.
Abdome: inspeção forma Globoso ,Condições da pele Normal, ausculta Ruidos hidroaéros normais,percurssão Sons maciço normais.
Membros inferiores:Palpação (Pernas,Joelhos e pés); Coloração da pele normal, fêmur, patela,tíbia,fíbula e calcâneo ressecado e rachado.
Membros superiores :Palpação(Braços e as mãos);clavícula- mobildade normal, escápula, úmero, ulna, rádio Sem anomalidades, valiação dos movimetos ativo.
Exames laboratoriais: hemograma completo, para investigar se há infecção.
Diagnóstico de enfermagem
1º Padrão de Sono prejudicado relacionada á interrupções da quantidade e da qualidade do sono, limitadas pelo tempo,decorrentes de fatores externos evidenciada por insônia.
2º Débito cardíaco elevado relacionada frêquencia cardíaca alterada evidenciada PA 160x90
3º Mobilidade física prejudicada relacionada á capacidade virar-se de um lado para o outro evidenciada por dor e edema.
4º Conforto prejudicado relacionada á falta de privacidade evidenciada incapacidade de relaxar.
5º Risco de contaminação relacionada por uso de cateter no acesso venoso.
Prescrições de enfermagem
1º Oferecer ao paciente um ambiente confortavel com travesseiros e lençois e á temperatura do local agradavel.
2º Aferir pressão arterial ,se houver alteração comunicar enfermeiro de plantão
3º Orientar os técnicos ajudar o paciente á se movimentar.
4º Proporcionar á melhor forma para que o paciente se sinta confortavel
5º Verificar higienização no local de acesso, se houver alterações comunicar enfermeiro de plantão.
Estudos dos aspectos fisiopatológicos (Celulite facial)
Celulite Facial é a inflamação celular, não possuí uma fisiopatologia certa , uma infecção aguda na derme e no tecido celular subcutâneo da pele, ou seja, nas camadas mais profundas. Ela pode ser causada por diversas bactérias, sendo o estreptococo. As bactérias que causam o problema são as gran-positivas e possuem esse nome por causa da coloração que recebem quando analisadas no microscópio. A face, porém, é um dos locais menos atingidos pela infecção, que acomete principalmente as pernas e braços, além de poder se espalhar pelo corpo todo. Todos os indivíduos podem desenvolver celulite facial a partir de um foco infeccioso na boca. indivíduos ou pacientes diabéticos e/ou imunodeprimidos são mais susceptíveis a desenvolver essa disseminação de uma infecção bucal.
Tratamento Medicamentoso
Tilatil (tenoxicam)
Apresentação de Tilatil
Nome do produto Tilatil
Nome genérico: tenoxicam
Formas farmacêuticas, vias de administração e apresentações
Comprimidos revestidos. Via oral. Caixa com 10 comprimidos revestidos.
Pó liofilizado 20 mg ou 40 mg. Via intravenosa ou intramuscular. Caixa com 1 frasco-ampola + 1 ampola de diluente (2 mL de água para injeção).
Uso adulto
Indicações
O tilatil está indicado para o tratamento inicial das seguintes doenças inflamatórias e degenerativas, dolorosas do sistema músculo-esquelético:
artrite reumatóide;
osteoartrite;
artrose
espondilite ,infecções extra-articulares, como por exemplo, tendinite, bursite, periartrite dos ombros (síndrome ombro-mão) ou dos quadris; distensões ligamentares e entorses;
gota aguda;
dor pós-operatória;
dismenorréia primária
...