ESTAGIO SUPERVISIONADO I NEOPLASIA MALIGNA DE PLEURA E PULMÃO
Por: cinaradesdevalle • 13/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.831 Palavras (12 Páginas) • 343 Visualizações
E.E. E. M. OTAVIO CARUSO BROCHADO DA ROCHA
CURSO TECNICO EM ENFERMAGEM
[pic 3]
ESTAGIO SUPERVISIONADO I
NEOPLASIA MALIGNA DE PLEURA E PULMÃO
IJUÍ, OUTUBRO
2014
[pic 4]
CINARA DAIANE WACHTER ATKINSON DESDEVALLE
NEOPLASIA MALIGNA DE PLEURA E PULMÃO
Estudo de caso apresentado a E.E.E.M Otavio Caruso Brochado Da Rocha como exigência parcial para obtenção do Titulo de Técnico em enfermagem.
Orientador: Sandra Del Frari
IJUÍ,OUTUBRO
2014
[pic 5]
SUMARIO
RESUMO
INTRODUÇÃO
1. ANAMNESE
1.1 EXAME FISICO
1.2 EXAMES COMPLEMENTARES
HISTORICO DO PACIENETE
PRESCRIÇÃO MÉDICA
RESULTADO DE EXAME DE IMAGEM RAIO –X
CA DE PLEURA E PULMÃO
2. DEFINIÇÃO
3. PRINCIPAIS SINTOMAS
4.COMO SE DESENVOLVE?
5. TIPOS DE CANCER DE PULMÃO
6. CAUSAS
7. DIGNÓSTICO
8.TRATAMENTO
9.PREVENÇÃO
10.CUIDADOS DE EMFERMAGEM
11.CONCLUSÃO
12.EVOLUÇÃO
13.BIBLIOGRAFIA
ANEXOS
[pic 6]
RESUMO
O câncer é uma doença crônica e progressiva que causa dor física, sofrimento emocional e espiritual intensos. Essa patologia quando diagnosticada em fase avançada, diminui a chance de sobrevida do paciente. De acordo com as estatísticas do INCA, o câncer é a segunda causa de morte no Brasil. No homem, o maior índice de mortalidade ocorre pelo câncer de próstata, pulmão e intestino; e nas mulheres pela doença na mama, colo de útero e também intestino. Esta pesquisa teve como objetivo destacar conhecimentos necessários para que o profissional de enfermagem utilize dos cuidados paliativos para oferecer assistência aos pacientes oncológicos terminais. A revisão da literatura utilizada tem caráter descritivo exploratório, utilizando-se de livros, artigos científicos e manuais do Ministério da Saúde, e demonstra que os altos índices de morbimortalidade do câncer remete à necessidade da assistência de enfermagem em cuidados paliativos, já que estes estão ligados diretamente ao paciente, inclusive em sua fase terminal. Dentro desse contexto deve-se respeitar a sua autonomia e dignidade, tratando-o de forma holística e humanizada, ressaltando a importância na comunicação estabelecida entre enfermagem, pacientes e familiares. A ênfase está no escutar mais do que falar, para ajudar o paciente a expressar seus sentimentos, compreendendo-o melhor. O enfermeiro deve aperfeiçoar suas habilidades técnico-científicas e na capacidade de percepção das necessidades do paciente terminal oncológico, de forma que consiga oferecer cuidados de enfermagem com qualidade.
INTRODUÇÃO
O pulmão é local freqüente de infecções, metástases e tumores benignos e malignos. Aproximadamente 90 a 95% dos tumores pulmonares são carcinomas broncogênicos, os quais se originam do epitélio brônquico. De um modo geral, o diagnóstico do câncer de pulmão (CP) é feito tardiamente diminuindo de maneira acentuada as possibilidades de cura. Uma das grandes dificuldades do diagnóstico precoce ocorre porque os pacientes não apresentam sintomas significativos no início da doença. Neste estágio, as principais queixas são tosse, fadiga e dispnéia. No entanto, estes achados são comuns em pacientes fumantes, camuflando o diagnóstico da neoplasia. O paciente geralmente procura por atendimento médico quando apresenta piora significativa do quadro, como anemia, perda de peso e em alguns casos com sangramento via oral. Neste momento, o tumor apresenta-se em estágio avançado tornando o prognóstico sombrio.
1. ANAMNESE
- IDENTIFICAÇÃO
Nome: H.W. Idade: 77 anos DN: 15.03.37
Profissão: Pedreiro Estado Civil: Solteiro Nº Filhos: 6
Naturalidade e Procedência; Palmeira das Missões Raça: Branca
- Queixa principal:
Dispnéia e algia torácica
- História pregressa, antecedentes familiares:
Não houve histórico familiar anterior.
- Doenças Crônicas;
Paciente relata não sofrer nenhuma doença.
- Medicamentos de uso continuo:
Paciente não faz uso de medicamentos contínuos.
- Cirurgias prévias:
Apendicectomia aos 19 anos.
- Alergias:
Não identifica alergias até o momento.
- Hábitos:
Relata não ser fumante nem etilista.
1.1 EXAME FISICO
ESTADO GERAL
➔ SINAIS VITAIS
...