ESTUDO DE CASO ENFERMAGEM
Por: Nando Lopes • 1/11/2018 • Trabalho acadêmico • 482 Palavras (2 Páginas) • 1.800 Visualizações
RESUMO
O trabalho tem como objetivo descrever o processo de enfermagem desenvolvido com base na teoria de Wanda Horta em pacientes internados na área de classificaçao amarela do hospital, com suas necessidades criticas e semi-criticas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, do tipo estudo de caso em enfermagem, realizado em um paciente internado no HRMS na cidade de Campo Grande no estado de Mato Grosso do Sul. Identificamos como necessidades: cuidados paliativos e atenção, e a partir das mesmas elaboramos os diagnósticos e intervenções de enfermagem, tendo como base a NANDA. Destacou-se a aplicabilidade do processo de enfermagem baseado nas “Necessidades Humanas Basicas” e a importância dos diagnósticos de enfermagem na prestação dos cuidados ao cliente.
Palavras-chave: Cuidados de enfermagem. Estudo de caso. Teoria de enfermagem.
1 INTRODUÇÃO
A área amarela deste hospital, se destina ao tratamento e cuidados de pacientes em estado crítico ou semi - critico, dispondo de uma infra-estrutura própria, recursos materiais específicos e recursos humanos especializados que, através de uma prática assistencial segura e contínua, busca o restabelecimento ou cuidado paliativo. O Enfermeiro é o líder da equipe de enfermagem e através da utilização da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), assegura uma prática assistencial adequada e individualizada. Os diagnósticos de enfermagem identificam a situação de saúde/doença dos indivíduos internados, resultando em um cuidado de enfermagem, fundamentado no conhecimento científico e pratica.
Compreende-se que, para que se tenha uma assistência de enfermagem adequada e individualizada é necessária a aplicação de uma SAE, baseada em uma teoria específica que seja do conhecimento dos profissionais que realizam o cuidado. Além disso, esta deve estar ajustada conforme a classificação e sistema de informação da instituição: relatórios de enfermagem, dentre outros. Isso se torna ainda mais complexo em se tratando de uma unidade onde os pacientes ali internados cujas funções vitais exigem maiores cuidados, além de existir um número considerável de procedimentos exclusivos do enfermeiro.
2 OBJETIVOS
Objetivo geral
Prestar assistência de enfermagem ao paciente Sr Antonio Jose do Nascimento, em atendimento pela rede básica de saúde no HRMS, tendo sofrido IAM não especificado.
Objetivos específicos
Aplicar as etapas do Processo de Enfermagem ao paciente Sr Antonio Jose do Nascimento, em atendimento pela rede básica de saúde no HRMS, em IAM não especificado.
Desenvolver o raciocínio clinico e capacidade de correlacionar dados clínicos, fisiológicos, famacologicos, patológicos, entre outros.
3 SISTEMATIZACAO DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM
3.1 Investigacao
Segundo histórico que consta em ficha medica de internação, o paciente Sr ANTONIO JOSE DO NASCIMENTO, foi conduzido por vizinho ao UPA, tendo sido encontrado caído em beira de estrada. No momento da admissão em 06/09/2018 as 11:50Hs, encontrava-se confuso, desorientado, taquicardico com PA 110X90 mmhg, mantendo os sintomas. Realizado ECG, tendo como resultado infra de segmento S-T de V4 a V6. Exames realizados constam TROPONINA 239 e CKMB 5,25. Ex.Fisico, desorientado, Glasgow 12, eupneico, acianótico, anictérico, afebril, corado e levemente desidratado, RCR-2T, hipofonese SS, Abd. Plano, indolor, sem VCM, sem peritonismo, DB negativo. As 21:12 solicitado encaminhar para HRMS.
...