Enfermagem
Por: beli94 • 27/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 351 Palavras (2 Páginas) • 521 Visualizações
Agente Microbiológico:
O Agente infeccioso é a bactéria Clostridium botulinum.
Características Morfológicas:
A Clostridium botulinum é um bacilo anaeróbico, Gram-positivo, formador de esporos, que produz toxina botulínica, uma das mais potentes toxinas conhecidas pela ciência.
A toxina botulínica tem finalidades medicas e para cosméticos.
[pic 1]
[pic 2]
Botulismo
O botulismo é doença infecciosa da bactéria Clostridium botulinum (doença neuromuscular envolvendo um tipo de paralisia flácida) é a forma mais grave de intoxicação alimentar, frequentemente resultando em morte. A toxina botulínica pode causar lesão de nervos, dificuldade visual, insuficiência respiratória, paralisia flácida de músculos voluntários, lesão cerebral, como e morte, em uma semana, se não tratada. Insuficiência respiratória é a causa habitual de morte.
Existem três tipos de botulismo: (1) botulismo clássico transmitido por alimentos, (2) botulismo infantil e (3) botulismo por feridas.
Sintomas:
O período de incubação varia de algumas horas até oito dias. Sua duração está diretamente associada à quantidade de toxina liberada no organismo.
Os principais sintomas são visão dupla e embaçada, fotofobia (aversão à luz), ptose palpebral (queda da pálpebra), tonturas, boca seca, intestino preso e dificuldade para urinar.
À medida que a intoxicação evolui, o comprometimento progressivo do sistema nervoso se manifesta na dificuldade para engolir, falar e de locomoção. O mais grave de todos os sintomas do botulismo é a paralisia dos músculos respiratórios, que pode ser fatal.
Formas de Transmissão:
Poeira, solo, alimentos contaminados com sujeira, mel, xarope de milho, conservas caseiras inadequadas aquecidas, alimentos em ph neutro e alimentos levemente curados. O botulismo clássico transmitido por alimento resulta da ingestão de alimento (frequentemente frutas ou vegetais em conservas caseiras) contendo toxina botulínica (uma potente neurotoxina); assim, no caso do botulismo clássico transmitido por alimento, a exotoxina é produzida in vitro. O botulismo infantil resulta da ingestão de esporos de Clostridium botulinum (mais frequentemente no mel), germinação dos esporos no trato intestinal da criança e produção da toxina botulínica in vivo. O botulismo de feridas é similar ao tétano, visto que os esporos de clostrídios penetram na ferida, germinam, e a toxina é produzida em in vivo. O botulismo também tem ocorrido entre usuários de droga endovenosa.
...