Estudo Dirigido Fungos e Vírus
Por: Vanessa159 • 5/9/2016 • Trabalho acadêmico • 462 Palavras (2 Páginas) • 860 Visualizações
ESTUDO DIRIGIDO: FUNGOS E VÍRUS (2,0 PONTOS)
1) Como se denomina a ciência que estuda os fungos e os vírus?
2) Os fungos são divididos em dois grupos: Fungos Macroscópicos (ex. cogumelos) e Fungos Microscópicos (ex. mofo e leveduras). Represente com um desenho esquemático esses organismos, macro e microscopicamente.
3) Cite 5 características gerais dos fungos.
4) Desenhe uma célula fúngica e nomeie suas estruturas.
5) Qual é a molécula presente na membrana celular dos fungos que é semelhante ao colesterol das membranas celulares humanas? Qual sua importância no tratamento das infecções fúngicas?
6) Descreva o mecanismo de ação dos antifúngicos anfotericina B, fluconazol e caspofungina.
7) Exemplifique a importância ecológica, agrícola, industrial e médica dos fungos.
8) Como são classificadas as micoses?
9) Os vírus podem apresentar uma morfologia icosaédrica ou helicoidal podendo ser envelopados ou não. Represente com um desenho esquemático as possíveis morfologias desses parasitas intracelulares obrigatórios e nomeie as estruturas.
10) Cite os possíveis hospedeiros dos vírus.
11) Descreva como ocorre a replicação viral.
12) Cite e descreva as etapas gerais da replicação viral.
13) Explique, esquematicamente, a replicação do vírus da influenza.
GABARITO:
1) Micologia e Virologia
2)
3) Eucarióticos; Uni e pluricelulares; Aclorofilados; Heterotróficos; Nutrição por absorção (exoenzimas)
4)
5) Ergosterol. A maioria das drogas antifúngicas tem essa molécula como alvo.
6) AmB: se liga ao ergosterol provocando poros na membrana celular fúngica e a morte do fungo ocorre por extravasamento do conteúdo celular. Fluconazol: os derivados azólicos atuam inibindo uma enzima da formação do ergosterol, a membrana celular torna-se defeituosa provocando a morte do fungo. Caspofungina: inibe a enzima que forma a parede celular fúngica.
7) Ecológica – controle de pragas; Agrícola – deterioração de alimentos; Industrial – fermentações; Médica – antibióticos; micotoxinas; micoses.
8) As micoses são classificadas de acordo com o grau de envolvimento no tecido e modo de entrada no hospedeiro em micoses: superficiais; cutâneas; subcutâneas; sistêmicas e oportunistas.
9)
10) Bactérias; fungos; protistas; animais e plantas.
11) Ocorre quando um genoma viral é introduzido em uma célula hospedeira. O vírus redireciona a maquinaria preexistente e as funções metabólicas da célula hospedeira favorecendo sua replicação e a montagem de novos vírus.
12) A replicação viral compreende 5 etapas gerais:
Adsorção - fixação do vírus à superfície celular
Penetração - vírus captado no interior da célula
Biossíntese - expressão genoma viral e síntese componentes virais
Maturação - montagem dos vírus
Liberação - saída dos vírus
13) No vírus da influenza o envelope viral apresenta duas proteínas, a hemaglutinina e a neuraminidase. A hemaglutinina se liga ao ácido siacílico presente na membrana celular humana. Através de sinalização celular o vírus é captado para dentro da célula hospedeira. No citoplasma da célula hospedeira se desfaz o envelope viral e o genoma viral é replicado no interior do núcleo da célula hospedeira. As partículas virais são formadas no citoplasma da célula hospedeira e por ação da enzima neuraminidase o vírus é liberado para o meio externo.
...