Estudo de caso
Por: FranklinfiscHotm • 3/3/2016 • Trabalho acadêmico • 8.900 Palavras (36 Páginas) • 290 Visualizações
CURSO DE ENFERMAGEM – SEMINÁRIO INTEGRATIVO I
ETAPA 1
Só após receber a visita do agente comunitário de saúde, JAC 40 anos de idade e sua filha MAC com três meses de vida, buscam pela primeira vez a UBS após seu parto. Foi primeiro a sala de vacinação, onde houve queda de energia ocorrida na noite anterior. A auxiliar de Enfermagem iniciou o trabalho, solicitou a carteira de vacina de ambas, a carteira de vacina da Mariana constava as vacinas recebidas nas primeiras 12h de vida, a carteira da Jaqueline, após seu parto estava incompleta, a auxiliar encontrou dentro da carteira de vacina a Declaração de Nascido Vivo da filha, após ser atendida na sala de vacinação seguiu para o atendimento da consulta de Enfermagem.
A Enfermeira segue a consulta perguntando sobre sua família, que é composta pelo pai, ASC 42 anos, trabalha como motorista de carreto, mas não está podendo trabalhar no momento, está de licença por diabetes. ASC é o segundo marido de JAC, tem dois filhos do primeiro casamento, FCS de 11 anos e CCS de 6 anos que frequentam a escola onde têm bom comportamento e desempenho. MAC de três meses é filha do atual marido. Pai e mãe tem ensino médio incompleto. Ela está voltando a trabalhar, sua licença maternidade encerra em 15 dias, trabalha como balconista em uma loja de conveniência e pretende continuar a amamentação mas, reclama da diminuição do seu leite, e aparecimento de constantes fissuras em seus mamilos, necessita de orientações sobre o assunto.
Mudaram de residência há dois meses para ficarem mais perto do trabalho da mãe, e para não transferirem as crianças de escola no meio do semestre.
Moram em um apartamento alugado em um conjunto habitacional. O local possui um quarto, sala, cozinha e banheiro. Tem área livre com parquinho para as crianças brincarem, a creche fica ao lado e a escola fica a uma quadra. Tem uma tia (vizinha) que irá busca-los na escola. A creche funciona das 7:oo as 18:00. MAC ficará das 8:00 as 18:00, porém para obter a vaga para sua filha necessitará que os direitos e deveres para com sua filha sejam rigorosamente seguidos ela parece estar ansiosa por isso.
IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS
- JAC 40 anos e sua filha MAC com três meses de vida, buscam pela primeira vez a UBS após o seu parto.
- Sala de vacinação houve queda de energia na noite anterior.
- carteira de vacina de MAC constava as vacinas das 12h de vida.
- a carteira de vacina de JAC após seu parto estava atrasada.
- a auxiliar de enfermagem encontrou dentro da carteira de vacina a Declaração de Nascido Vivo da filha.
- família composta pelo pai ASC de 42 anos, trabalha como motorista de carreto, está por licença por diabetes.
- JAC tem dois filhos do primeiro casamento, FCS de 11 anos e CCS de 6 anos que frequentam a escola.
- MAC é filha do atual marido. Pai e mãe tem ensino médio incompleto.
- JAC está voltando a trabalhar, sua licença maternidade encerra em 15 dias, trabalha como balconista em uma loja de conveniência e pretende continuar a amamentação, mas reclama de diminuição de seu leite e aparecimento de fissuras.
CONSERVAÇÃO DOS IMUNOBIOLÓGICOS
Cuidados básicos:
Fazer a leitura da temperatura, diariamente, no início da jornada de trabalho e no final do dia e anotar no formulário de controle diário de temperatura;
• manter afixado na porta aviso para que esta não seja aberta fora do horário de retirada e/ou guarda das vacinas;
• usar tomada exclusiva para cada geladeira, se houver mais de uma;
• instalá-la em local arejado, distante de fonte de calor, sem incidência de luz solar direta, em ambiente climatizado, bem nivelada e afastada 20 cm da parede;
• colocar na base da geladeira suporte com rodas;
• não permitir armazenar outros materiais (laboratório odontológico, alimentos, bebidas, etc.
• não armazenar absolutamente nada na porta;
• certificar-se de que a porta está vedando adequadamente;
• fazer o degelo a cada 15 dias ou quando a camada de gelo for superior a 0,5cm;
• não colocar qualquer elemento na geladeira que dificulte a circulação de ar.
Geladeira Comercial:
São equipamentos de uso comercial que na Rede de Frio são destinados à estocagem de imunobiológicos em temperaturas positivas a +2ºC, devendo, para isto, estar regulados para funcionar nesta faixa de temperatura. A vacina pode estar entre +2ºC e +8ºC sem sofrer perda de potência, em armazenamento.
As geladeiras comerciais comuns utilizadas na Rede de Frio dos estados, geralmente em instância regional ou municipal de grande porte, são as que estão entre 600 a 1.200 litros de capacidade, equipadas com um pequeno evaporador e quatro ou seis portas. O seu funcionamento em relação à geladeira doméstica diferencia na circulação do ar interno, tendo em vista que na geladeira comercial o ar é movimentado por um ventilador. A espessura do isolamento das paredes dessas geladeiras deve ser de no mínimo 5cm.
...