Estudo de caso
Por: LucasMaiaL • 20/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.907 Palavras (8 Páginas) • 1.197 Visualizações
CENTRO UNIVERSITARIO DO NORTE- UNINORTE[pic 1]
CURSO DE GRADUAÇAO EM ENFERMAGEM
ESTUDO DE CASO COM PACIENTE COM PARTO CESARIANO EM HOSPITAL MATERNIDADE ANA BRAGA
MANAUS
2014
LUCAS AZEVEDO DA SILVA[pic 2]
ESTUDO DE CASO COM PACIENTE COM PARTO CESARIANO EM HOSPITAL MATERNIDADE ANA BRAGA
Trabalho realizado à disciplina de Saúde da Mulher em Hospital Maternidade Ana Braga supervisionado pelo Enfermeiro Arlesson para obtenção de nota parcial em aula prática.
MANAUS
2014
SUMÁRIO[pic 3]
INTRODUÇÃO
1.0 HISTÓRICO DE ENFERMAGEM.
2.0 MEDICAMENTOS.............................................................................. 5
3.0 PATOLOGIA...................................................................................... 6
2.0 DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM 7
CONCLUSÃO 0
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1
INTRODUÇÃO
A gravides é algo natural, exclusivo das mulheres, e que necessita de uma gama de cuidados, neste contexto poderão existir alterações, processos que fogem da normalidade e que vão cobrar uma maior atenção, é o caso da paciente B.S.F, participante deste estudo de caso desde o dia 03/11/14 ao dia 07/11/14, que deu entrada na Maternidade Ana Braga em trabalho de parto, e que teve procedimento cesariano, devido a apresentação do feto ser pélvica, tal apresentação é responsável por 4% de todos os partos, segundo Resende (2008)
Este estudo de caso tem como objetivo ressaltar as intervenções de enfermagem, implementar a Sistematização de Assistência de Enfermagem, realizando também medidas preventivas.
1.0 HISTÓRICOS DE ENFERMAGEM.
Identificações do paciente, paciente B.S.F., 16 anos de idade sexo feminino, natural de Manaus-AM, residente na rua A, número 115, bairro Santa Inês, deu entrada na Maternidade Ana Braga, participando deste estudo de caso desde o dia 03/11/14 à 07/11/14. Queixa principal, dor embaixo do ventre, lombalgia e perda de líquidos. História Atual, Segundo informações colidas paciente entrou em trabalho de parto no sábado (31/10) com dilatação de 5cm, com bolsa rota, sendo então internada, evoluiu então para parto cesariano pré-termo com 35 semanas devido posição do bebe ser pélvica, e a mesma estar na sua primeira gesta .História Pregressa, paciente nega hospitalizações, nega acidentes, lesões e cirurgias afirma ter tido catapora, nega alergias a medicamentos, histórico de imunização atualizado. História Familiar, paciente possui avó paterna hipertensa. Avaliação Socioeconômica, paciente afirma morar em residência própria de alvenaria, ter acesso a saneamento básico, renda de 2 salários mínimos e morar com marido. Histórico Alimentar, cliente emagrecida, alimentando- se pouco. Hábitos Pessoais, não possui hábitos ou vícios. Sono e Repouso, paciente relata dificuldade para dormir, com períodos de 3 horas de sono por noite.
04/11/14 paciente em repouso, afebril, eupneica, loquios normais e sem alterações, VVSS: Tº axilar: 36,1; P: 85 bpm; R: 16 mrpm P.A. 112x80mmhg..
Ao exame físico céfalo-caudal apresentou à inspeção, hipocorada, sem presença de equimoses, acesso venoso em membros superior esquerdo, com higiene satisfatória, consciente, orientada, possui couro cabeludo integro, orelha e olhos simétricos, fáceis normal, pupilas isocóricas, globo ocular normal, pescoço sem presença de nódulos, tórax simétrico com respiração espontânea, a ausculta pulmonar possui, murmúrios vesiculares presente, a ausculta cardíaca normofonetica, rítmica em dois tempos, com perfusão periférica < 2s, seios simétricos, flácidos, sem alterações, mamilos protusos, abdômen globoso e flacido, sensível a palpação, com presença de globo de pinar 1cm acima da linha do umbigo, presença de incisão cirúrgica, sem sinais flogísticos, edemas ou alterações relata sentir dores abdominais devido excesso de gases, com ruídos hidroaéreos presentes, possui diurese presente, cor âmbar, com presença de testículos e exposição da glande, sem má formações.
2.0 MEDICAMENTOS
MEDICAÇOES | INDICAÇOES | CUIDADOS |
- VO, 500 MG, 6/6H.
- 1 cp, VO, 6/6h, SN
- 1cp, VO, ao dia | -A cefalexina é utilizada nas infecções provocadas por microrganismos gram + e gram – susceptíveis, foi prescrita para evitar infecções no processo cirurgico A DIPIRONA, um derivado solúvel da pirazolona, tem ação analgésica e antipirética, foi prescrita para alivio da dor na paciente. - O sulfato ferroso é um sal inorgânico de ferro, que contém 20% em ferro, foi prescrita devido a perda de sangue durante o parto para evitar quadros de anemia. | - Deve ser administrada por via oral. Antes da administração - Verificar se há antecedentes alérgicos, especialmente a antibióticos. - A administração de dipirona sódica pode causar reações hipotensivas isoladas. - Em pacientes idosos e pacientes debilitados deve- se considerar a possibilidade de desenvolvimento da insuficiência hepática e renal. - Deve-se ter especial cuidado em pacientes que possam desenvolver uma sobrecarga de ferro, tais como aqueles com hemocromatose, anemia hemolítica ou aplasia eritrocitária. - Verificar possíveis hipersensibilidades ao ferro |
3.0 PATOLOGIA
...