Estudo de caso pneumonia
Por: Irleida Vale • 25/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.239 Palavras (9 Páginas) • 3.207 Visualizações
INTRODUÇAO
O presente estudo de caso foi coletado na unidade do SPA Joventina Dias de um paciente P.A .S, internado na clinica medica no leito 20 , onde se desenvolveu as informações colhidos diretamente do paciente muito colaborativo e culto e dado objetivos do prontuário, coletados com a mesmo onde inclui a entrevista de enfermagem, exame físico ,conhecimento da sua patologia pneumonia aplicação do processo de enfermagem, durante o trabalho foram aplicados o conhecimento adquirido no decorrer do estudo. de acordo com a metodologia Alba Lucia. e ,além do exames físico, onde foram desenvolvido a etapas do estudos, quais sejam: Histórico de enfermagem, diagnostico medico, descrição da fisiopatologia associamos BRUNNER( Sandra Lettina),e cuidado de enfermagem assistencial inspirado no sistematização NADA-NIC-NOC, 2012-2014.para nosso conhecimento e colocarmos em pratica que sera apresentado com objetivo de ampliar a nossa visão holística para o futuro com as pesquisas bibliográficas.
Objetivo deste estudo de caso será para nosso Desenvolvimento acadêmico sobre a patologia e fisiopatologias e os cuidados utilizados dados científicos para relevâncias das informações.
.7 - PNEUMONIA
Segundo Brunner & Suddarth (2008) é uma inflamação do parênquima pulmonar, causada por diversos microorganismos,incluindo bactérias ,microbactérias,clamídias,micoplasma,fungos,parasitas e vírus A pneumonite é um termo mais genérico que descreve. A pneumonia é um termo mais genérico, descrevendo um processo inflamatório no tecido pulmonar que pode predispor o paciente ou a coloca-lo em risco de invasão microbiana . Ela é tratada extensivamente tanto na unidade de paciente interno quanto na unidade para ambulatorial.
A pneumonia é causada por vários microrganismos, incluindo bactérias, microbactérias, clamídia, mico plasma, fungos, parasitas e vírus. Vários sistemas são utilizados para classificar pneumonias. Classicamente, a pneumonia tem sido com comprometimento dos sistemas imunológicos comumente adquirem pneumonias provenientes de organismos de baixa virulência.
PNEUMONIA ADQUIRIDA NA COMUNIDADE
A pneumonia adquirida na comunidade (PAC) ocorre tanto no ambiente da comunidade quanto dentro das 48 horas depois da hospitalização ou institucionalização (Brunner & Suddarth 2008).Considerada uma doença potencialmente grave.
1.8 - FISIOPATOLOGIA
As características das vias aéreas superiores normalmente impede que partículas potencialmente infecciosas alcancem o normalmente estéreo trata respiratório inferior. Assim, o paciente com pneumonia causada por agentes infecciosos em geral tem uma doença aguda ou crônica subjacente que compromete as defesas do hospedeiro. A pneumonia surge a partir da flora normalmente presente na orofaringe. Também pode ser consequência de microrganismos transportados pelo sangue que entram na circulação pulmonar e ficam aprisionados no leito capilar, tornando-se uma potencial fonte de pneumonia.
A pneumonia geralmente afeta tanto a ventilação quanto a difusão. Pode acontecer uma reação inflamatória nos alvéolos produzindo um exsudato que interfere neutrófilo, também migra para dentro dos alvéolos e preenchem os espaços que normalmente contem ar. As áreas do pulmão deixam de ser adequar entre ventiladas devido às secreções e ao edema da mucosa que provocam uma oclusão parcial do brônquio ou dos alvéolos, com resultante diminuição da tensão alveolar de oxigênio. O broncoespasmo também pode ocorrer em pacientes com doença reativa das vias aéreas. Em decorrência da hipoventilação, acontece um desequilíbrio na ventilação-perfusão na área afetada do pulmão. O sangue venoso, entretanto, na circulação pulmonar, passa através da subventilada e para o lado esquerdo do pulmão precariamente oxigenado, eventualmente resulta em hipoxemia arterial.
Se se uma parte substanciosa de um ou mais lobos esta comprometida, a doença é denominada pneumonia lobar. O termo broncopneumonia é utilizado para descrever a pneumonia que esta distribuída de uma forma macular tendo segue originada em uma ou mais áreas localizadas dentro dos brônquios e estendendo-se para o parênquima pulmonar adjacente. A broncopneumonia é mais comum do que a pneumonia lobar.
1 COLETA DE DADOS:
1.1 ENTREVISTA
Nome P.A.S, sexo masculino, idade 62 anos, raça branca, estado civil casado, o mesmo informa que é o terceiro casamento e tem dois filhos frutos do primeiro casamento, religião cristã, naturalidade paranaense, residiu em Manaus a mais de 50 anos, profissão mecânico e agricultor, possui oficina própria, mas atualmente ele é proprietário de um sitio onde atua como agricultor, e reside atualmente no km 14 AM 070, Municipio de Iranduba. informa ter hábito de leitura. Mora numa casa de alvenaria poço artesiano e próprio sistema de esgoto. . No momento relata ter uma boa alimentação, repouso prejudicado pela tosse e dispneia, inquietude causada pelo desconforto físico.Vindo de sua residência o paciente P.A.S, Beg, sozinho. Internado desde o dia 20 de abril de 2015, no leito 20, SPA Juventino Dias, Apresentado dispneia, algia no tórax tosse produtivo , astenia e inquietação , realizado exames de raio-X de torax, Baar, primeira amostra, hemograma e EAS. apresentou a 15 dias febre e calafrio, o mesmo informa apresentar sudorese intenso a noite, o paciente se encontra ao aguardo para realizar a segunda amostra do exame de Baar. Informa que seu pai morreu de infarto, a sua mãe era fumante, o mesmo informa não ter vícios, e nos anos 90 apresentou depressão e desconhece o motivo, nasceu de parto normal e o pesou ao nascer 3.100 kg, é imunizado, poliglota 4 idiomas, gosta muito de leitura, possue vida sexual ativa, informa não ter habito de fazer atividade física.
1.3 QUEIXA PRINCIPAL
Dispneia, algia no tórax e tosse progressiva.
1.4 HISTÓRIA FAMILIAR
Informa que seu pai morreu de infarto, a sua mãe era fumante, o mesmo informa não ter vícios, e nos anos 90 apresentou depressão e desconhece o motivo, nasceu de parto normal e o pesou ao nascer 3.100 kg, é imunizado, poliglota 4 idiomas, gosta muito de leitura, possue vida sexual ativa, informa não ter habito de fazer exame periódico.
MEDICAÇÃO
CEFTRIAXONA (antibiotico [sefalosporina -3ª geração])
Ação: inibe a síntese da célula e causa instabilidade osmótica.
...