Estudo e caso colelitiase
Por: BetinhoGomes • 4/11/2017 • Trabalho acadêmico • 4.811 Palavras (20 Páginas) • 1.127 Visualizações
[pic 1]
União Metropolitana de Educação e Cultura
Enfermagem 6º Semestre Noturno
Alberto Gomes da Silva
Professor orientador: Mitchel Catai
Itabuna-Bahia, Abril de 2016
[pic 2]
União Metropolitana de Educação e Cultura
Alberto Gomes da Silva
Estudo de Caso e Processo de Enfermagem do paciente M.S.B diagnosticada com Colelitíase.
Estudo de caso e Processo de Enfermagem elaborado pelo acadêmico Alberto Gomes do 6º Semestre do curso de Enfermagem – noturno, para obtenção de nota de estágio de Urgência e Emergência do 2º Bimestre. Solicitado pelo docente Mitchel Catai.
Itabuna- Bahia, Abril de 2016.
APRESENTAÇÃO
O papel da equipe de enfermagem é de fundamental importância na efetivação de um excelente diagnóstico clínico e são de sua responsabilidade a assistência integral, a administração de medicações prescritas e os cuidados do paciente interno. O presente Estudo de Caso juntamente com o processo de enfermagem tem como objetivo apresentar o estudo de uma paciente internada no Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães em Itabuna, tendo como diagnostico médico Colelitíase. Suas causas, sintomatologias, diagnósticos, tratamentos e intervenções de enfermagem serão apresentados de forma clara e concisa no desenvolvimento da pesquisa.
Sumário
1. Introdução ---------------------------------------------------------------------------------5
2. Desenvolvimento ------------------------------------------------------------------------6, 7, 8, 9, 10
3. Revisão de literatura -------------------------------------------------------------------11, 12, 13,
3.1 Manifestações clínica ----------------------------------------------------------------13, 14
3.2 Diagnóstico e tratamento -----------------------------------------------------------14, 15
4. Evolução da historia clinica -----------------------------------------------------------16
4.1 Diagnósticos de enfermagem -------------------------------------------------------16
4.2 Prescrições de enfermagem ------------------------------------------------------16, 17
5. Plano de alta --------------------------------------------------------------------------------18
6. Conclusão -----------------------------------------------------------------------------------19
7. Referências ---------------------------------------------------------------------------------20
1- INTRODUÇÃO
Cerca de 94% das doenças do trato biliar (vesícula e ductos biliares), estão correlacionadas com a formação de cálculos (“pedras”) dentro da vesícula biliar (Colelitíase ou litíase biliar). Os cálculos biliares atingem de 10 a 20% das pessoas de países desenvolvidos, com maior incidência a partir dos 40 anos de idade, cerca de 50% das pessoas com mais de 70 anos de idade tem ou já tiveram o problema sendo que as mulheres desenvolvem mais litíase biliar do que os homens, talvez, por elas, durante uma faixa etária (durante a menopausa) e/ou ao longo de sua vida, sofrem consequências mais severas, por distúrbios hormonais, como problemas de hipercolesterolemia, um dos fatores predisponentes mais importantes para o desenvolvimento desta calculose.
A Colelitíase ou litíase biliar (conhecida vulgarmente como “pedra na vesícula”) é uma doença caracterizada pela formação de cálculos no interior da vesícula Biliar. Os cálculos biliares são formados quando há a saturação de alguns elementos que compõem a bile (colesterol e bilirrubina) e podem passar décadas ocultos sem provocar sintomatologia alguma que possa vir a ser percebida pelo portador do problema.
O presente estudo de caso e processo de enfermagem que compreende as etapas: Histórico; Diagnóstico; Prescrição e Evolução de enfermagem com abordagem descritivo e exploratório com delineamento qualitativo, realizado durante o estagio curricular supervisionado no âmbito hospitalar, têm como objetivo apresentar a história clínica de uma paciente internada na enfermaria F Leito 07 do Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães em Itabuna-BA, no dia 04/04/16, período em que se desenvolveu a aplicação da teoria e prática de conhecimentos adquiridos durante o decorrer da disciplina. A paciente em questão após submeter-se a uma série de exames laboratoriais, de imagens, anamnese e exame físico teve como patologia de base Colelitíase. A patologia será apresentada no desenvolvimento do estudo.
2- Desenvolvimento
HISTÓRICO DE ENFERMAGEM, ANAMNESE E EXAME FÍSICO.
IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE
- Nome: M.S.B
- Unidade: Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães (HBLEM). Leito: F 07
- Sexo: Feminino
- Data de admissão: 01/04/2016 N° Prontuário: 90868/16
- Data de Nascimento: 18/11/1958 Cor: Parda
- Religião: Católica Estado Civil: Casada
- Grau de instrução: Ensino médio incompleto Profissão: Do lar
- Procedência: Rua Adilson silva, 97- Pau Brasil-Bahia.
- Diagnóstico Médico: Colelitíase. Clínica: Médica.
QUEIXA PRINCIPAL:
Dor em hipocôndrio direito associada à febre e vômitos há 8 dias, evolui com icterícia.
HISTÓRIA DA DOENÇA ATUAL:
A paciente relata que desde os 42 anos de idade descobriu que era Diabética, pois sentia com frequência polidpsia, polifagia, poliúria e tonturas. Após procurar o serviço de saúde e detectado DM a mesma foi medicada e orientada a realizar uma série de exames laboratoriais e a mensurar a glicemia diariamente durante um determinado período de dias, o qual constatou que a mesma era portadora da patologia. Foi prescrito medicamentos anti-hiperglicêmicos de uso contínuo, (nome, dosagens e modo de usar ignorados), orientada sobre a importância de mudanças nos hábitos de vida, mas a mesma não seguia a risca todas as orientações, não tomava os remédios corretamente e tinha uma alimentação irregular.
...