FISIOPATOLOGIA DA DOENÇA: ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
Por: Mirian280312 • 16/9/2015 • Trabalho acadêmico • 609 Palavras (3 Páginas) • 334 Visualizações
ESTUDO DE CASO
Nome: AMG
IDADE: 67 ANOS
SEXO: MASCULINO
ESTADO CIVIL: CASADO
FILHOS:3
PROFISSÃO: APOSENTADO
Religião: Católico
Sinais Vitais:
Pressão Arterial: 90x60 mmHg
Pulso:124 bpm (taquicardíaco)
Saturação: 93%
Oxigenação: FR 30 irpm (taquidispnéico)
Temperatura: 35,5 º C (afebril)
EXAME FÍSICO
Neurológico: Paciente inconsciente, pupilas anisocóricas, arredondadas e fotorreativas.Com ausência de abertura ocular (não respondendo aos estímulos dolorosos) não respondendo as solicitações verbais. Apresenta movimentos de decortição durante o estimulo doloroso teste de Glasgow apresenta resultado de 5/15 Paciente encontra-se em coma.
Mucosas oculares e oral ressecadas e hipocoradas (+1/+4), pele fria e sudorética, anictérico, acianótico e afebril, apresenta higiene corporal inadequada com presença de sangue no couro cabeludo, na face e nas roupas, lesão traumática de 15 cm na região frontal com sangramento ativo, apresentando comprometimento da derme e epiderme.
Presença de desvio de septo à direita. Batimento de aletas nasais, ausência de linfonodos perceptíveis, de rigidez de nuca, desvio de traqueia e de ingurgitamento de veias jugulares. Hoje pela manhã não tomou café da manhã e foi fazer caminhada sem se alimentar.
Encontra-se taquidispnéico FR 30 irpm, com roncos bibasais, oximetria de pulso SatO2 em 93%, taquicardíaco 124 bpm, bulhas normorrítmicas e normofonéticas. Pulso periférico filiformes.PA 90x60 mmHg. Abdome normotenso, com ruídos hidroaéreos presentes, timpanismo presente e ausência de visceromegalias.
Genitália sem comprometimento, fazendo uso de cateterismo vesical de demora, eliminação intestinal ausente e presença de dois acessos de punção venosa em MSD. Foi relatado pela família que o A.M.G é católico, tem habito de ir a missa todos os domingos, que participa de grupo de oração as quintas feiras em sua paroquia, relatou também que gosta de ir ao cinema, visitar parentes e amigos, gosta de almoçar em restaurantes aos finais de semana, adora assistir futebol ver jornal e ler livros de aventura.
Diagnóstico Médico: Acidente Vascular Cerebral
FISIOPATOLOGIA DA DOENÇA
ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC)
Um acidente vascular cerebral (AVC), um acidente cerebrovascular, consiste na perda súbita da função cerebral em decorrência da ruptura do aporte sanguíneo para uma região do cérebro. Em geral, esse evento é o resultado da doença cerebrovascular de longa duração.
PROBLEMAS DE ENFERMAGEM.
Risco de infecção associada a Presença de cateter venoso, Higienização corporal e oral insatisfatória, Presença de SNE, restrito ao leito.
Diagnóstico de enfermagem: Risco de infecção devido a procedimentos invasivos, punção venosa no MSD.
...