Hipestensao arterial
Por: Daniella Servelo • 7/4/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 953 Palavras (4 Páginas) • 261 Visualizações
Página 1 de 4
Hipertensão arterial.
- Definição da doença: Mais conhecida como preção alta, é uma doença pela elevação do nível da tensão do sangue.
- Sinais e sintomas: Aparece somente quando a pressão sobe muito, pode ocorrer dor no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.
- Complicações: As principais são, AVC, infarto agudo do miocárdio ou doença renal e arritmia cardíaca.
- Tratamento: Usar medicamento indicado pelo médico, manter o peso adequado, não abusar do sal, praticar atividade física, abandonar o fumo, moderar o consumo do álcool, evitar comer gordura e controlar diabetes.
- Forma de prevenção: Medir a pressão sempre que possível, evitar ficar parado, diminuir ou abandonar o uso de álcool, evitar se estressar por motivos atoa, mantenha o peso saudável, tenha uma alimentação saudável e diminua o sal da comida.
- Período de duração: Crônica.
- Agente Causador: Não infecciosa.
Diabetes Mellitus.
- Definição da doença: É uma síndrome metabólica de origem múltipla devido a falta de insulina e aumento da glicose.
- Sinais e sintomas: Vontade de urinar várias vezes, fome frequente, sede constante, perda de peso, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudança de humor, náusea e vomito.
- Complicações: Lesões que aparecem na retina do olho, podendo causar pequenos sangramentos e como consequência a perda da acuidade visual.
- Tratamento: O tratamento correto do diabetes significa manter uma vida saudável e o controle da glicemia, e evita complicações na doença. Os principais cuidados são: Exercícios físicos, controle da dieta verificar a glicerina, utilizar insulina, evitar sauna, cuidado com os olhos, controle do estresse, cortar o cigarro e cuidar da saúde bucal.
- Forma de prevenção: Pacientes com história familiar de diabetes devem ser orientados a manter o peso normal, não fumar, controlar a pressão arterial, evitar remédios que possam agredir o pâncreas e praticar atividade física regular.
- Período de duração: Crônica.
- Agente Causador: Não infecciosa.
Tuberculose.
- Definição da doença: A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges.
- Sinais e sintomas: Os principais sintomas são, tosse seca continua, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes tosse com pus ou sangue, cansaço excessivo, febre baixa geralmente a tarde, sudorese noturna, falta de apetite, palidez emagrecimento acentuado, rouquidão, fraqueza, Dificuldade de respirar, eliminação grande de sangue, colapso do pulmão e acumulo de pus na pleura.
- Complicações: As principais complicações são em particular, a efusão pleural e o pneumotórax.
- Tratamento: O tratamento da tuberculose é a base de antibióticos 100% eficaz, no entanto não pode haver abandono do tratamento, a cura leva seis meses.
- Forma de prevenção: Para prevenir a tuberculose é necessário imunizar as crianças com a vacina BCG, Crianças soropositivas ou recém nascidos que apresentam sinais ou sintomas de AIDS não devem receber a vacina, evitar aglomerações e não utilizar objetos de pessoas contaminadas.
- Período de duração: Crônica
- Agente causador: Infecciosa.
Hanseníase.
- Definição da doença: A Hanseníase é uma doença infecciosa contagiosa, causada por um bacilo denominado Mycrobacterium leprae.
- Sinais e sintomas: Os sintomas da Hanseníase incluem: sensação de formigamento fisgadas ou dormência nas extremidades, manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor, tato, áreas da pele, aparentemente normais que tem alteração da sensibilidade e da secreção de suor.
- Complicações: Os pacientes sem tratamento eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior. O período de incubação da hanseníase é bastante longo varia de 3 a 5 anos.
- Tratamento: A Hanseníase tem cura. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico, o tratamento é via oral, é denominada poliquimioterapia.
- Forma de prevenção: É importante que se divulgue a população, a prevenção as hanseníase baseia-se no exame dermatoneurológico e aplicações da vacina BCG em todas pessoas que compartilhem o mesmo domicilio que o portador.
- Período de duração: Crônica
- Agente Causador: Infecciosa.
Dengue.
- Definição da doença: A dengue é uma doença causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo, seu principal vetor é o mosquito Aedes Aegypti.
- Sinais e sintomas: Febre alta com início súbito (39º a 40º), forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda no paladar ou apetite, manchas na pele, náuseas e vômitos, tontura, cansaço, moleza, dor no corpo, dor nos ossos e dor abdominal.
- Complicações: A síndrome de choque da dengue é a complicação mais seria da dengue, grande perda ou ausência de pressão arterial, acompanhado de inquietação, palidez e perda de consciência.
- Tratamento: Não existe tratamento especifico contra o vírus da dengue, é possível tratar os sintomas decorrente a doença, ou seja fazer um tratamento sintomático.
- Forma de prevenção: As larvas do mosquito nascem em agua parada, por isso evitar esses focos de reprodução, evite acumulo de agua, usar areias nos vasos de plantas, colocar desinfetantes no ralo entre outros.
- Período de duração: Aguda
- Agente causador: Infecciosa.
Tétano.
- Definição da doença: Tétano e uma grave doença bacteriana que afeta o sistema neurológico e que entre outras complicações pode levar a morte.
- Sinais e sintomas: Espasmos e rigidez no maxilar, rigidez nos músculos do pescoço e da nuca, rigidez nos músculos do abdômen, espasmos corporais que provocam dor por vários minutos, febre, sudorese, hipertensão, batimentos cardíacos acelerados.
- Complicações: Ossos frágeis e quebradiços, por causa dos espasmos, disfunção muscular, e problemas na respiração, pneumonia e insuficiência cardíaca podem ser resultado dos espasmos.
- Tratamento: Não há cura para tétano, por isso o tratamento será focado na cicatrização da ferida por onde a bactéria entrou, e uso de medicamentos para curar os sintomas.
- Forma de prevenção: A melhor forma de prevenção é se vacinar contra o tétano, após a primeira dose, deve-se esperar dez anos para tomar a segunda.
- Período de duração: Aguda.
- Agente Causador: Infecciosa.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com