Importância das relações humanas
Por: Jhonyfrizon • 12/6/2018 • Resenha • 1.129 Palavras (5 Páginas) • 668 Visualizações
IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
INTRODUÇÃO[pic 1]
O presente trabalho é sobre ética e relações humanas, mais concretamente sobre o filme O amor é contagioso/ Patch Adams – 1998.
É o objetivo desse trabalho por meio de pesquisa de campo com profissionais já formados na área, que possam trazer conhecimento e suas experiências sobre os conteúdos abordados em aulas, tais como: Relações Humanas e Ética.
Gestos de amor
Verifica-se que as relações humanas e a ética devem estar ligadas para se ter uma boa conduta, na profissão como técnico em enfermagem, é fundamental ter ética pois nós como profissionais devemos saber o que é certo e o que é errado, praticar atos que conduzam ao bem comum, de todos que estão a nossa volta e precisam de nós.
Na enfermagem, geralmente cuidamos de pessoas que nunca vimos antes, mas são os pequenos gestos de amor e cuidado que vão fazer a diferença no atendimento ao paciente porque muitas vezes ele não escolheu estar ali e isso vai se tornar um obstáculo em sua vida, vai ser um momento de fragilidade e carência, e atitudes de afeto que demonstrem carinho, proteção, amparo e cuidado vão ser bem vindas e agregar pela recuperação do paciente.
Muitas vezes só o que a pessoa esta precisando é ter alguém ali do lado pra dar um abraço, dar um apoio uma palavra de conforto, uma palavra de motivação falar que ela vai sair dessa logo, principalmente conversar com ela ouvir o que ela tem pra dizer, e ter uma atitude solidaria em ajudar essa pessoa não nos custa nada e só tem a agregar em nossa vida pois você receber um “muito obrigado”, “você me ajudou muito”, “minha recuperação foi graças a você”, essas frases são muito gratificante e são resultado de um trabalho bem feito e é esse resultado que nos motiva a ser cada vez pessoas melhores que estão ali para ajudar e tratar cada paciente como se fosse único, cada um com suas particularidades mas acima de tudo trata-los com amor pelo que se está fazendo, tratar ele como gostaríamos de ser tratado.
Segundo Anelise de Bairro Antunes, profissional na área como técnico em enfermagem, para ela a ética e as relações humanas é o que faz a diferença na nossa profissão, a mesma diz que: “ser ético principalmente em não sair compartilhando pelos corredores ou vestiários ou até mesmo com pessoas de fora das instituições, a vida dos pacientes, comentários desnecessários, e nas relações humanas ter empatia, está é a palavra chave na nossa profissão, ser solidário ao que o paciente ou familiar está passando”.
Conclusão
Conclui-se que todos os conteúdos abordados em sala de aula são colocados em pratica de um profissional de técnico em enfermagem, pois tem a ligação direta com as pessoas e com isso devemos saber tratar elas de forma humanizada.
A entrevista com um profissional da área foi muito valida, os relatos e historias contados pela entrevistada nos inspirou, deu pra tirar muitas duvidas.
Com esse trabalho
Identificação: Anelise de Bairro Antunes Siqueira
Sexo: Feminino
Quanto tempo termino o curso? 12 anos
EXPERIENCIA PROFISSIONAL
Quais os lugares que trabalhou e tempo: HSVP (UTI adulto) 4 anos
Onde trabalha atualmente e tempo: Hospital Cristo Redentor 5 anos e 5 meses
Como foi o início da sua carreira: No início tudo era novo, pois logo de cara entrei em uma unidade de tratamento intensivo, onde me deparei com a triste realidade de muitas famílias, onde pessoas eram tiradas de seu vínculo (família, trabalho, faculdade, etc) prematuramente. Isso me deixa um pouco triste.
Quais as dificuldades encontradas: A maior de todas era o olhar dos colegas que tinham mais anos de trabalho, e que achavam que sabiam tudo. E quando você fazia uma pergunta respondiam com má vontade.
Quais as gratificações: Logico que um abraço estava de bom tamanho, mas chegar para trabalhar em um dia que você sabia que seria exausto e ganhar um chocolate era melhor ainda, porem o que era mais gratificante era você saber que aquele paciente que você atendeu por longos dias estava de alta e bem de saúde pronto para uma nova etapa de vida.
Se fosse começar sua carreira profissional agora, escolheria essa mesma profissão? Justifique sua resposta: Com certeza, nada compensa a gratidão que temos com nossos pacientes.
...