Interação entre membros da equipe
Por: jesslka • 22/9/2015 • Trabalho acadêmico • 603 Palavras (3 Páginas) • 2.347 Visualizações
Capitulo I
Interação entre membros da equipe na enfermagem é uma coisa complicada de se falar, pois sempre a divergências de informações entre os membros e outros problemas que existem em qualquer outro serviço, mas a enfermagem é uma profissão da área da saúde cujo, a natureza é o bem estar do próximo lidamos com um ser humano e necessitamos de empatia.
A Enfermagem é uma das profissões da área da saúde cujo o fundamento é cuidado do próximo a empatia especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou na comunidade, desenvolvendo atividades de promoção, prevenção de doenças, recuperação e reabilitação da saúde, atuando em equipes. A enfermagem se responsabiliza, através do cuidado, pelo conforto, acolhimento e bem estar dos pacientes, seja prestando o cuidado, seja coordenando outros setores para a prestação da assistência e promovendo a autonomia dos pacientes através da educação em saúde. Já a um grande tempo a enfermagem vem revisando seu conhecimento e prática, reconstruindo muitas teorias e modelos de intervenção ao cuidado e conforto ao paciente. E tudo que é revisado e visto tem como foco melhorias e propostas tais quais foram feitas até mesmo pelo paciente, todas as modalidades de assistência referem-se ao ambiente e seu impacto no ser humano, ao receptor do cuidado, isto é, o indivíduo, os grupos, a família e à definição de saúde em que se pauta. A enfermagem é descrita como um processo que pode integrar a relação entre estes componentes.
O trabalho em equipe se caracteriza por dedicação durante as atividades diárias. É necessário haver interação entre todos os membros para ações integrais, embora haja diferenças de ideologias e condutas entre os profissionais. O contato próximo com as famílias permite melhor intervenção nos problemas e o trabalho integrado é fundamental para atuação eficaz e de qualidade. A enfermeira tem importante papel de coordenação e integração, incentivando os membros da equipe para o oferecimento de assistência integrada e com qualidade, tornando seu trabalho reconhecido e valorizado.
O trabalho em equipe integrado exige conhecimento e valorização do trabalho do outro, construindo consensos quanto aos objetivos a serem alcançados e a maneira mais adequada de atingi-los. Os conflitos podem surgir no relacionamento entre as pessoas, quando enfrentam situações difíceis ou que geram competição, revelando a falta de responsabilidade pela continuidade do trabalho de cada profissional muitas vezes causada pela baixa interação entre os membros da equipe.
E de grande sabedoria, que os profissionais enfrentam grandes problemas causados pelo fato de alguns membros não saberem atuar em equipe. Essa situação desencadeia o estresse e a frustração no grupo de trabalho. Quando ocorre isso acontece de os profissionais se sentirem desmotivados, e isso faz com que produza-se relações de trabalho inadequadas, como brigas e discussões no ambiente de trabalho causando desconforto mão só para os profissionais mas também aos pacientes. Quanto à estrutura, e os problemas acontecem devido à falta de recursos materiais, que dificulta e interfere na qualidade da assistência prestada ao paciente crítico, isso também gera uma desmotivação.
Com isso temos em mente que o grande desafio está no sentido de reconstruir um
...