Manual de prevenção
Por: sophiabianca • 23/9/2015 • Resenha • 827 Palavras (4 Páginas) • 324 Visualizações
[pic 1]
Manual de prevenção e Orientação em saúde
Enfermagem 3º B Noturno
Profª: Maria de Lourdes
Bianca Lisboa Silva RA: 6450231514 Edmeire Rodrigues 5204952421
Jessica Nunes Bernadino 6619372438
Karlus Alves Garcez 6662444308
Lauane Oliveira Vale 6277269017
Raiane Nunes Mendes 6444298048
Maria Salete Vieira 6622354097
Milena Neres de Sousa 5631101627
Metodologia
A pesquisa foi realizada 20 mulheres entrevistadas, utilizando questionários contendo 12 perguntas referentes à saúde das mulheres em idade fértil, tendo como objetivo a elaboração de um inquérito epidemiológico sobre essas mulheres.
Recomendações de medidas relevantes e ações de controle em saúde
Estado Civil e quantidade de filhos das mulheres: Verificamos que a proporção de solteiros, viúvos e divorciados aumentou e a proporção de casados e de desquitados ou separados judicialmente diminuiu, de acordo com a pesquisa as mulheres estão cada vez mais indepedente e a maioria possui filhos, fator de relacionamento que não deram certo, e os que dão certo opitam por não ter filhos à decisão por não ter filhos pode estar baseada em inúmeros fatores. As alterações de conceitos e práticas culturais do que vem a ser mulher, homem, família e casamento permitiram o desenvolvimento de valores, e expectativas pessoais, financeiras ou sociais incompatíveis ou concorrentes à geração de filhos para alguns casais.
Condições de Moradia: Nessa entrevista a maioria das entrevistadas possui casa propria, porem a solução para melhoria das condições de moradia seria diminuir os juros e a inflação. De acordo com IBGE a renda é a principal causa das desigualdades da moradia no Brasil 83% das pessoas que não têm casas ou que moram em condições precárias possuem renda familiar mensal de até três salários mínimos, Entretanto, o Governo brasileiro não tem recursos suficientes nem para construir casas nem para solucionar todos os problemas da falta de infraestrutura. A desigualdade da moradia no Brasil parece que ainda vai levar muito tempo. Esse não é um problema que se resolve rápido. Não é apenas falta de dinheiro, demanda políticas públicas é uma questão de participação direta da sociedade na gestão governamental. Tanto na gestão de recursos quanto na formulação de políticas para a habitação.
Histórico de Saúde: A solução para a melhora na saúde da mulher é à formulação de propostas de novas políticas públicas que tenham como foco a mulher, e facilidade para realizar exames e consultas, A inclusão de exames toma por base a idade das pacientes e os fatores de risco para determinadas doenças. Com acompanhamento detalhado assim como se prevenir, estiver atento aos sintomas, realizar os exames periódicos e procurar sempre a orientação é fundamental.
Condições de Saúde das Mulheres entrevistas em idade fértil: O objetivo da ação é contribuir para diminuir a subnotificação e o desconhecimento sobre as doenças, que são silenciosas - na maioria dos casos, inicialmente não apresentam sintomas. Assim apenas metade delas sabe. O modo mais facil é a prevensão, disponibilizar exames periodicos, e mais divulgação para que a população esteja ciente dos riscos. A hipertensão também assusta. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 30 milhões de brasileiros têm hipertensão e há outros 12 milhões que ainda não sabem de sua condição. A hipertensão está associada a 7,6 milhões de mortes no mundo, devido às complicações que levam ao AVC e ao infarto, por exemplo. No Brasil, ela é responsável por 300 mil mortes ao ano.
...