O ALCOOLISMO NA ADOLESCÊNCIA
Por: Aylla Emanuelle • 17/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.659 Palavras (7 Páginas) • 741 Visualizações
PROCENF: PROFISSIONALIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO EM ENFERMAGEM
AYLLA EMANUELLE
DANIELLA LACERDA
ELITA BRAGA ALMEIDA
GEOVANNA DOS SANTOS
GABRIEL BRAGA ALMEIDA
VALERIA FERREIRA DE OLIVEIRA
WILLIAM MATHEUS
ALCOOLISMO NA ADOLESCÊNCIA
PARAUAPEBAS-PA
2017
PROCENF: PROFISSIONALIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO EM ENFERMAGEM
AYLLA EMANUELLE
DANIELLA LACERDA
ELITA BRAGA ALMEIDA
GEOVANNA DOS SANTOS
GABRIEL BRAGA ALMEIDA
VALERIA FERREIRA DE OLIVEIRA
WILLIAM MATHEUS
ALCOOLISMO NA ADOLESCÊNCIA
Trabalho da matéria saúde da criança e do adolescente
Apresentado ao Procenf, orientado pela enfermeira Pamela.
PARAUAPEBAS-PA
2017
Sumário
1 INTRODUÇÃO..................................................................................................4
2 CONCEITO.......................................................................................................5
3 EPIDEMIOLOGIA E RISCOS GRAVES DE SAÚDE.......................................7
4 FATORES E MOTIVAÇÃO PARA O CONSUMO DE BEBIDAS ALCOOLICAS.....................................................................................................7
5 ÁLCOOL vs DIREÇÃO DE VEICULOS...........................................................8
6 INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS...............................................................9
7 CONCLUSÃO.................................................................................................10
REFERÊNCIAS.................................................................................................11
4
1 Introdução
O objetivo desse trabalho foi determinar a prevalência do consumo de bebidas alcoólicas e alcoolismo entre adolescentes. Visou-se também verificar se os diferentes níveis socioeconômicos influenciam no consumo de álcool por adolescentes, assim como outros fatores psicológicos e sociais.
5
2 CONCEITO
A adolescência compreende uma fase de intensas transformações e descobertas que afetam os aspectos físicos, hormonais, cognitivos, sociais, culturais e emocionais. Uma fase turbulenta, conflituosa e conturbada, que corresponde ao período de construção da identidade, que sofre influência da cultura e sociedade em que o mesmo está inserido. (NEVES; TEIXEIRA; FERREIRA 2015)
O período da adolescência é marcado por diversos fatores, mas, sem dúvida, o mais importante é a tomada de consciência de um novo espaço no mundo, a entrada em uma nova realidade que produz confusão de conceitos e perda de certas referências. (NEVES; TEIXEIRA; FERREIRA 2015)
- Fatores sociais, psicológicos e religiosos, bem como problemas temporários podem influenciar a decisão de beber tanto no adolescência quanto no adolescente quanto no adulto jovem.( NEVES; TEIXEIRA; FERREIRA 2015)
- a idade da primeira bebida alcoólica (13-15 anos),a idade da primeira intoxicação (15- 17 anos ) e a idade do primeiro problema relacionado ao consumo de álcool (16 – 22 anos ) (NEVES ; TEIXEIRA;FERREIRA 2015)
- Quando se consome uma bebida alcoólica, o álcool que esta contém ( que se se exprime em graus e varia de bebida para bebida) vai através da boca e do esófago para o estômago e para o intestino, onde é absorvido pelo sangue.( NEVES ; TEIXEIRA; FERREIRA 2015)
- Os efeitos do álcool dependem da sua concentração no sangue.
Assim , se houver uma ingestão excessiva de bêbedas alcoólicas ocorre o estado de embriaguez .(NEVES ; TEIXEIRA; FERREIRA 2015)
. Feito 1: Fase social, sem dependência física, apenas dependência emocional, Inicia – se na primeira vez que bebe.
. Feito 2: Fase social, sem dependência física, apenas dependência emocional. O organismo modifica- se: tem –se a tolerância aumenta bebe-se mais do que na feito 1.
O grande conflito a ser solucionado na adolescência é a chamada crise de identidade. É exatamente essa crise e conseqüente confusão de identidade que fará com que o adolescente parta em busca de identificações, buscando encontrar outros iguais no mundo dos diferentes e formando seus grupos. (NEVES; TEIXEIRA; FERREIRA 2015)
A necessidade de dividir suas angústias e padronizar suas atitudes e idéias faz do grupo um lugar privilegiado, pois nele há uma uniformidade de comportamentos, pensamentos e hábitos. É comum, na adolescência, uma busca por novas experiências, curiosidade por novas sensações. (NEVES; TEIXEIRA; FERREIRA 2015)
É nesse contexto que se inserem grandes preocupações associadas a essa fase da vida, que são os riscos relacionados ao consumo de álcool e outras drogas. Dentre todas as drogas, estudos apontam o álcool como a mais utilizada no mundo inteiro. No Brasil, esse hábito está inserido na cultura e, como fato social, não é só aceito, mas, freqüentemente, reforçado. (NEVES; TEIXEIRA; FERREIRA 2015)
O Álcool é uma das substâncias psicoativas mais precocemente consumidas pelos jovens. Os primeiros goles, que há uma década aconteciam por volta dos 15 a 16 anos, atualmente já ocorrem com 53% dos adolescentes entre 10 e 12 anos. (GONÇALVES 2007)
Embora a venda de bebidas alcoólicas seja proibida para menores de 18 anos (segundo a Lei nº 9294, de 15 de julho de 1996) é comum entre jovens o
6
consumo, muitas vezes abusivo, de álcool em festas, reuniões de amigos e familiares, certas vezes, com o incentivo dos próprios pais ou responsáveis. (GONÇALVES 2007)
A bebida é tida como um elemento de socialização, auto-afirmação e de inclusão do jovem no mundo adulto. Apesar das diferenças socioeconômicas e culturais entre os países, a Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta o álcool como à substância psicoativa mais consumida no mundo e também como a droga de escolha entre crianças e adolescentes. (GONÇALVES 2007)
No Brasil, o álcool também é a droga mais usada em qualquer faixa etária e o seu consumo entre adolescentes vem aumentando, principalmente entre os mais jovens (de12 a 15 anos de idade) e entre as meninas. (GONÇALVES 2007)
...