O Estudo caso
Por: vaiaer • 30/4/2016 • Projeto de pesquisa • 5.692 Palavras (23 Páginas) • 2.653 Visualizações
[pic 1][pic 2]
COLÉGIO SUPREMO
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
Elaine sousa Paz
ESTUDO DE CASO: OSTEOMIELITE EM FACE
Palmas-TO
2013[pic 3]
Elaine Sousa Paz
ESTUDO DE CASO: OSTEOMIELITE EM FACE
Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina Estágio Supervisionado do Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Supremo de Taquaralto – Palmas-TO.
Supervisora: Ludomira Miranda
Palmas-TO
2013[pic 4]
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
1.1 Justificativa
1.2 Objetivo
2. PROCESSO DE ENFERMAGEM
2.1 Anamnese/Histórico de Enfermagem
2.2 HD/diagnóstico
2.3 Sinais vitais
2.4 Anotação de Enfermagem
3. PATOLOGIAS
3.1 Osteomielite
3.1.1 Conceito
3.1.2 Tipos
3.1.3 Sinais e sintomas
3.1.4 Causas
3.1.5 Fatores de Risco
3.1.6 Diagnóstico
3.1.7 Tratamento
3.1.8 Complicações
3.1.9 Prognostico
3.1.10 Prevenção
4. DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM
5. CUIDADOS DE ENFERMAGEM
6. PRESCRIÇÃO MÉDICA E TRATAMENTO MEDICAMENTOSO
7. EXAMES REALIZADOS
8. CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
[pic 5]
1. INTRODUÇÃO
O presente estudo foi desenvolvido durante o estágio supervisionado do curso Técnico em Enfermagem e referente ao caso de um paciente internado no Hospital Geral Publico de Palmas – HGPP, onde foi possível aplicar os conhecimentos técnico-cientificos adquiridos em sala de aula.
A coleta de dados foi no dia 19/11/2013, através da consulta ao prontuário do paciente e a partir destes dados foi realizado um estudo aprofundado sobre as patologias: conceito, causas, sinais e sintomas, fatores de risco, diagnostico e tratamento, bem como abordando sobre anamnese, HD/diagnostico, sinais vitais e anotações de enfermagem, cuidados de enfermagem e a terapia medicamentosa utilizada conforme prescrição médica.
1.1 Justificativa
A escolha do paciente no decorrer do estágio deu-se pela relevância da patologia, pois a Osteomielite é uma doença que merecem destaque. A justificativa da escolha desses temas é adquirir maior conhecimento sobre o assunto, no intuito de prestar uma melhor assistência de enfermagem aos pacientes.
1.2 Objetivo
O objetivo do trabalho proposto é adquirir conhecimento sobre a patologia, quais os cuidados de enfermagem, a terapia medicamentosa prescrita pelo médico, bem como descrever o processo de enfermagem do paciente, com intuito obter mais segurança e informações relevantes para prestar uma melhor assistência de enfermagem ao paciente.
2. PROCESSO DE ENFERMAGEM
2.1 Anamnese/Histórico de Enfermagem
K. P. Q., paciente 38 anos, solteiro, pintor, data nascimento 26-01-1975, sexo masculino, cor parda, residente e domiciliado em Palmas-TO. Paciente internado na ala A-B do HGPP, desde 13-05-2013. Paciente com antecedente pessoal de Diabetes.
2.2 HD/diagnóstico
Osteomielite em Face
2.3 Sinais vitais
PA: 120 X 90 mmHg
Temperatura: 36,4ºC
Frequência Cardíaca: 97 bpm
Frequência Respiratória: 22 mrpm
2.4 Anotação de Enfermagem
19.11.2013 – às 20:45, paciente 38 anos, 186º dia DIH, na Ala A-B do HGPP, leito 104-A, com diagnostico médico de Osteomielite em Face, sem acompanhante. Paciente encontra-se consciente, orientado em relação ao tempo e espaço, verbalizando, tranqüilo, acamado DLE, normotenso, normocardio, eupnéico, afebril. SNE em gavagem por bomba de infusão, traqueostomia, Acesso Venoso Central em região subclávia D em soroterapia. Escaras em região sacral e trocantérica D e E, em curativo oclusivo, boa aceitação da dieta oferecida, evacuação (-), diurese (+) de aspecto claro sem odor, em uso de uripen, sem queixas álgicas (sic), realizado medicação conforme prescrição médica, segue aos cuidados de enfermagem. -------------------------Estagiaria: Elaine
3. PATOLOGIAS
3.1 Osteomielite
3.1.1 Conceito
A Osteomielite é uma infecção do tecido ósseo, caracterizada pela destruição progressiva do osso cortical e cavidade medular, atingindo subsequentemente a camada compacta e esponjosa do tecido. O termo osteomielite não especifica o organismo causador que pode ser bactéria, microbactéria ou fungos nem a origem da doença: piogênica ou granulomatosa. Os ossos longos como o fêmur, tíbia e úmero são acometidos em 92% dos casos e 85% dos pacientes são menores de 16 anos.
...